Acerola Postado 4 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 4 de Agosto de 2021 Eu adotei uma calopsita macho há dois anos e ele ainda não parece sentir segurança, pois ainda se assusta demais com qualquer tipo de som e sai voando. Vou explicar os detalhes: A última dona que ele teve era muito bruta. Ela pegava ele de qualquer jeito, sem nenhum trato, e deixou ele traumatizado com mãos humanas. Além disso, ele ficava em um viveiro com outras aves que batiam nele e não deixavam ele comer. Fiquei com muita pena e adotei o bichinho pra mim. Hoje em dia ele se sente seguro em chegar perto de mim, mas não deixa eu chegar a mão perto dele de jeito nenhum. O problema é: é extremamente difícil deixar ele fora da gaiola. Qualquer barulho, por menor que seja, o faz voar loucamente pela sala e parar em cima do sofá. Como ele não sobe no meu dedo de jeito nenhum, é um sofrimento conseguir tirar ele de lá, pois preciso pegar a gaiola pra ele subir nela. Como eu faço para ensinar uma calopsita traumatizada a confiar em mim e se sentir segura na minha casa? A subir no meu dedo, a não se assustar tanto com sons abruptos? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 5 de Agosto de 2021 Compartilhar Postado 5 de Agosto de 2021 17 horas atrás, Acerola disse: Eu adotei uma calopsita macho há dois anos e ele ainda não parece sentir segurança, pois ainda se assusta demais com qualquer tipo de som e sai voando. Vou explicar os detalhes: A última dona que ele teve era muito bruta. Ela pegava ele de qualquer jeito, sem nenhum trato, e deixou ele traumatizado com mãos humanas. Além disso, ele ficava em um viveiro com outras aves que batiam nele e não deixavam ele comer. Fiquei com muita pena e adotei o bichinho pra mim. Hoje em dia ele se sente seguro em chegar perto de mim, mas não deixa eu chegar a mão perto dele de jeito nenhum. O problema é: é extremamente difícil deixar ele fora da gaiola. Qualquer barulho, por menor que seja, o faz voar loucamente pela sala e parar em cima do sofá. Como ele não sobe no meu dedo de jeito nenhum, é um sofrimento conseguir tirar ele de lá, pois preciso pegar a gaiola pra ele subir nela. Como eu faço para ensinar uma calopsita traumatizada a confiar em mim e se sentir segura na minha casa? A subir no meu dedo, a não se assustar tanto com sons abruptos? Você precisa fazer a dessensibilização dele. Para ele confiar na sua mão tente deixar sua mão perto do pote de comida dele e não faça movimentos bruscos, se ele não se importar você passa pra parte de deixar o pote dele em cima da sua mão pra ele comer, quando ficar tranquilo você coloca comida na sua mão e veja se ele se aproxima para comer. Tudo isso leva tempo, precisa ter paciência e persistência. Respeite a ave, nunca force contato. Com sons você pode colocar no celular com volume baixo no mesmo cômodo que ele, pra ele se acostumar com o som. Aos poucos com os dias você vai aumentando esse som até o volume máximo pra ele se adaptar. Ele ainda vai ter medo, mas o mau provável é que não saia se debatendo. Faça isso com sons constantes que assuste ele como fogos, carros, avião... A cada dia quando acabar essa dessensibilização você dá a ele algo que gosta para premiar ele pelo bom trabalho. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.