Jump to content

Alimentação para calopsitas


mlaurapessoa

Posts Recomendados

Olá! Gostaria que alguém experiente retirasse minha dúvida a respeito da alimentação das calopsitas.

 Alguns mix de sementes como o da Cantória, além de algumas marcas de ração extrussada como o da Zootekna possui em sua composição sal comum, corante e açúcar. Minha dúvida é se isso faz mal a calopsita, ou posso oferecer esse mix/extrussada sem medo. 

 

No momento ofereço o mix de sementes do reino das aves ao pituco, por não possuir nenhum desses ingredientes, mas estou pensando em oferecer a ração extrussada da zootekna, ela é mesmo segura?

Segue a sua composição:

Ração extrussada Zootekna

        MIlho*, farelo de arroz, soja*, aveia sem casca, farinha de soja micronizada clara de ovo desidratada, açucar refinado, óleo de soja, fosfato bicálcico, calcário calcítico, linhaça, levedura, cloreto de sódio (sal comum), aditivo antifungico, premix (vitamina A, vitamina D3, vitamina E, vitamina K3, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B12, vitamina B6, pantetonato de cálcio, niacina, colina, ácido fólico, biotina, cobalto, selênio, sulfato de manganês, sulfato de ferro, sulfato de cobre, iodato de calcio, sulfato de zinco e vitamina C), aditivo antioxidante (BHT), e adsorvente de mictoxina, corante vermelho, corante verde e corante amarelo. *Espécies doadores de genes: Milho: Bacillus thuringiensis, Streptomyces viridochromogenes; Soja: Agrobacterium Tumefaciens.

Screenshot_2021-05-07-00-53-31.png

Editado por mlaurapessoa
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, mlaurapessoa disse:

Olá! Gostaria que alguém experiente retirasse minha dúvida a respeito da alimentação das calopsitas.

 Alguns mix de sementes como o da Cantória, além de algumas marcas de ração extrussada como o da Zootekna possui em sua composição sal comum, corante e açúcar. Minha dúvida é se isso faz mal a calopsita, ou posso oferecer esse mix/extrussada sem medo. 

 

No momento ofereço o mix de sementes do reino das aves ao pituco, por não possuir nenhum desses ingredientes, mas estou pensando em oferecer a ração extrussada da zootekna, ela é mesmo segura?

Segue a sua composição:

Ração extrussada Zootekna

        MIlho*, farelo de arroz, soja*, aveia sem casca, farinha de soja micronizada clara de ovo desidratada, açucar refinado, óleo de soja, fosfato bicálcico, calcário calcítico, linhaça, levedura, cloreto de sódio (sal comum), aditivo antifungico, premix (vitamina A, vitamina D3, vitamina E, vitamina K3, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B12, vitamina B6, pantetonato de cálcio, niacina, colina, ácido fólico, biotina, cobalto, selênio, sulfato de manganês, sulfato de ferro, sulfato de cobre, iodato de calcio, sulfato de zinco e vitamina C), aditivo antioxidante (BHT), e adsorvente de mictoxina, corante vermelho, corante verde e corante amarelo. *Espécies doadores de genes: Milho: Bacillus thuringiensis, Streptomyces viridochromogenes; Soja: Agrobacterium Tumefaciens.

Screenshot_2021-05-07-00-53-31.png

Eu já ofereci um mix de sementes que na composição tinha sal, minhas aves até gostaram mais dessa mistura mas não encontrei mais. A que ofereço normalmente não tem essas coisas que você falou, só vem muito girassol e tenho que catar. 

Já a extrusada que ofereço é da Alcon. Minhas aves estão na transição para aprender a comer mas já comem um pouco dessa ração e gostam. Eu dou a que tem corante e muitos dão e não tem problema. No futuro pretendo comprar uma ração sem corantes mas é mais caro. 

Se você puder comprar um sem corantes, sal e açúcar acredito que seja melhor. Se não puder você pode oferecer e quando puder troque. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

eu não aconselho dar extrusada com corante, pode fazer mal ao longo prazo. opte por sem corante, eu nunca utilizei zootekna, só tenho experiência com nutropica e megazoo e infelizmente são mais carinhas, mas opte por sem corante sempre.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com a Lorena. O ideal é optar por rações extrusadas sem corantes, sementes e sem frutas cristalizadas. Além da nutropica e megazoo tem a bambito da biotron, que é um pouco mais barata. Agora o mix a longo prazo faz mal, pois é muito gorduroso. Se sua ave consome a extrusada de boa, é bom oferecer o mix menos vezes na semana (umas 2 vz). 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...