Jump to content

Rotina para cuidador de primeira viagem.


CosmicKid

Posts Recomendados

Inicialmente, olá. 

Meu nome é Kay e sou uma cuidadora de primeira viagem (explícito pelo título) desde do começo do ano estava estudando sobre a possibilidade de criar uma calopsita, em março conversei com um amigo da família que cria pássaros, e dia 22 fui ver pela primeira vez os filhotes (os pais são amansados, pelo o que o criador disse não havia problema em que eu visse os filhotes contato que não mexesse no ninho nem usasse luzes fortes) 

Eu planejava já pegar eles com um mês (já penados) entretanto fui aconselhada a pegar eles ainda na papinha pois seria mais fácil de amansar e fazer a transição para o alimento sólido dai.

Inicialmente eu usei uma apostila de cuidados com calopsitas, ela foi de muita ajuda na questão de entender o básico de problemas de saúde e cuidados com o ambiente, mas não uso ela para referência de alimentação (ela só indica sementes, eu planejo usar ração extruzada e verduras(pequena quantidade) como alimento principal e sementes e frutas somente para lanche durante a semana) eu ainda continuo com muitas dúvidas que parecem não ser respondidas especificamente.

As minhas dúvidas são:

Os filhotes devem dormir durante o dia? Se precisam dormir mais do que quando são adultos? 

É necessário manter uma rotina para entreter o pássaro? Eu pretendo manter ele fora da gaiola entre as 7h da manhã e as 22h (eu durmo as 21h30, entretanto sinto que posso acabar mundando um pouco o horário caso necessário) e deixar ele me acompanhando durante o dia (isso significa entreter ele com briquedos enquanto estudo, tentar alimentar ele durante os horários das refeições da casa) se possível interagir com ele o máximo possível, no momento estou fazendo faculdade a distância, e somente poucas vezes durante a semana tenho que sair para o laboratório de anatomia (isso tira toda a minha manhã ou tarde) então nesses momentos ele ficaria em casa (seria saudável colocar algum aparelho sonoro com barulhos de outros pássaros ou assobios? Tenho medo que isso deixe o pássaro hormonal)

Quando ele ainda for filhote o quanto é necessário interagir com ele? (Eu não pretendo colocar ele na gaiola enquanto ele não empenar, estou terminando de preparar um "berçário" tanto para facilitar a limpeza quanto para manter o conforto dele)

Ps: ainda tenho perguntas demais, entretanto o texto essa ficando muito grande

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, CosmicKid disse:

Inicialmente, olá. 

Meu nome é Kay e sou uma cuidadora de primeira viagem (explícito pelo título) desde do começo do ano estava estudando sobre a possibilidade de criar uma calopsita, em março conversei com um amigo da família que cria pássaros, e dia 22 fui ver pela primeira vez os filhotes (os pais são amansados, pelo o que o criador disse não havia problema em que eu visse os filhotes contato que não mexesse no ninho nem usasse luzes fortes) 

Eu planejava já pegar eles com um mês (já penados) entretanto fui aconselhada a pegar eles ainda na papinha pois seria mais fácil de amansar e fazer a transição para o alimento sólido dai.

Inicialmente eu usei uma apostila de cuidados com calopsitas, ela foi de muita ajuda na questão de entender o básico de problemas de saúde e cuidados com o ambiente, mas não uso ela para referência de alimentação (ela só indica sementes, eu planejo usar ração extruzada e verduras(pequena quantidade) como alimento principal e sementes e frutas somente para lanche durante a semana) eu ainda continuo com muitas dúvidas que parecem não ser respondidas especificamente.

As minhas dúvidas são:

Os filhotes devem dormir durante o dia? Se precisam dormir mais do que quando são adultos? 

É necessário manter uma rotina para entreter o pássaro? Eu pretendo manter ele fora da gaiola entre as 7h da manhã e as 22h (eu durmo as 21h30, entretanto sinto que posso acabar mundando um pouco o horário caso necessário) e deixar ele me acompanhando durante o dia (isso significa entreter ele com briquedos enquanto estudo, tentar alimentar ele durante os horários das refeições da casa) se possível interagir com ele o máximo possível, no momento estou fazendo faculdade a distância, e somente poucas vezes durante a semana tenho que sair para o laboratório de anatomia (isso tira toda a minha manhã ou tarde) então nesses momentos ele ficaria em casa (seria saudável colocar algum aparelho sonoro com barulhos de outros pássaros ou assobios? Tenho medo que isso deixe o pássaro hormonal)

Quando ele ainda for filhote o quanto é necessário interagir com ele? (Eu não pretendo colocar ele na gaiola enquanto ele não empenar, estou terminando de preparar um "berçário" tanto para facilitar a limpeza quanto para manter o conforto dele)

Ps: ainda tenho perguntas demais, entretanto o texto essa ficando muito grande

 

 

Olá. Fico feliz que tenha tomado essa decisão! 

Então, eu não aconselho pegar um filhote na papa, ainda mais alguém inexperiente. Aqui eu crio, espero os filhotes comerem sozinhos e separo dos pais, isso com 70 dias. Como os pais são acostumados comigo e eu mexo na gaiola para cuidar deles os filhotes não tinham tanto medo. Depois que separei eles passei a deixar eles soltos o dia todo dentro do meu quarto comigo, ficaram mansos em 1 semana. Hoje eles tem 7 meses e são todos mansos, são tão mansos quanto um filhote criado na papa. 

Criar na papa pode ser difícil e ter alguns problemas, especialmente fazer a transição para alimentos sólidos costuma ser um problema comum. Mas isso é só um conselho, se ainda assim quiser tudo bem. 

Eu acho importante introduzir a sementes na alimentação. Você pode usar metade extrusada e matade sementes. A extrusada tem um valor nutricional maior e as sementes são o que elas comem na natureza, elas se distraem pra descascar e gastam o bico. Você pode introduzir alimentos naturais para complementar a alimentação também. 

Aconselho ter uma gaiola espaçosa, assim quando você precisar sair ela pode se movimentar bem pela gaiola. Você pode acordar ela às 7 da manhã com você, mas calopsitas precisam dormir por 12 horas, 10 no mínimo, então coloque ela para dormir às 7 da tarde. Sempre de noite coloque ela na gaiola para dormir. Se ela dormir no seu quarto você pode cobrir a gaiola com um pano escuro deixando uma parte aberta para ventilação. Durante o dia não precisa prender ela na gaiola pra dormir, elas só tiram uns cochilos durante a tarde. 

Não precisa colocar sons de animais para ele. Compre alguns brinquedos de diversas formas, assim ela se mantém ocupada e não fica estressada. Pode deixar alguns na gaiolas e outros maiores deixar do lado de fora para ela brincar quando ficar solta. 

Como você terá só 1 é muito importante interagir muito com ela. Calopsitas são aves de bando, elas precisam de compainha e atenção. Se possível, mais pra frente compre um amigo para ela. 

Como disse, não aconselho comprar filhotes na papa porque eles ficam mansos mesmo comendo sozinhos. Mas se quiser comprar um na papa eu aconselho extremamente adquirir um empenado. Filhotes muito novos precisam que os pais alimentem, se for cuidar na papa o ideal é que o filhote já tenha 25 dias, ainda assim você cuida na papa até ele começar a comer sozinha, com mais ou menos 60 dias de vida. Até porque filhotes com menos de 25 dias precisam de mais atenção, até em questão ao aquecimento. Os empenados conseguem se esquentar sozinhos e comem só 3 vezes no dia (de manhã, de tarde e de noite antes de dormir), acho que 10ml a cada vez. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...