Jump to content

Minha nova calopsita macho


Rayssa Samara

Posts Recomendados

Bom, eu comprei uma calopsita faz alguns dias, dois para ser exata, e pelo jeito ela não é mansa e parece ser adulta pela aparencia. Ele foi o mais novinho que consegui comprar, faço um aposta de que talvez ele tenha um ano de idade porém eu não sei. Queria amansar ele mas esta sendo bastante dificil!! Apesar de estarmos no terceiro dia, consegui que ele subisse no meu dedo umas duas vezes e saisse da gaiola duas vezes também, porém quando eu ia colocar ele de volta da gaiola ele fugia de mim bastante. ele chega a me picar algumas vezes mas nada forte, eu mal consigo sentir a picada. Eu coloco um pano sob a gaiola a noite para ele dormir mas não sei se é o certo a fazer, preciso de dicas de como cuidar de uma calopsita pois é a minha primeira calopsita 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia. Você a pegou a 3 dias, para deixar eles mansos não funciona assim da noite para o dia, isso leva tempo. Esses 3 dias que ele está com você ele ainda está acostumando com o local, com o ambiente, evite colocar a mão nesse período. Sobre colocar o pano a noite vc está fazendo certo, eles muitas veses tem pânico noturno, se assusta com qualquer coisa. 

A princípio não tente pegar ele por enquanto, deixa ele acostumar com o ambiente e com vc, deixa a portinha da gaiola aberta que ele sai sozinho, veja se as asas estão aparadas para não correr risco dele fugir. 

E se vc querer uma calopsita mansa não desista, isso leva tempo. E vc precisa estar sempre presente com ele, assim ele acostuma. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Rayssa.

Olha, a maioria dos vídeos que você vê na internet são de calopsitas mais velhas.

O animal demora a se acostumar tem que ter paciencia.

Pesquise aqui no blog na lupinha a cima, você vai encontrar muitas informações úteis.

Boa sorte.

Ninha*

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Rayssa Samara disse:

Bom, eu comprei uma calopsita faz alguns dias, dois para ser exata, e pelo jeito ela não é mansa e parece ser adulta pela aparencia. Ele foi o mais novinho que consegui comprar, faço um aposta de que talvez ele tenha um ano de idade porém eu não sei. Queria amansar ele mas esta sendo bastante dificil!! Apesar de estarmos no terceiro dia, consegui que ele subisse no meu dedo umas duas vezes e saisse da gaiola duas vezes também, porém quando eu ia colocar ele de volta da gaiola ele fugia de mim bastante. ele chega a me picar algumas vezes mas nada forte, eu mal consigo sentir a picada. Eu coloco um pano sob a gaiola a noite para ele dormir mas não sei se é o certo a fazer, preciso de dicas de como cuidar de uma calopsita pois é a minha primeira calopsita 

Nos 5 primeiros dias não é bom ficar mexendo na calopsita, só fazer a higiene e colocar comida e água. Elas ficam estressadas, ela está se adaptando. 

Depois da adaptação você pode deixar a gaiola aberta e esperar que ela mesma saia sozinha da gaiola, nunca tente forçar ela a sair. Vai conversando com ela, mostrando que você não é uma ameaça. 

Tente fazer com que ela coma na sua mão, depois vai fazendo ela subir na sua mão, tente fazer carinho nela... Se ela subir na sua mão tente colocar ela no seu ombro e vai assistir tv ou estudar. Eu amansei algumas aves só colocando elas no ombro e ficando uns 20 minutos com ela assim. O processo de amansamento é lento e demorado dependendo da ave, você precisa ter paciência e persistência. 

Não tem problema cobrir a gaiola com um pano, também faço isso. Você só precisa deixar um espaço para circular ar e a ave não morrer asfixiada. Elas precisam dormir de 10 a 12 horas. 

Elas precisam pegar sol todo dia por 15 minutos toda manhã. Qual alimentação você oferece? Aqui dou sementes e a mesma quantidade de ração extrusada, dou ovo cozido uma vez por semana e o resto dos dias vou revezando com legumes, verduras e frutas. 

Elas não podem pegar vento! A sua tem asas aparadas ou inteiras? Se ela voa seria bom você colocar telas nas janelas, se tem asas aparadas você tem que ver como é o corte. Os meus tem asas cortadas mas um corte que possibilita elas de planar, de voar mas não muito longe, pousam em segurança também. Alguns cortes são muito curtos e a ave bate de peito no chão podendo se machucar seriamente e morrer por isso. Se a sua tem asa aparada bem pequena você tem que tomar cuidado com a altura que ela está, se tentar voar vai cair feio no chão. 

Nunca tente pegar ela por cima e nem a força, só coloque seu dedo abaixo do peito dela e veja se ela quer dormir. Quando soltar ela veja se ela consegue voltar sozinha para gaiola para comer. 

Recomendo ver vídeos sobre também para tirar suas dúvidas. Recomendo o canal "Plantel Amigo de Penas" e o canal da Brenda Braz, são ótimos para tirar dúvidas. Veja vídeos sobre o comportamento principalmente. 

Boa sorte com a nova integrante! 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...