Jump to content

magreza em calopsita desmamando


rafa.araujo

Posts Recomendados

oi pessoal,minha calopsita tem 5 meses e ate agora estou demamando ele,ja fui no veterinario e  estou no estagio final de quase tirar a papainha por completo,mas percebi que ele esta muito magro,e dormindo mais que o normal,estou fazendo a complementação com as sementes, frutas e verduras mas ele so emagrece mais ainda , também não está cantando, o que devo fazer?

Editado por rafa.araujo
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, rafa.araujo disse:

oi pessoal,minha calopsita tem 5 meses e ate agora estou demamando ele,ja fui no veterinario e  estou no estagio final de quase tirar a papainha por completo,mas percebi que ele esta muito magro,e dormindo mais que o normal,estou fazendo a complementação com as sementes, frutas e verduras mas ele so emagrece mais ainda , também não está cantando, o que devo fazer?

Ele já devia estar se alimentando sozinho desde os 2 meses. Uma calopsita se alimentar só de papinha por tanto tempo assim é como uma criança se alimentar só de leite materno até os 10 anos, não faz bem. Não supre todas as necessidades do organismo da calopsita. 

Veja com o veterinário o que é, ele pode ter pego alguma doença já que a imunidade dele está baixa. Se ele emagrecer muito e ficar com peito seco pode morrer. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

muito obrigada, já chequei ele não está com peito seco o veterinario indicou que eu já fizesse o desmame como eu estou fazendo,da ultima vez que eu fui tentar desmama-lo ele ainda era pequeno e precisei voltar com a papinha mas ja estou fazendo isso agora,vou checar se ele pode ter pego algo,mas uma vez muito obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, rafa.araujo disse:

muito obrigada, já chequei ele não está com peito seco o veterinario indicou que eu já fizesse o desmame como eu estou fazendo,da ultima vez que eu fui tentar desmama-lo ele ainda era pequeno e precisei voltar com a papinha mas ja estou fazendo isso agora,vou checar se ele pode ter pego algo,mas uma vez muito obrigada

Você tem uma balança para pesar ele? Seria bom ter aquela digital de precisão, de cozinha. Tendo a balança você pode acompanhar o peso dele e ver se ele está emagrecendo ou ganhando peso. 

Com quanto tempo você tentou desmamar ele? A partir dos 30 dias eles já demonstram interesse em alimentos sólidos, então a partir dos 40 dias já pode ir desmamando. 

Acho que quando ele já começar a comer sozinho e tendo uma alimentação balanceada ele vai ser bem saudável. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, obrigada por se preocupar, eu tentei fazer o desmame dele ainda com 2 meses mas ele criou quase um peito seco então levei ao veterinario e ele recomendou eu voltar com a papinha por um tempo agora com 4 meses que ele se recuperou totalmente eu voltei a fazer o desmame nele,mas ontem eu não dei papinha para ele, e nem hoje ele está piando e pedindo,mas eu n vou dar mais,so que estou muito preocupada, hoje ele está MUITO quieto,a quilha dele está mais aparente,nãe é peito seco,ofereci ovo cozido,brocolis,couve,cenoura, e sementes juntos com a ração estruzada mas ele comeu mas não muito, e está bem levinho[bem magro] estou muito preocupada tambem com o coco dele que está bem verde, poderia me ajudar a fazer ele engordar por favor?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutos atrás, rafa.araujo disse:

Bom dia, obrigada por se preocupar, eu tentei fazer o desmame dele ainda com 2 meses mas ele criou quase um peito seco então levei ao veterinario e ele recomendou eu voltar com a papinha por um tempo agora com 4 meses que ele se recuperou totalmente eu voltei a fazer o desmame nele,mas ontem eu não dei papinha para ele, e nem hoje ele está piando e pedindo,mas eu n vou dar mais,so que estou muito preocupada, hoje ele está MUITO quieto,a quilha dele está mais aparente,nãe é peito seco,ofereci ovo cozido,brocolis,couve,cenoura, e sementes juntos com a ração estruzada mas ele comeu mas não muito, e está bem levinho[bem magro] estou muito preocupada tambem com o coco dele que está bem verde, poderia me ajudar a fazer ele engordar por favor?

 

Na fase de desmame você não pode só cortar a papinha, vai ter que diminuir aos poucos. Você dava 10ml três vezes ao dia? Então dê 10ml só de manhã e de noite. Tá vendo que ele tá comendo melhor os alimentos sólidos? Então dê 5ml de manhã e de noite, ou 10ml só de noite. O desmamamento é uma fase, você não pode só cortar do nada porque se não acontece isso. 

Continue dando a papinha pra ele, mas 10ml de manhã e 10ml de noite (ou a quantidade que você dava mas só de manhã e de noite). Deixe todos os alimentos disponíveis porque ele vai se interessar. Tem outra calopsita? Ele vendo outras aves comendo talvez coma melhor. 

Ele provavelmente está magro não por uma doença mas sim porque não come. O desmame dele vai ser mais difícil porque ele já está mal acostumado, mas não pode demorar muito pra acontecer. Tudo vai depender dele, se ele vai se interessar mais rápido pelos alimentos sólidos ou não, você só não pode cortar a papinha de imediato. 

Link para compartilhar
Share on other sites

oii, eu esqueci de falar antes,eu fiz esse processo com ele por mais ou menos 1 mes ou mais,antes eu dava ma colher 3 vezes ao dia,depoi reduzi pra duas depois de duas semanas e depois só para uma vez ao dia,ai quando cheguei nessa ultima fase,fui reduzindo a quantidade que dava so uma vez,passei a dar somente um pouco,depois tirei, ontem ele não comeu quase nada,mas hoje eu coloque ovo cozido e ele comeu muito,tambem comeu biscoito,cenoura e ficou com o papo cheio de novo,e também coloquei vitamina na augua dele e melhorou demais, agora está bem alegrinho,e saindo da gaiola para caminhar no chão, agora vou continuar com isso para ele ir recuperando o peso,hoje eu ja percebi que ele esta mais pesadinho do que de manha,muito obrigada,vou continuar atualizando sobre ele aqui,so fiquei um pouco preocupada ainda com as penas trazeiras dele, que cairam bastante, mas fora isso meu pequeno está bem!

isso acima, foram as recomendaçoes do médico sobre a forma que fiz o desmame,o post mas antigo eu fiz de manha que estava bem preocupada mas agora a tarde ele comeu bastante e ficou com o papo bem cheio, e também ficou mais alegre,e piou um pouquinho chamando,andou no chão, e dps dormiu um pouquinho no meu colo,acrediro que se eu continuar com a dieta que você recomendou, do brocolis,cenoura ração e o ovo ele vai recuperar o peso e ficar totalmente saudavel novamente,muito obrigada, voce me deu uma apoio enorme por aqui!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, rafa.araujo disse:

oii, eu esqueci de falar antes,eu fiz esse processo com ele por mais ou menos 1 mes ou mais,antes eu dava ma colher 3 vezes ao dia,depoi reduzi pra duas depois de duas semanas e depois só para uma vez ao dia,ai quando cheguei nessa ultima fase,fui reduzindo a quantidade que dava so uma vez,passei a dar somente um pouco,depois tirei, ontem ele não comeu quase nada,mas hoje eu coloque ovo cozido e ele comeu muito,tambem comeu biscoito,cenoura e ficou com o papo cheio de novo,e também coloquei vitamina na augua dele e melhorou demais, agora está bem alegrinho,e saindo da gaiola para caminhar no chão, agora vou continuar com isso para ele ir recuperando o peso,hoje eu ja percebi que ele esta mais pesadinho do que de manha,muito obrigada,vou continuar atualizando sobre ele aqui,so fiquei um pouco preocupada ainda com as penas trazeiras dele, que cairam bastante, mas fora isso meu pequeno está bem!

isso acima, foram as recomendaçoes do médico sobre a forma que fiz o desmame,o post mas antigo eu fiz de manha que estava bem preocupada mas agora a tarde ele comeu bastante e ficou com o papo bem cheio, e também ficou mais alegre,e piou um pouquinho chamando,andou no chão, e dps dormiu um pouquinho no meu colo,acrediro que se eu continuar com a dieta que você recomendou, do brocolis,cenoura ração e o ovo ele vai recuperar o peso e ficar totalmente saudavel novamente,muito obrigada, voce me deu uma apoio enorme por aqui!!!

Cuidado para não dar ovo pra ele várias vezes. Você pode dar 1 vez na semana ou no máximo 2 porque o ovo é muito calórico, ele pode engordar mais do que precisa. 

Por ele ter 5 meses provavelmente está entrando na primeira muda de penas, então é normal cair muitas penas e ele ficar meio feinho. Mas preste atenção se alguma parte do corpo dele fica pelado, se ficar não é normal. Veja também se as penas estão saindo com sangue, isso é indício de que ele está arrancando por estresse ou alguma outra coisa. 

Você oferece sementes pra ele também? Eu defendo que as sementes tem que ser a base da alimentação, as calopsitas adoram e é muito boa para ela se destrair e desgastar o bico. Você pode botar um pouco de sementes em um pote e um pouco da extrusada em outro, assim a alimentação dela fica muito boa. Pode continuar oferecendo os legumes e verduras também mas não esquece de pesquisar quais podem e quais não podem, algumas coisas fazem muito mal para nossas aves. E ofereça frutas também, aqui as minhas só comem maça de fruta, elas não gostam muito 😅

Fico feliz por saber que ele está melhor, nos mantenha informado sobre ele. Logo ele vai ser um lindo macho adulto, e muito saudável por você cuidar tão bem dele. 

Link para compartilhar
Share on other sites

ele está muito bem agora,ele esta aqui comigo enquanto eu escrevo no computador,mordendo as teclinhas, muito brincalhão e alegre e comendo raçaõ estruzada no potinho,tenho dado brocolis e cenoura,mas ele prefere brocolis ,ele tb ama maçã, que bom que as suas tb gostam,😊 ele também  come bastante semente agora, brinca o dia inteiro,está ate mais sapeca de quando ele comia papinha!😆

,percebi que ele esta trocando as penas,obrigada por avisar como devo cuidar,as penas dele não estão com sangue e ele não tem rancado,somente se coçado como de costume para se limpar mesmo obrigada por tudo,vou continuar atualizando ele por aqui!😉!

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...