Jump to content

Luto


allan e ana

Posts Recomendados

Boa noite amigos,

Somos novos no fórum. Entramos pois temos duas calopsitas. E uma delas, a Íris (fêmea) acaba de morrer. Não sei o pq. Foi realmente do nada, ela estava ótima, andando entre nossos pés. Foi pra perto da gaiola e começou a passar mal, não tive tempo nem de ligar para o veterinário. Morreu nos braços de minha mulher que ja estava em lágrimas. 

Gostaria de saber se existe algum veterinário que consiga dizer a causa da morte. Pois estamos preocupados com o Zangado (macho).

Desde já agradecemos a ajuda e compreensão de todos. 

Editado por allan e ana
Link para compartilhar
Share on other sites

Allan e Ana, sinto muito pela perda da sua pequenina, mas provavelmente ela já estava doente e vocês não perceberam. Nenhum passaro morre de um momento para o outro, raramente ocorre um mal subito. Ela provavelmente apresentou algum sintoma e vocês não perceberam talvez pela inexperiencia de vocês. 

Eu farejo doença de longe, mas já perdi calopsita da mesma forma que vocês, pois estava mudando de casa e não dei atenção devida a eles, parei de observar o dia a dia deles, dai quando o primeiro caiu na minha frente da mesma forma que o seu, não tive muito o que fazer, mas no mesmo instante a minha parabólica se ligou e percebi que algo não estava bem e consegui socorrer os outros que estavam doentes, pois no mesmo instante percebi que eles apresentavam sintomas de doença.

Pode ser que não seja nada contagioso e que seu macho esteja saudavel. Na maioria das vezes elas morrem de doença respiratória como pneumonia que não é contagioso e não demonstram sintomas aparentes, pois ficam ativas (entre aspas), se alimentam, mas apresentam alguns sintomas imperceptíveis como arrepiados de penas, sonolências etc., que muitas das vezes o dono que não conhece acha que é ele está com frio ou dormindo de cansaço.

Vou passar uma MP para você com o endereço do Dr. Shimaoka que é o veterinário de minhas aves aqui em São Paulo. Ele é especializado em aves silvestres a quase 30 anos. Muito conceituado entre os passarinheiros e pela Usp e outros veterinários pelas conquistas nesses anos. Procure ele mesmo que você não more na região, pois ele pode não conseguir identificar o problema da qual ela morreu, pois não a consultou, mas com certeza ele irá virar o seu macho do avesso e ver se ele está saudável ou não. Os diagnósticos dele são precisos e ele encontra todo o tipo de doença que um passaro apresenta quando é consultado com ele. Se Deus quiser seu macho não terá nada e vai viver muito ainda. Depois nos de notícias de como ele está.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Os sintomas de pneumonia são quando a ave fica levemente arrepiada ou em estágio avançado totalmente encorujada, espirros esporádicos ou não, secreções nas narinas(nem sempre), o passaro para de se alimentar  devido a garganta inflamada, fica cutucando na comida o que dá a impressão que está se alimentando, mas fica somente mexendo e o dono não percebe e acaba ficando com o peito peito seco. Começa a dormir mais tempo que o normal ou dar vários cochilos.

Esses sintomas confundem pois o passaro embora demonstre, continua ativo e interagindo com outras calopsitas e mesmo com o dono, mas inicialmente o que chama a atenção são espirros espaçados e ele fica com as penas um pouco eriçadas mesmo quando está brincando ou andando o que não é normal. Eu diria que se espirrar liga a parabólica e começa a observar o tempo todo, pois se for os outros sintomas apareceram de forma sutil.

Qualquer fonte de vento é prejudicial a eles, devemos evitar até janelas abertas com grande fluxo de vento em dias mais frescos. Não recomendo deixar elas expostas a ventiladores e muito menos a ar condicionado. Piso frio também contribuem para que elas adoeçam com frequência quando os donos tem o hábito de deixar elas circulando pela casa e se ficam em locais onde tenham azulejos nas paredes esses contribuem para a temperatura ficar bem abaixo do normal e em dias de outono/inverno e dias nublados temos que ter cuidados especiais com a temperatura.

Eu morava numa casa onde elas ficavam num salão onde era revestido de azulejo e tinha ardósia no chão, tinham o costume de ficar soltas e em época frias ou não a temperatura ficava muito abaixo do normal para o dia. Durante o ano eu tinha uma incidência de pelo menos 4 calopsitas doentes e pelo menos duas morriam, todas com pneumonia. Era eu perceber algo diferente e levar ao veterinário e ele constatar pneumonia (garganta inflamada e peito congestionado com espirros). Hoje moro em outra casa que fiz tudo diferente, as paredes são normais e o piso embora seja de porcelanato não é tão frio quanto ardósia e já vai fazer quase 3 anos que nenhuma adoece ou morre.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Olá, boa tarde.

Obrigado a todos. 

É com grande pesar que venho informar, infelizmente nosso Zangado morreu, um dia após consultarmos um veterinário.

Logo após a perda da Íris, percebemos que ele havia começado a espirrar, mais uma vez não podemos fazer nada.

O veterinário havia receitado um remédio para colocar na água dele, um suplemento para colocar na ração e inalação com outro remédio.

O levei para o trabalho, coloquei o suplemento na ração e coloquei o remédio na água, porém, não achei o bendito remédio para a inalação. 

Conversei com ele o dia inteiro, o tempo todo fazendo carinho nele. Não podia me afastar dele que ele já começava a piar, foi um dia feliz, estava confiante que não era nada demais, ele estava feliz, estava bem. 

Ao chegar em casa, minha mulher conversou com ele, brincou com ele, assistimos a novela com ele, não dei a inalação por falta do remédio, e fomos dormir. Prometi que no dia seguinte a primeira coisa que faria seria achar este remédio.

No dia seguinte ao sair de casa, brincamos com ele novamente, fiz carinho nele, troquei a água com a medicação e troquei a ração. E nos despedimos. Não achei que seria a ultima vez que o veríamos com vida, ele estava feliz, cantando. Percebi que há um tempo ele não cantava assim. Até brinquei que o remédio já devia estar fazendo efeito, doce ilusão.

Às 10h05min da manhã, minha mãe me ligou, dizendo oque temíamos, não pensei duas vezes. Fechei a loja e fui pra casa. Não havia oque fazer. Pedi para que minha mãe não falasse nada para a minha mulher (Ana), não queria acabar com o dia dela.

Daquela noite, até hoje, ainda ficamos tristes ao vermos fotos e vídeos dele.

Penso em comprar outro, porém, sei que não será a mesma coisa, não é como se eu tivesse quebrado um celular, ou até mesmo um carro.

Bem, espero que esta tristeza passe.

Mais uma vez, obrigado a todos pelas mensagens.

Allan.

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Poxa Allan, sei bem como se senti, eu tinha uma calop (o JAVA) e infelizmente ele partiu, quando ele morreu eu até pensei em doar as outras 2 calopsitas que eu tinha, pois o JAVA era especial, muito apegado à mim, mas ai foi que eu percebi que as calops tem personalidade, nenhuma vai ser igual ao JAVA, mas cada uma tem sua forma de ser, estou muito feliz com as minhas outras 2 calopsitas que tenho. Se vc gosta tanto de pstiacídeos assim como eu, vc deve sim adquirir outra, ela não vai substituir o seu Zangado, mas sim irá lhe proporcionar momentos de alegria da forma dela.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pelas suas perdas. Sei como devem estar sofrendo, pois cada perda é muito difícil de superar quando amamos esses pequeninos. Vocês fizeram o possível para salvar eles, então não se culpem. Vocês cuidaram e deram carinho a eles enquanto estiveram com vocês, agora Deus irá olhar e cuidar deles para vocês.

Supere o seu luto e depois arrume novos companheirinhos para vocês, tenho certeza que serão tão felizes com os novos quanto foram com os anjinhos que partiram. Ter esses bichinhos são como ter crianças numa casa, quem tem eles vivem rodeados de alegria.

Pelo que narrou e pelo fato dele estar espirando, tudo leva a crer que tiveram alguma doença respiratória. Então, tente puxar pela memoria para tentar achar a possível causa, assim poder fazer diferente em relação aos próximos que terá.

Friagem causa pneumonia, vocês deixavam eles em local frio ou do lado de fora da casa a noite?

Eles ficavam em quintal descoberto onde outros passaros da natureza sobrevoavam o local e poderiam ter contaminado eles (poderiam ter pego clamidia, mycoplasma ou outras doenças).

Você ou outro membro da família tiveram contato com qualquer passaro sem ser eles e ao chegarem em casa não lavaram as mãos e brincaram com eles (nesse caso vocês são o agente transmissor de clamidia, mycoplasma e outras doenças)

Eles estavam a pouco tempo com vocês? Se positivo podem ter vindo com a doença do criador.

Essas são algumas situações que vocês tem que tentar lembrar se ocorreu e que eles podem ter se contaminado e vindo a adoecer. Procure se lembrar de tudo para evitar que outras vezes ocorram isso. Lembre-se sempre que chegarem em casa lavar as mãos e desinfetar com alcool antes de mexer com eles. Essa foi uma dica do meu veterinário para evitar propagação de doenças.

Fique em paz e que Deus conforte o coração seu e de sua esposa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Oi pessoal! Faz 2 dias que perdi minha calopsita. Era um filhotinho de 2 meses, que tava cmg já uns 12 dias, mas que eu já amava demais. Desde a primeira vez que o vi, me encantei pq ele era muito dócil. Vivia o tempo todo atrás de mim, amava carinho, ficava bicando o blindex e cantando enquanto eu tomava banho pra chamar a atenção. Até soneca da tarde ele tirava cmg. Por diversas vezes eu disse a minha mãe "ele é o bichinho que eu pedi a Deus, exatamente como eu queria". Coloquei seu nome de Pompom. Só que sexta passada, minha mãe percebeu que ele tava dormindo demais e "comendo muito", mas quando acordado ele escalava a gaiola inteira e brincava feliz. Na minha cabeça, um bichinho doente jamais ia brincar e ficar tão ativo como ele. Ledo engano. Na noite de sábado, ele começou a apresentar diarreia e ficar mais encorujado. Cheguei a procurar atendimento, mas na minha cidade, não encontrei emergência, só atendiam com horário marcado. Na manhã de domingo fiquei um tempão pesquisando doenças de calopsitas na internet. Eu sou médica, então de alguma forma achava que se eu lesse uns artigos veterinários sobre "diarreia em calopsitas" eu poderia ajudar a minha.  Foi aí que eu cometi o meu maior erro. Fui a um petshop e comprei antibiótico, a ração mais nutritiva da loja e um suplemento vitamínico. Comecei a tratar meu bichinho e a diarreia melhorou. Fiquei feliz demais. Embora muito emagrecido, meu bichinho estava reagindo. Mas na manhã de segunda ele continuava encorujado, e queria o tempo todo ficar na porta da minha cozinha, onde havia mais sol. Fui dar plantão na segunda a noite, e quando voltei na terça de manhã, ele continuava encorujado. Achei estranho, resolvi observa-lo comer. Percebi que não comia, só ciscava a comida como a Celia comentou. Eu jurava que ele tava comendo, achava que o emagrecimento fosse da infecção, achava que o antibiotico fosse resolver a vida dele, como acontece com uma infecção que tratamos num ser humano adulto. Mas quando percebi que ele não comia, entrei em desespero. Liguei pra muitos veterinários, nenhum podia atender de emergência, so com horario marcado. Mas um deles em especial resolveu me ajudar por telefone mesmo. Me deu orientações sobre a importância de aquecer o bichinho, voltar papinha pra filhote, pediu pra eu comprar milhoes de coisas no petshop e la fui eu. A essa altura meu bichinho ja tava bem apático. Devorou a papinha com muita avidez. Continuei procurando atendimento, ate que encontrei uma emergência que atendia animais silvestres numa cidade vizinha. Chamei um uber e levei meu bichinho. Quando o veterinario o examinou me deu poucas esperanças. Sob a luz mais clara e sem aquele monte de cobertinhas que coloquei nele, pude ver o quanto ele tava grave e eu nao percebi antes. O biquinho branco, as patinhas roxas, o peitinho seco, muito emagrecido, apático. Meu Pompom na verdade não tava comendo demais na sexta-feira. Ele tentava comer desesperadamente e não conseguia. E eu não percebi. Eu já tinha lido na internet que as doenças nas calopsitas progridem rapido e que devemos levar logo ao veterinário. E o que eu fiz? Não levei, tentei cuidar dele sozinha e meu bichinho pagou com a vida pelo meu erro. Ele todo encorujadinho tava morrendo de frio, e eu tbm não me liguei. Meu bicinho sofreu com fome e com frio debaixo so meu nariz e eu não vi. Na mesma noite em que fomos ao veterinário, Pompom ficou internado e morreu na manhã do dia seguinte. Eu tava no trabalho e fiquei arrasada. Eu nunca me apeguei tanto a um bichinho. Não era minha primeira calopsita, eu tenho outras três, mas ela com certeza foi a que mais me cativou, a que eu mais amei e a que eu perdi. Eu me arrependo amargamente de não ter levado meu bichinho antes ao veterinário. Mas o fato dele ficar ativo e continuar brincando me fez achar que ele nao tava tao grave assim. Eu tenho pensado demais no meu bichinho e me culpo o tempo todo. Nunca vou me perdoar pelo que eu fiz. A gente que é médico vive falando pra paciente não se automedicar, não resolver as coisas sozinho pq sempre dá problema. O médico não fica anos estudando a toa, e o veterinário tbm não. Por isso gente, levem seus bichinhos ao veterinário. Não esperem, não percam tempo.  Eu tive que perder a minha pra aprender isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...