Juliana Pereira Postado 11 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 11 de Junho de 2021 Olá, semana passada ganhei um filhote de Calopsita e estou com algumas dúvidas com relação aos cuidados. Nessa ultima semana ele aprendeu a subir no poleiro, depois de muita insistência comeu banana e já colocou terror na minha cachorra hahaha. Ele é bem mansinho e estamos criando uma boa relação. O que está me preocupando é que ele se coça demais e come muito também. É normal a coceira? Ele precisa tomar banho? Enquanto a alimentação tiveram algumas vezes em que ele passou uns dez minutos dentro do potinho comendo. É normal? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução CARONE Postado 12 de Junho de 2021 Solução Compartilhar Postado 12 de Junho de 2021 Tudo normal. Creio que ele não esteja se coçando na maior parte das vezes. Está arrumando as penas, tirando a queratina que se solta das penas novas (aquele pozinho branco que parece caspa), lubrificando as penas (eles possuem uma glândula nas costas. Retiram óleo dela com o bico e lubrificam as penas). Isso tudo faz parte da higienização deles. É normal e sinal de que a ave está saudável. No entanto, se ele passar a maior parte do dia "se coçando" ou mexendo nas penas (quase o dia todo), tem que levá-lo ao veterinário para se certificar de que não seja um problema dermatológico que o incomoda, embora não me pareça ser o caso. Eles não precisam tomar banho e vc não pode dar banho neles. Apenas deixe uma vasilha com água para ele de vez em quando, em temperatura ambiente, principalmente nos dias ensolarados, para que ele mesmo se banhe e se refresque, como se fosse uma piscina. Eles adoram. As aves não ficam muito tempo com a comida no organismo, porque na natureza eles precisam estar "leves" para voar. Por isso que fazem "cocô" o dia inteiro. Portanto, é normal que comam bastante. Há doenças que fazem com que a ave coma exageradamente, na maior parte do dia, mas não é o caso dele. É normal que façam umas 03 grandes refeições ao dia, em média, e fiquem beliscando de vez em quando. Ficar cerca de 10 minutos no pote de comida é normal. Com o passar dos anos você se acostumará com a frequência com que ele se alimenta, a ponto de identificar eventuais ocasiões em que a ave esteja realmente comendo em excesso, o que não é o caso da sua calopsita nesse momento. Boa sorte! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.