Jump to content

Penas arrancadas


Lara_AC

Posts Recomendados

Bom dia.

Tenho uma calopsita macho. Ontem, por volta das 19:30 eu cobri a gaiola e sai de casa. Como cheguei tarde, fui vê-lo apenas hoje cedo e para minha surpresa, ele estava com as asas ensanguentadas. O sangue já estava seco, mas ele estava bem sujinho (vejam as fotos). Tinha umas 5 penas arrancadas, daquelas grossas que saem sangue. Acho que não foi gato, pois a gaiola estava fechada e não vi pegadas. Eu só tenho uma calopsita e como passo boa parte do dia fora, e ontem o deixei sozinho "cedo" será que isso é sinal de estresse? Alguém já passou por uma situação semelhante? Foi horrível encontra-lo nessa situação. :(

20150415_074827.jpg

20150415_074918.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele teve um surto do que é comummente chamado de "pânico noturno". Por algum motivo que nunca saberemos ele se assustou enquanto dormia e começou a se debater na gaiola. Ele se machucou nos brinquedos nos demais objetos da gaiola.

Infelizmente, esse é um comportamento recorrente e perigoso das calopsitas de modo geral. Estatisticamente, lutinos são mais sujeitos a esse tipo de ataque, porque sua visão se ofusca com mais facilidade pela ausência de melanina que a mutação causa.

Pegue ele, procure ver se existe alguma lesão que ainda esteja sangrando e aplique pó hemostático (esse de manicure). Depois higienize os ferimentos com merthiolate spray. 

Coloque umas gotinhas de glicopan na água pra ele repor a glicose, pois o susto faz muito mal pra eles. Geralmente ficam prostrados no dia posterior ao ataque.

Se ainda houverem penas quebradas que estejam sangrando, siga esse tutorial para extrair as penas:

http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/44-guia-como-arrancar-uma-pena-quebrada/ 

Boa sorte pra vcs.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele não estava mais sangrando, vou compra merthiolate e vou limpa-lo. Esse Glicopan é encontrado em farmácia ou loja veterinária? Quantas gotas e por quanto tempo? Muito obrigada pela ajuda.

​encontra em petshop. tem instrução na embalagem. É só um repositor, vc pode usar hoje e amanhã. Se vc ver que ele tá se comportando normalmente, nem precisa. É mais pra dar uma animada nele.

Disponha!

Link para compartilhar
Share on other sites

Acabei levando meu Peter ao veterinário, as penas danificadas foram retiradas e foi feito o curativo. Estou me sentido aliviada... mais 4 dias fazendo curativo e ele estará bom de novo. :x

​Fez muito bem!

Logo ele estará 100%.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...