Jump to content

Ganhei um filhote


Juliana Pereira
Ir para a solução Resolvido por CARONE,

Posts Recomendados

Olá, semana passada ganhei um filhote de Calopsita e estou com algumas dúvidas com relação aos cuidados. Nessa ultima semana ele aprendeu a subir no poleiro, depois de muita insistência comeu banana e já colocou terror na minha cachorra hahaha. Ele é bem mansinho e estamos criando uma boa relação. O que está me preocupando é que ele se coça demais e come muito também. É normal a coceira? Ele precisa tomar banho? Enquanto a alimentação tiveram algumas vezes em que ele passou uns dez minutos dentro do potinho comendo. É normal?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Tudo normal. Creio que ele não esteja  se coçando na maior parte das vezes. Está arrumando as penas, tirando a queratina que se solta das penas novas (aquele pozinho branco que parece caspa), lubrificando as penas (eles possuem uma glândula nas costas. Retiram óleo dela com o bico e lubrificam as penas). Isso tudo faz parte da higienização deles. É normal e sinal de que a ave está saudável. No entanto, se ele passar a maior parte do dia "se coçando" ou mexendo nas penas (quase o dia todo), tem que levá-lo ao veterinário para se certificar de que não seja um problema dermatológico que o incomoda, embora não me pareça ser o caso.

 Eles não precisam tomar banho e vc não pode dar banho neles. Apenas deixe uma vasilha com água para ele de vez em quando, em temperatura ambiente, principalmente nos dias ensolarados, para que ele mesmo se banhe e se refresque, como se fosse uma piscina. Eles adoram. 

As aves não ficam muito tempo com a comida no organismo, porque na natureza eles precisam estar "leves" para voar. Por isso que fazem "cocô" o dia inteiro. Portanto, é normal que comam bastante. Há doenças que fazem com que a ave coma exageradamente, na maior parte do dia, mas não é o caso dele. É normal que façam umas 03 grandes refeições ao dia, em média, e fiquem beliscando de vez em quando. Ficar cerca de 10 minutos no pote de comida é normal. Com o passar dos anos você se acostumará com a frequência com que ele se alimenta, a ponto de identificar eventuais ocasiões  em que a ave esteja realmente comendo em excesso, o que não é o caso da sua calopsita nesse momento.

Boa sorte!

 

 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...