lucasvpm Postado 16 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Outuro de 2015 Galera tou a 1 més com uma calopsita jovem (2 meses de idade agora deve tar com uns 3) porém des de quando recebi ela ( o criador mandou eu dar uma mistura de painço alpiste e girassol miudo, achei bem precaria a mistura) ela rejeita qualquer tipo de alimentação e só quer comer alpiste , se eu deixar a mistura que tavam dando no criadouro para ela, ela só come o alpiste da mistura e caso eu forçe deixar la ela descasca o painço mas nao engole, o mesmo ela faz com ração extrusada ela fica mordendo como se fosse semente e esmigalha toda a ração e não engole, o mesmo com a farinhada ela nao engole fica beliscando como se fosse semente, já tentei de tudo e atualmente ela se encontra com diarreia acho que por conta de ma alimentação (Já tentei dar aquelas misturas de sementes prontas também que vendem em petshops e ela não consegue descascar pois sao muito duras) com esse deficit de alimentação tenho me preocupado bastante com o desenvolvimento dela e saúde como no caso a diarreia dela que apareceu esses dias, alguem pode me ajudar? já estou desesperado já tentei de tudo o meu maior desejo era que ela comesse ração extrusada porém ela nao engole, apenas descasca como se fosse semente no caso alpiste que é só o que ela quer comer (Já tentei dar vegetais também e o unico que ela aceita um pouco é couve, e milho também porém milho ela só belisca) Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 16 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Outuro de 2015 Você começou fazendo tudo certo, mas faltou a persistência em dar continuidade, pois não é do dia para a noite que ela vai sair comendo de tudo. Haverá alguns desperdícios no início, mas faz parte do período de adaptação. Comece trocando o painço, alpiste e girassol por uma mistura completa de sementes vendidas prontas para calopsitas, pode ser a que você falou que comprou. Os grãos que ela tiver dificuldade em partir para comer, a medida que for crescendo e tentando irá aprender e comer depois. Nem tudo que contém na mistura elas comem, a preferência sempre será pelo painço, mas sempre comem um pouquinho de tudo. Quanto a ração, não espere que ela engula toda ela, é exatamente o que você falou que ela faz para comer, ela pega com o bico e fica mordiscando e esfarelando, dai ela come esses farelos. Você tem que deixar, pois o fato dela chegar perto e tentar comer, é um passo enorme, pois outras nem perto querem chegar. A mesma coisa em relação a farinhada. Faça uma mistura de sementes, ração e farinhada (60% sementes, 20% ração e 20% farinhada) e deixe tudo misturado num potinho, pode ser uma banheirinha. Deixe dessa forma por +/- 30 dias e depois você separa cada um num potinho, lembrando sempre de deixar um ao lado do outro, inclusive com a água ao lado, pois elas gostam de molhar a ração ou beber em seguida para comer. Comece oferecendo verduras bem verdes todos os dias, pois é a preferência delas, mesmo que nem toque no outro dia ponha de novo (catalônia, espinafre, brócolis, couve, acelga, rúcula, almeirão etc.). Ofereça também milho cru, berinjela, pepino, abobrinha e tudo que você achar ser saudável que não faça mal a ela. Tenha persistência, não desista no primeiro dia e nem na primeira semana. Todos os dias repita esse ritual que com certeza ela comerá de tudo. Você diz que ela tenta comer e não consegue, mas se ela não quisesse nem chegava perto. Então o problema não está nela, e sim em você que não está sendo persistente e desistindo no meio do caminho. Deixe disponível os alimentos diariamente que tenho certeza que logo ela estará comendo de tudo. Minha primeira calopsita levou quase um ano para comer ração e farinhada, ela era sozinha e eu colocava lá e ela nem olhava, dai que eu acabava com o pacote de ração e farinhada e ela nada, mas mesmo assim eu ia e comprava outro pacote e continuava oferecendo. Um certo dia quando eu menos esperava ela estava comendo. No início é um pouco difícil de sabermos o que fazer, mas com o tempo você irá dominar a criação dela. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucasvpm Postado 16 de Outuro de 2015 Autor Compartilhar Postado 16 de Outuro de 2015 Célia Maria então ela só belisca a ração extrusada se eu dar na mao pra ela, em relação a misturar eu ja fiz isso porém ela nao toca na ração extrusada quando misturo, e a farinhada ela fica grudada nas sementes você acha que mesmo assim conta? em relação a diarreia pode ser por conta disto? já estou dando remedio de verme pra ela a uns 2 dias Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leticia Postado 19 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 19 de Outuro de 2015 Esclareceu muito! Também estava com essa dúvida..A minha só quer saber das sementes, eu fico preocupada por ela ter desmamado à 3 dias, por conta própria, simplesmente não aceita mais papa... E o papo fica sempre murcho mesmo ela comento semente o dia todo! É normal? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 19 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 19 de Outuro de 2015 @lucasvpm quando a calopsita é filhote e não tem nenhum adulto para se espelhar, tudo se torna mais difícil e você terá que ser a mãe dela ensinando tudo. Continue fazendo dessa forma, seja persistente. Eu costumo quando tenho algum filhote pegar ele várias vezes ao dia e colocar em frente ao potinho e verduras. Pegue algumas sementes e ração e faça exatamente o que vinha fazendo, oferecendo em sua mão, pois assim ele entenderá que é comestível. @Leticia faça o mesmo com a sua para acostumar ela com alimentos sólidos. Quanto ao papo a medida que vão ficando mais velhas ele vai diminuindo de tamanho. Você não irá mais observar ele volumoso como visualiza quando são filhotes. Tanto é que uma calopsita filhote chega a tomar 10 ml de papinha e quando são adulta tomam no máximo 3 ou 4 ml e muitas das vezes vomitam. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.