Acerola Posted August 4, 2021 Share Posted August 4, 2021 Eu adotei uma calopsita macho há dois anos e ele ainda não parece sentir segurança, pois ainda se assusta demais com qualquer tipo de som e sai voando. Vou explicar os detalhes: A última dona que ele teve era muito bruta. Ela pegava ele de qualquer jeito, sem nenhum trato, e deixou ele traumatizado com mãos humanas. Além disso, ele ficava em um viveiro com outras aves que batiam nele e não deixavam ele comer. Fiquei com muita pena e adotei o bichinho pra mim. Hoje em dia ele se sente seguro em chegar perto de mim, mas não deixa eu chegar a mão perto dele de jeito nenhum. O problema é: é extremamente difícil deixar ele fora da gaiola. Qualquer barulho, por menor que seja, o faz voar loucamente pela sala e parar em cima do sofá. Como ele não sobe no meu dedo de jeito nenhum, é um sofrimento conseguir tirar ele de lá, pois preciso pegar a gaiola pra ele subir nela. Como eu faço para ensinar uma calopsita traumatizada a confiar em mim e se sentir segura na minha casa? A subir no meu dedo, a não se assustar tanto com sons abruptos? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabs Sant Posted August 5, 2021 Share Posted August 5, 2021 17 horas atrás, Acerola disse: Eu adotei uma calopsita macho há dois anos e ele ainda não parece sentir segurança, pois ainda se assusta demais com qualquer tipo de som e sai voando. Vou explicar os detalhes: A última dona que ele teve era muito bruta. Ela pegava ele de qualquer jeito, sem nenhum trato, e deixou ele traumatizado com mãos humanas. Além disso, ele ficava em um viveiro com outras aves que batiam nele e não deixavam ele comer. Fiquei com muita pena e adotei o bichinho pra mim. Hoje em dia ele se sente seguro em chegar perto de mim, mas não deixa eu chegar a mão perto dele de jeito nenhum. O problema é: é extremamente difícil deixar ele fora da gaiola. Qualquer barulho, por menor que seja, o faz voar loucamente pela sala e parar em cima do sofá. Como ele não sobe no meu dedo de jeito nenhum, é um sofrimento conseguir tirar ele de lá, pois preciso pegar a gaiola pra ele subir nela. Como eu faço para ensinar uma calopsita traumatizada a confiar em mim e se sentir segura na minha casa? A subir no meu dedo, a não se assustar tanto com sons abruptos? Você precisa fazer a dessensibilização dele. Para ele confiar na sua mão tente deixar sua mão perto do pote de comida dele e não faça movimentos bruscos, se ele não se importar você passa pra parte de deixar o pote dele em cima da sua mão pra ele comer, quando ficar tranquilo você coloca comida na sua mão e veja se ele se aproxima para comer. Tudo isso leva tempo, precisa ter paciência e persistência. Respeite a ave, nunca force contato. Com sons você pode colocar no celular com volume baixo no mesmo cômodo que ele, pra ele se acostumar com o som. Aos poucos com os dias você vai aumentando esse som até o volume máximo pra ele se adaptar. Ele ainda vai ter medo, mas o mau provável é que não saia se debatendo. Faça isso com sons constantes que assuste ele como fogos, carros, avião... A cada dia quando acabar essa dessensibilização você dá a ele algo que gosta para premiar ele pelo bom trabalho. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts