Jump to content

Fêmea chegou botando


MicaellaMannrich

Posts Recomendados

Recentemente, a uma semana atrás adquiri uma calopsita fêmea de 2 anos, tudo ocorreu perfeitamente. Quando chegou ficou alguns dias em quarentena e depois foi movida para o viveiro junto com os periquitos e minha calopsita macho de 4 meses. Percebi logo de cara que ela estava muito interessada nos ninhos dos periquitos, pois não queria de jeito nenhum sair de perto e ficava tentando olhar dentro, como esses ninhos tinham filhotes sendo criados fiquei com medo dela machuca-los e a dei um ninho próprio de calopsita para ela. Desde então ela tem passado um tempo fora e dentro do ninho, nada fora do normal. Mas hoje percebi que ela não saiu do ninho desde a noite passada, então fiquei com medo e fui checar dentro para ver se estava bem, e lá estava para minha surpresa um ovinho, tenho certeza que ela não acasalou com meu macho, mas como vivia em outro criadouro anteriormente com machos me pergunto se possa ter acasalado e estar botando uma semana depois, nunca criei calopsita então não sei se funciona dessa forma ou apenas não estão fecundados, alguém consegue confirmar minha dúvida? 

 

*Foto da pestinha que já chegou causando (Arlequim pérola canela)*

IMG_20210314_110309372_HDR.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutos atrás, MicaellaMannrich disse:

Recentemente, a uma semana atrás adquiri uma calopsita fêmea de 2 anos, tudo ocorreu perfeitamente. Quando chegou ficou alguns dias em quarentena e depois foi movida para o viveiro junto com os periquitos e minha calopsita macho de 4 meses. Percebi logo de cara que ela estava muito interessada nos ninhos dos periquitos, pois não queria de jeito nenhum sair de perto e ficava tentando olhar dentro, como esses ninhos tinham filhotes sendo criados fiquei com medo dela machuca-los e a dei um ninho próprio de calopsita para ela. Desde então ela tem passado um tempo fora e dentro do ninho, nada fora do normal. Mas hoje percebi que ela não saiu do ninho desde a noite passada, então fiquei com medo e fui checar dentro para ver se estava bem, e lá estava para minha surpresa um ovinho, tenho certeza que ela não acasalou com meu macho, mas como vivia em outro criadouro anteriormente com machos me pergunto se possa ter acasalado e estar botando uma semana depois, nunca criei calopsita então não sei se funciona dessa forma ou apenas não estão fecundados, alguém consegue confirmar minha dúvida? 

 

*Foto da pestinha que já chegou causando (Arlequim pérola canela)*

IMG_20210314_110309372_HDR.jpg

É aquela canela do lado do arlequim amarelinho? Ela me parece mais nova do que 2 anos. 

Pergunte a quem te vendeu se ele viu ela acasalando. Às vezes as calopsitas colocam ovo mesmo sem ter acasalando. 

Eu deixaria o ninho até ela parar de botar, depois tiraria o ninho e os ovos. Ela não formou casal com o seu ainda e se ela ficar chocando sozinha vai ser muito cansativo. Você nem tem certeza se tem filhotes, então não sei se vale a pena desgastar ela. Fora que ainda tem o estresse da mudança de ambiente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

O canela na verdade é meu macho de 4 meses, como não passou pela primeira muda parece fêmea mesmo, ela é a arlequim amarela grandinha.

Vou esperar alguns dias e fazer a ovoscopia, se não estiverem fecundados retirarei o ninho. Achei estranho dela chegar já procurando um ninho, caso não tenha acasalado. Felizmente ela se adaptou bem ao novo ambiente e aos outros passáros, até estranhei que ela não liga que os periquitos andam por perto do ninho dela, além de seguir bastante meu macho.

Sobre saber se ela acasalou ou não é um pouco complicado, pois o criador passa o dia na loja e o viveiro dele fica na casa onde mora, então acredito que não veja se as aves acasalam ou não.

 

Editado por MicaellaMannrich
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, MicaellaMannrich disse:

O canela na verdade é meu macho de 4 meses, como não passou pela primeira muda parece fêmea mesmo, ela é a arlequim amarela grandinha.

Vou esperar alguns dias e fazer a ovoscopia, se não estiverem fecundados retirarei o ninho. Achei estranho dela chegar já procurando um ninho, caso não tenha acasalado. Felizmente ela se adaptou bem ao novo ambiente e aos outros passáros, até estranhei que ela não liga que os periquitos andam por perto do ninho dela, além de seguir bastante meu macho.

Sobre saber se ela acasalou ou não é um pouco complicado, pois o criador passa o dia na loja e o viveiro dele fica na casa onde mora, então acredito que não veja se as aves acasalam ou não.

 

Às vezes é pela época, ou ela acasalou mesmo. Se você souber alimentar filhotes tudo bem, porque assim você pode ajudar a fêmea a criar os filhotes, ou se ela abandonar você pode cuidar deles. Falo isso porque se forem muitos filhotes e só ela cuidando vai ser muito desgastante. 

Você não teria uma chocadeira né? Seus outros pássaros estão chocando? Você pode deixar um ovo falso no ninho e os outros chocando direitinho, porque caso ela choque errado ou não choque o dia todo os possíveis filhotes não morrem. Eu acho arriscado ela ficar chocando sozinha o dia todo, mas vai de você ver o comportamento dela. 

Boa sorte ai! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...