Jump to content

Calopsita com quadro de regurgito/ vômito


Bruna Vicente

Posts Recomendados

Oi pessoal,

Tenho duas calopsitas lutino, elas tem por volta de 8 meses. Recentemente levei as duas ao pet porque uma delas apresentou vômito. O vet medicou, e passou medicamento pra tratar em casa, porém restringiu a dieta.

Minha calopsita é muito enjoada pra comer e de forma alguma está aceitando alimentos muito moles ou úmidos (indicação do vet). Ele sempre procura as sementes secas e come muito, estamos tentando dosar pra ele não acabar enxendo muito o papinho e sentir dor, mas não sabemos o que fazer ao certo. Restringindo muito a dieta estávamos vendo q ele estava ficando fraco e tristonho, dando as sementes secas vemos q ele se anima mas temos medo de dar muito e ele passar mal. Alguém já passou por essa mesma experiência? 

O vet administrou antibiótico e antitóxico, estamos medicando com plasil em casa. Ele tem picos de ânimos e desânimo, estou com medo de alimentar demais ou deixar passar fome. Se estivéssemos seguindo a risca as indicações do vet ele estaria hoje muito fraquinho.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Bruna Vicente disse:

Oi pessoal,

Tenho duas calopsitas lutino, elas tem por volta de 8 meses. Recentemente levei as duas ao pet porque uma delas apresentou vômito. O vet medicou, e passou medicamento pra tratar em casa, porém restringiu a dieta.

Minha calopsita é muito enjoada pra comer e de forma alguma está aceitando alimentos muito moles ou úmidos (indicação do vet). Ele sempre procura as sementes secas e come muito, estamos tentando dosar pra ele não acabar enxendo muito o papinho e sentir dor, mas não sabemos o que fazer ao certo. Restringindo muito a dieta estávamos vendo q ele estava ficando fraco e tristonho, dando as sementes secas vemos q ele se anima mas temos medo de dar muito e ele passar mal. Alguém já passou por essa mesma experiência? 

O vet administrou antibiótico e antitóxico, estamos medicando com plasil em casa. Ele tem picos de ânimos e desânimo, estou com medo de alimentar demais ou deixar passar fome. Se estivéssemos seguindo a risca as indicações do vet ele estaria hoje muito fraquinho.

Pergunte ao vet se não pode liberar as sementes de novo. De qual marca você oferece? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu faço a mistura com alguns grãos, a indicação do vet é voltar a dar aos poucos. Mas por ele ser enjoado só aceita as sementes secas, umidecidas não come. Arroz cozido também não come. 

Ele sempre foi muito comilão, hoje chegou a ficar muito encorujado por fome. Vet me mandou dar soro, mas só animou mesmo quando deixamos ele comer sementes secas. O q vcs fariam?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Bruna Vicente disse:

Eu faço a mistura com alguns grãos, a indicação do vet é voltar a dar aos poucos. Mas por ele ser enjoado só aceita as sementes secas, umidecidas não come. Arroz cozido também não come. 

Ele sempre foi muito comilão, hoje chegou a ficar muito encorujado por fome. Vet me mandou dar soro, mas só animou mesmo quando deixamos ele comer sementes secas. O q vcs fariam?

Mas as sementes são de saco fechado ou a granel? 

Os meus aqui são bem de boa. Tente dar farinhada e ovo cozido, geralmente tem boa aceitação. Farinhada é mais seca, talvez os seus gostem. 

Eu deixaria metade do dia com sementes e a outra metade sem sementes. O importante é ele se recuperar e se ele ficar "passando fome" vai ser pior. Deixe que ele coma pelo menos um pouco. 

Ou se ficar com medo você pode tentar alimentar ele com papinha com seringa no bico, mas isso geralmente estressa as aves. Pelo menos ele vai comer. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Estava oferecendo a granel, mas agora comprei alguns grãos (como se fossem pra humanos) e fiz a mistura, por isso não sei dizer a marca ao certo.

Já têm mais de 24h q ele não apresenta vômito e hoje deixamos ele comer as sementes secas, q é o alimento q ele gosta. Demos um pouco de soro na seringa tb, mas n acho q faz bem. 

Meu medo foi que o veterinário me mandou colocar só um pouco de sementes secas em meio ao arroz ou sementes úmidas, mas assim ele n come. Foi a nossa primeira visita nele. Bom conversar com você Gabs, obrigada por ajudar, essa restrição de dieta muito rígida não vai fazer bem a ele (eu acredito).

Sabe me dizer como notar se a calopsita comeu o suficiente? Ainda assim não posso deixar ele encher muito o papinho. Perdão os textos muito grandes, estou nervosa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 25/04/2021 at 02:48, Bruna Vicente disse:

Estava oferecendo a granel, mas agora comprei alguns grãos (como se fossem pra humanos) e fiz a mistura, por isso não sei dizer a marca ao certo.

Já têm mais de 24h q ele não apresenta vômito e hoje deixamos ele comer as sementes secas, q é o alimento q ele gosta. Demos um pouco de soro na seringa tb, mas n acho q faz bem. 

Meu medo foi que o veterinário me mandou colocar só um pouco de sementes secas em meio ao arroz ou sementes úmidas, mas assim ele n come. Foi a nossa primeira visita nele. Bom conversar com você Gabs, obrigada por ajudar, essa restrição de dieta muito rígida não vai fazer bem a ele (eu acredito).

Sabe me dizer como notar se a calopsita comeu o suficiente? Ainda assim não posso deixar ele encher muito o papinho. Perdão os textos muito grandes, estou nervosa.

Não tem problema com os textos, fico feliz em ajudar. 

Aqui eu dava sementes a granel, uma vez comprei de um lugar diferente de onde comprava e no mesmo dia percebe algumas de minhas aves vomitando. Até então pensei que fosse pela mudança de comida. Ai um ficou doente e morreu e outros dois ficaram muito mal. Desde então nunca mais dei sementes a granel e aqueles que ficaram mal estão ótimos hoje em dia, só fico triste por ter perdido meu lindo cara branca. 

Então, acho que se ele não vomitou mais você pode deixar ele comer as sementes, mas é bom conferir com o veterinário. Você pode ver com ele se pode deixar as sementes metade do dia e na outra metade você tira. A calopsita está satisfeita quando para de comer, acho que comem até o papo encher, só que o papo é pequeno e eles diferem de 3 em 3 horas, eu acho. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Gabs sinto muito pela sua perda! Eles acabam virando parte da família =/.

Qual mistura de sementes você oferece? E quais frutas/verduras? Aqui eu estou dando painço, linhaça dourada, chia, amendoim e ração extrusada, de resto eles só comem talo de couve e maça.

Editado por Bruna Vicente
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Bruna Vicente disse:

Gabs sinto muito pela sua perda! Eles acabam virando parte da família =/.

Qual mistura de sementes você oferece? E quais frutas/verduras? Aqui eu estou dando painço, linhaça dourada, chia, amendoim e ração extrusada, de resto eles só comem talo de couve e maça.

Eu ofereço mistura de sementes pronta em saco fechado, vem: painço, arroz com casca, aveia sem casca, cartámo, trigo mourisco, girassol, alguns grãos de extrusada e outras sementes que não me lembro. Eu ia comprar uma extrusada da Alcon mas fiquei apertada no dinheiro esse mês. De alimento natural eu dou couve (tem que oferecer principalmente a folha da couve, o talo tem muito agrotóxico), jiló, brócolis, inhame cozido, batata doce cozida, milho pré-cozido, e maça (tudo sem tempero). Alguns não ofereço sempre mas toda semana tem pelo menos dois desses. 

Não recomendo dar amendoim, dizem que faz mal a longo prazo. O resto das sementes são boas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...