Jump to content

Macho agressivo


Marllon

Posts Recomendados

Bom dia gente,

Então, eu tenho um casal de psitas e dois filhotes (um não tanto), que acredito serem machos. De uns dias pra ca, o pai deles, tem ficado bastante agressivo, os mordendo e correndo atrás da gaiola o tempo todo e gritando atrás deles. O que pode ter ocasionado esse comportamento?

Lembrando que: A fêmea que era mãe deles, fugiu há mais ou menos um mês e eu adquiri uma nova logo após isso, feito isso, tudo certo mas de uns 2 dias pra cá ele tem agido de forma agressiva com o filhote mais velho.

Tem no ninho um filhotinho, o pai parou de alimentar, o irmão (o filhote mais velho) que tem o alimentado. E ele tem ficado com ciúmes e não deixa o pai entrar dentro do ninho. Isso pode ter ocasionado esse tipo de comportamento no pai? Se não, tem alguma ideia? 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Marllon  pode ser que ele esta com ciumes do filho , ou sentindo falta da fêmea que fugio eu deixaria ele separado dos dois o filhote mais velho e do bebezinho , e  você tem que ajudar o mais velho na alimentação do bebezinho pois ele ainda não pode alimentar o filhotinho sozinho pois vai acabar ficando  doente  de tanto estres  com essa taraefa de ser pai tão novinho de papinha pelo menos três vezes ao dia e deixe comida em abundancia na gaiola e água fresca   trocada pelo menos 2 vezes ao dia.  

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Marllon  pode ser que ele esta com ciumes do filho , ou sentindo falta da fêmea que fugio eu deixaria ele separado dos dois o filhote mais velho e do bebezinho , e  você tem que ajudar o mais velho na alimentação do bebezinho pois ele ainda não pode alimentar o filhotinho sozinho pois vai acabar ficando  doente  de tanto estres  com essa taraefa de ser pai tão novinho de papinha pelo menos três vezes ao dia e deixe comida em abundancia na gaiola e água fresca   trocada pelo menos 2 vezes ao dia.  

O mais velho deve ter uns 5 meses já, rs. O novinho um pouco mais de um mês. Eu acho que o macho está acasalando com a fêmea e aí eu vou ter que tirar os dois filhotes da gaiola novamente. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em época de reprodução e acasalamento alguns machos ficam muito agressivos com os demais habitantes do viveiro. Muitas das vezes causado pelo estresse desses dias que são muito cansativos e puxados para eles com alimentação etc. Não sei dizer ao certo qual seria o motivo da agressividade, mas com certeza esta relacionado com o período de reprodução. 

Eu tenho um macho que vive em harmonia com todos habitantes do viveiro, mas quando entra no período reprodutivo ele arruma encrenca com todos, em especial com um macho e uma fêmea que tem no viveiro. Os dois nem são casal, mas são muito parecidos, então acho que essa semelhança acaba fazendo com que implique com a fêmea também.

Ele faz como você falou, corre atrás deles e parte para briga, morde os pés e tenta arrancar penas, mas depois que acaba o ciclo reprodutivo ele volta ao normal e interage normalmente com eles. 

O que fiz foi cortar as asas dele e deixar os outros dois com as asas grandes, assim quando ele tenta pegar eles para brigar os dois voam e fogem dele. 

No seu caso como são filhotes e ainda indefesos eu separaria para ele não machucar eles. Também não deixe ele reproduzir com essa nova companheira, pois acaba estressando e desgastando muito a ave, uma vez que ele já tem um filhote de 5 meses e outro de 1 mês, o que quer dizer que foram criações bem próximas uma das outras e debilita muito a ave. O indicado é somente duas reproduções ao ano, para ter um período de repouso e não desgastar e debilitar a ave.Faça a reprodução a cada 6 meses que tudo acabará bem, mas pode deixar eles acasalarem, somente retire os ovinhos caso a fêmea bote algum.

Mesmo o filhote tendo cinco meses não sobrecarregue ele, alimente você o outro pois ele pode ficar fraco e adoecer.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em época de reprodução e acasalamento alguns machos ficam muito agressivos com os demais habitantes do viveiro. Muitas das vezes causado pelo estresse desses dias que são muito cansativos e puxados para eles com alimentação etc. Não sei dizer ao certo qual seria o motivo da agressividade, mas com certeza esta relacionado com o período de reprodução. 

Eu tenho um macho que vive em harmonia com todos habitantes do viveiro, mas quando entra no período reprodutivo ele arruma encrenca com todos, em especial com um macho e uma fêmea que tem no viveiro. Os dois nem são casal, mas são muito parecidos, então acho que essa semelhança acaba fazendo com que implique com a fêmea também.

Ele faz como você falou, corre atrás deles e parte para briga, morde os pés e tenta arrancar penas, mas depois que acaba o ciclo reprodutivo ele volta ao normal e interage normalmente com eles. 

O que fiz foi cortar as asas dele e deixar os outros dois com as asas grandes, assim quando ele tenta pegar eles para brigar os dois voam e fogem dele. 

No seu caso como são filhotes e ainda indefesos eu separaria para ele não machucar eles. Também não deixe ele reproduzir com essa nova companheira, pois acaba estressando e desgastando muito a ave, uma vez que ele já tem um filhote de 5 meses e outro de 1 mês, o que quer dizer que foram criações bem próximas uma das outras e debilita muito a ave. O indicado é somente duas reproduções ao ano, para ter um período de repouso e não desgastar e debilitar a ave.Faça a reprodução a cada 6 meses que tudo acabará bem, mas pode deixar eles acasalarem, somente retire os ovinhos caso a fêmea bote algum.

Mesmo o filhote tendo cinco meses não sobrecarregue ele, alimente você o outro pois ele pode ficar fraco e adoecer.

Quando acordei, o filhote de 5 meses estava com os pés machucados, o pai tinha bicado e tava com a cara cheia de sangue. Separei eles e botei um remédio cicatrizante nos pés do menor. Vou deixa-los separados por esse período, porque como você disse, ele está no período de reprodução mesmo... hoje os vi acasalando. 

Fiquei morto de pena, me cortou o coração e to orando pra ele ficar logo bem. Já está mais animadinho e andando tudo. Acho que nem vou voltar a junta-los. 

O filhote menor já ta tentando comer o mix sozinho, dá umas bicadinhas... E eu acho que ele já tem um pouco mais de um mês, não contei ao certo mas acredito que tenha sim. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.