Jump to content

Calô Fêmea adulta sozinha o que fazer?


Tamara Berenguer

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Eu e meu "atualmente marido", a uns 4 anos atrás quando ainda namorávamos, adotamos um casal de calopsitas de amigos nossos, elas nunca se deram bem oficialmente, tanto que nunca conseguiram reproduzir, mas eram amigos, onde um ia o outro ia e assim vai.

Porém o macho fugiu a cerca de 1 ano atrás, desde então ela tem ficado sozinha.

Ela sempre foi mais arisca e ele carinhoso, porém ela tinha melhorado muito, mas atualmente ela está tão agressiva que não conseguimos soltar ela.

Em maio, eu e meu marido, nos casamos e viemos morar no ES, ela ficou na casa da minha sogra, onde tinha duas crianças, uma senhora e pessoas o dia todo com ela.

Ontem minha sogra se mudou para um apartamento menor e não pode ficar mais com ela, chegamos hoje pela manhã com ela na casa nova,(depois de uma viagem de 6 horas dentro da gaiola de viagem dela, sacolejando), obviamente ela não parava de berrar...porém temos os dois que trabalhar, e ela vai ficar sozinha.

Pensamos hoje em comprar um filhote macho para interagir com ela, mas não sei se seria uma boa idéia, pois ela já teve um companheiro e ele não está mais com ela, assim existem grandes possibilidades dela estranhar esse novo "amigo" ou "namorado".

Porém estou grávida de 5 meses e além de trabalhar 11 horas por dia, ainda sou dona de casa, então não sei se tenho estrutura física e psicológica para cuidar de duas calopsitas, sendo uma ainda filhote.

E deixando ela sozinha, ela deve entrar em depressão rapidamente.

Alguém pode me ajudar com este problema?

Link para compartilhar
Share on other sites

Puxa! 

Esse é um problemas para especialistas! rs

Com certeza não sou uma, não sei quanto ao macho, mas se tivesse outra fêmea já seria uma companhia. Minha tia tem duas fêmeas que são muito amigas, chegam a chocar os  ovos da outra

Boa sorte!

Editado por Tamara Oliveira
Link para compartilhar
Share on other sites

kkk eu tbm espero xará!! 

Tenho um fêmea ciumenta que não está aceitando a cia do filhote macho que peguei pra ela não fica sozinha... kkk

Mas ao contrário da sua, ela nunca formou casal, acho que quer ser exclusiva aqui kkk

tem dois anos e já quer mandar kkkk

Bjoo

Link para compartilhar
Share on other sites

Você poderá resolver o problema de solidão arrumando um companheiro para ela, mas dai correrá o risco dela aceitar ou não e precisará que você intervenha e faça um acompanhamento constante até se adaptarem. Sem dizer que será trabalho em dobro, pois os dois precisaram de muitos cuidados, carinho, atenção e disponibilidade do dono. Antes de comprar outro, reflita se devido ao seu dia a dia está preparada para acumular mais essa função. Caso não tenha condições nesse momento, tente achar algum familiar para ficar com ela ou até mesmo coloque ela para adoção, mas certifique-se que quem irá adotar tem condições de arcar com o mesmo tratamento e acomodações que você oferecia para ela e que tenha outras calopsitas que possam fazer companhia a ela. Normalmente todas se adaptam umas as outras. Pode ser que nem virem casal mas poderão fazer companhia para que não se sinta tão solitária, pois é importante elas terem uma outra companhia da mesma espécie.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Exatamente o dilema que estou pensando, penso em comprar outro, para ajudar, mas como faço pra que ela escolha esse "parceiro"? levo ela na pet? coloco ela na gaiola com outros machos pra saber com qual ela se adapta melhor? como faço isso pra que eu consiga resolver o problema de carência dela...aqui no ES não tenho nenhum parente meu e os parentes do meu marido, odeiam bichos...(eu amo...e tenho muito respeito por eles), até mesmo por isso não quero doar para ninguém, ela já foi vitima de um dono que quando viu uma dificuldade na criação dos bichinhos, mandou os dois embora, não queria que ela tivesse que se apegar novamente a um dono...

Enfim, não sei como será agora, afinal ela é um bichinho que merece atenção, mas eu estou trabalhando muito com meu marido e não sei como suprir isso... >.<

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Particularmente eu acho que você consegue cuidar dela e de outro companheirinho, mesmo quando ganhar seu nenê, pois nós mulheres temos a capacidade de nos redobrar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Pelo seu relato percebo que você gosta muito dela e isso já é o suficiente, pois tenho certeza que ela estará melhor com você do que com qualquer outra pessoa. 

Não leve ela a nenhum local e nem aproxime ela de outros passaros, pois dessa forma ela poderá contrair alguma doença. Normalmente quando são sozinhas elas acabam se acostumando com o parceiro que escolhemos para ela, ainda mais se for do sexo oposto. Então, siga o seu coração, compre um que melhor lhe agradar e deixe eles junto numa gaiola que tenha bastante espaço, faça um acompanhamento inicial somente para caso se estranhem num primeiro contato, depois eles viveram bem juntos formando ou não casal. Você somente precisa cuidar bem deles, dar carinho, converse com eles e faça um chamego de vez em quando.

Eu tenho uma vida corrida também e com os meus não fico o tempo todo brincando, mas procuro deixar eles sempre num lugar onde nos vemos o dia inteiro, sempre que passo por eles paro uns minutinhos e faço hora carinho em um hora carinho em outro. Converso muito durante o dia, pois como estão próximos de mim nos vemos sempre. A noite procuro suprir a falta desse contato, sempre dou carinho quando acordam e quando dormem, falo com todos e depois que cubro dou boa noite para cada um chamando pelo nome e mesmo cobertos eles respondem com um canto, pois sabem que é para eles. Dessa forma vamos convivendo e todos eles são felizes, inclusive eu que sou a mais privilegiada por ter eles ao meu lado.

Com você não será diferente. Qualquer trabalho extra que você tiver irá compensar e quando o nenêm estiver grandinho já vai ter aprendido a gostar delas também e terá um amiguinho penoso para brincar de vez em quando.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pelo apoio de vocês,

Espero que dê certo, vou ver um macho pelas redondezas...vai que ela prefere um capixaba pra se relacionar...srrsrrsrsrs....

Se alguém souber de alguém que esteja doando aqui no ES ou no RJ, um macho adulto, que nunca tenha tido uma femea, quem sabe tbm não é uma possibilidade?...srsr

Até semana que vem vejo isso, obrigada novamente.

Bjs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...