Jump to content

Calopsita só quer comer alpiste AJUDA!


lucasvpm

Posts Recomendados

Galera tou a 1 més com uma calopsita jovem (2 meses de idade agora deve tar com uns 3) porém des de quando recebi ela ( o criador mandou eu dar uma mistura de painço alpiste e girassol miudo, achei bem precaria a mistura) ela rejeita qualquer tipo de alimentação e só quer comer alpiste , se eu deixar a mistura que tavam dando no criadouro para ela, ela só come o alpiste da mistura e caso eu forçe deixar la ela descasca o painço mas nao engole, o mesmo ela faz com ração extrusada ela fica mordendo como se fosse semente e esmigalha toda a ração e não engole, o mesmo com a farinhada ela nao engole fica beliscando como se fosse semente, já tentei de tudo e atualmente ela se encontra com diarreia acho que por conta de ma alimentação (Já tentei dar aquelas misturas de sementes prontas também que vendem em petshops e ela não consegue descascar pois sao muito duras) com esse deficit de alimentação tenho me preocupado bastante com o desenvolvimento dela e saúde como no caso a diarreia dela que apareceu esses dias, alguem pode me ajudar? já estou desesperado já tentei de tudo o meu maior desejo era que ela comesse ração extrusada porém ela nao engole, apenas descasca como se fosse semente no caso alpiste que é só o que ela quer comer (Já tentei dar vegetais também e o unico que ela aceita um pouco é couve, e milho também porém milho ela só belisca)

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Você começou fazendo tudo certo, mas faltou a persistência em dar continuidade, pois não é do dia para a noite que ela vai sair comendo de tudo. Haverá alguns desperdícios no início, mas faz parte do período de adaptação.

Comece trocando o painço, alpiste e girassol por uma mistura completa de sementes vendidas prontas para calopsitas, pode ser a que você falou que comprou. Os grãos que ela tiver dificuldade em partir para comer, a medida que for crescendo e tentando irá aprender e comer depois.

Nem tudo que contém na mistura elas comem, a preferência sempre será pelo painço, mas sempre comem um pouquinho de tudo.

Quanto a ração, não espere que ela engula toda ela, é exatamente o que você falou que ela faz para comer, ela pega com o bico e fica mordiscando e esfarelando, dai ela come esses farelos. Você tem que deixar, pois o fato dela chegar perto e tentar comer, é um passo enorme, pois outras nem perto querem chegar. A mesma coisa em relação a farinhada.

Faça uma mistura de sementes, ração e farinhada (60% sementes, 20% ração e 20% farinhada) e deixe tudo misturado num potinho, pode ser uma banheirinha. Deixe dessa forma por +/- 30 dias e depois você separa cada um num potinho, lembrando sempre de deixar um ao lado do outro, inclusive com a água ao lado, pois elas gostam de molhar a ração ou beber em seguida para comer.

Comece oferecendo verduras bem verdes todos os dias, pois é a preferência delas, mesmo que nem toque no outro dia ponha de novo (catalônia, espinafre, brócolis, couve, acelga, rúcula, almeirão etc.). Ofereça também milho cru, berinjela, pepino, abobrinha e tudo que você achar ser saudável que não faça mal a ela.

Tenha persistência, não desista no primeiro dia e nem na primeira semana. Todos os dias repita esse ritual que com certeza ela comerá de tudo. Você diz que ela tenta comer e não consegue, mas se ela não quisesse nem chegava perto. Então o problema não está nela, e sim em você que não está sendo persistente e desistindo no meio do caminho. 

Deixe disponível os alimentos diariamente que tenho certeza que logo ela estará comendo de tudo. Minha primeira calopsita levou quase um ano para comer ração e farinhada, ela era sozinha e eu colocava lá e ela nem olhava, dai que eu acabava com o pacote de ração e farinhada e ela nada, mas mesmo assim eu ia e comprava outro pacote e continuava oferecendo. Um certo dia quando eu menos esperava ela estava comendo.

No início é um pouco difícil de sabermos o que fazer, mas com o tempo você irá dominar a criação dela.;)

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Célia Maria então ela só belisca a ração extrusada se eu dar na mao pra ela, em relação a misturar eu ja fiz isso porém ela nao toca na ração extrusada quando misturo, e a farinhada ela fica grudada nas sementes você acha que mesmo assim conta? em relação a diarreia pode ser por conta disto? já estou dando remedio de verme pra ela a uns 2 dias

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Esclareceu muito! Também estava com essa dúvida..

A minha só quer saber das sementes, eu fico preocupada por ela ter desmamado à 3 dias, por conta própria, simplesmente não aceita mais papa... E o papo fica sempre murcho mesmo ela comento semente o dia todo! É normal?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@lucasvpm  quando a calopsita é filhote e não tem nenhum adulto para se espelhar, tudo se torna mais difícil e você terá que ser a mãe dela ensinando tudo. Continue fazendo dessa forma, seja persistente. Eu costumo quando tenho algum filhote pegar ele várias vezes ao dia e colocar em frente ao potinho e verduras. Pegue algumas sementes e ração e faça exatamente o que vinha fazendo, oferecendo em sua mão, pois assim ele entenderá que é comestível. 

@Leticia faça o mesmo com a sua para acostumar ela com alimentos sólidos. Quanto ao papo a medida que vão ficando mais velhas ele vai diminuindo de tamanho. Você não irá mais observar ele volumoso como visualiza quando são filhotes. Tanto é que uma calopsita filhote chega a tomar 10 ml de papinha e quando são adulta tomam no máximo 3 ou 4 ml e muitas das vezes vomitam. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.