Jump to content

Urgente!! Minha psita botou


Nathan Vieira

Posts Recomendados

Olá, eu estou numa situação bem inusitada, pois já tenho calopsita faz muitos anos, e no ano passado comprei a minha atual calopsita mais nova que tinha 4 meses em 23 de dezembro (atualmente tenho duas, possível casal), até ai tudo bem, mas hoje mais ou menos duas horas atrás, pela primeira vez uma calopsita minha botou, a mais novinha (Maninha o nome dela), e a minha questão é a seguinte esse ovo é galado ? Pois até então eu achava que a Miminha ( agora possível Miminho, a mais velha) era fêmea apesar de eu sempre suspeitar pois ela(ele) corteja aquelas rolinhas que andam na calçada de casa mas agora eu não sei se é macho ou fêmea pois nunca vi a Maninha cortejar uma rolinha ( o que faz muito sentido). Preciso que me ensinem sobre pois eu não sei quase nada o que fazer, se vão vir mais ovos, se elas realmente cruzaram e se vai nascer filhotes, como cuidar dela e se a Miminha é Miminho.... Please me ajudem pois logo tenho que dormir e não sei se coloco a Maninha na gaiola ou se deixo ela perto do ninho com água e ração.

OBS: Maninha tem 1 ano e Miminha(o) tem 3 anos.

Editado por Nathan Vieira
Esqueci informações
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, logo posto fotos.Então.... eu nunca vi as duas acasalando mas já vi a mais velha tentando subir numa rolinha, a mais novinha estava tentando fazer um ninho atrás da porta, escuro um pouco úmido e um tanto quente, então eu achei estranho e decidi fazer um ninho pra ela (hoje mesmo) e colocar lá onde ela ficava, está um pouco perto da gaiola então se ela quiser ir lá no ninho pode ir tranquilamente.

A cinza é a mais velha, postei uma foto do ninho com o ovo também ( não mexi em nada).

20151014_155705.jpg

20151014_200527.jpg

20151014_215626.jpg

20151014_215638.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

hum o mis velho é um arlequim, é arlequim só da para saber por sexagem, mais como vc disse que ele já tentou subir em uma rolinha kkkkk tudo indica que pode ser macho, então agora complicado saber e o duro que esse ninho não é adeguado, é como ela escolheu ai ja como ninho se colocar o ninho próprio talvez ela não vai querer, vc tem que observar a eles vão acasalar, é por enquanto deixe ela com o ninho e vamos esperar a opniao dos mais experientes... 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é.... eu vi que ela estava meio estranha e decidi improvisar um, como não sei quase nada o que me saiu foi isso kkkk, mas vou ficar de olho no comportamento pois ela botou, saiu do ninho para ir comer, então mais tarde ela voltou picotou o papel em volta do ovo e voltou para a gaiola novamente e agora está dormindo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

observe pra ver se eles estão cruzando se estiver estaremos confirmando que é macho o Alerquim, se não estiverem, é bom aguarda uns dias e fazer uma ovoscopia pra saber se estão galados! quanto se é macho é bom fazer um exame e tirar a dúvida logo, é barato e o laboratório envia pra sua casa kit pra colher amostra e ainda ensina como fazer! temos alguns no mercado. A São camilo é uma das, quanto ao ninho vc pode comprar pronto e forrar com maravalha ou construir existem medidas e vídeos na net!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ok, mesmo se elas não tiverem acasalado podem vir mais ovos ou irá ser só um mesmo ? E se o ovo não for galado, eu simplesmente jogo fora ? E o que leva ela a botar ovos mesmo sem acasalar ? E se a outra ser fêmea mesmo por que ela nunca fez isso ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, voltei novamente, então passaram-se uma semana desde o primeiro ovo e hoje fiz ovoscopia nele, esta só com a gema e mais nada. Ela botou mais dois desde então, um hoje inclusive, até estranhei o fato do porque ela ter botado com 2 dias de atraso (quatro dias sem botar).

Então o que fazer agora, jogá-los fora ou esperar mais um tempo ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...