Jump to content

Fêma com 4 ovos galados chocando sozinha oque fazer?


Matcont
Ir para a solução Resolvido por brucafon,

Posts Recomendados

Tenho um casal de calopsitas, é a primeira postura do casal e o macho é muito novo para a fêmea, ela botou 4 ovos e todos estão galados, a fêmea esta chocando sozinha desde o inicio e já faz 11 dias que começou o choco, eu tive que separar o macho porque ele estava apenas brigando com fêmea e não ajudava em nada, deixei eles juntos por 5 dias, esperando que fosse ficar tudo bem, mais ele continuou com as agressões, então coloquei ele separado, o viveiro é grande e tem grade de separação, quero saber se os filhotes irão nascer nessa situação em que apenas a fêmea choca, pois ela sai para comer e não sei se essa ausência no ninho pode afetar no desenvolvimento dos filhotes, mais no geral ela esta sendo uma mãe muito guerreira, choca dia e noite, sai pra comer e volta rapidamente pro ninho.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Tenho um casal de calopsitas, é a primeira postura do casal e o macho é muito novo para a fêmea, ela botou 4 ovos e todos estão galados, a fêmea esta chocando sozinha desde o inicio e já faz 11 dias que começou o choco, eu tive que separar o macho porque ele estava apenas brigando com fêmea e não ajudava em nada, deixei eles juntos por 5 dias, esperando que fosse ficar tudo bem, mais ele continuou com as agressões, então coloquei ele separado, o viveiro é grande e tem grade de separação, quero saber se os filhotes irão nascer nessa situação em que apenas a fêmea choca, pois ela sai para comer e não sei se essa ausência no ninho pode afetar no desenvolvimento dos filhotes, mais no geral ela esta sendo uma mãe muito guerreira, choca dia e noite, sai pra comer e volta rapidamente pro ninho.

olha eu acredito que não há problemas não, meu machinho fugiu tem poucos dias e ela continuou firme e forte chocando todos os dias e ja estão nascendo. o Ruim vai ser na hora de tratar, porque ela vai precisar de ajuda, melhor seria a ajuda dele. Porque eles não dão conta sozinhos de tantos filhotes. Mas vamos ver oq os mais experientes no assunto podem te indicar. Mas boa sorte ai! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Os ovos estando galados, todos irão vingar e não terá maiores problemas, pois conforme você comentou ela está chocando direitinho. O que ocorre é que quando o casal desempenha o ciclo reprodutivo inteiro, já é estressante para os dois, agora imagina ela fazendo todo o ciclo sozinha, o desgaste será em dobro e ela irá necessitar de ajuda, pois poderá ficar muito debilitada por falta de alimentação, cansaço físico etc. 

Se fosse comigo eu de vez em quando tentaria aproximar ele da fêmea para ver se mudou de atitude, pois alguns machos em época de reprodução ficam muito violentos, mas depois acabam acalmando e quem sabe isso não ocorre com ele em algum momento, dai seria satisfatória a ajuda dele. Fique observando e se você perceber que não mudou a atitude dele separe novamente ou mesmo ele brigando deixe por algum momento, pois eles sempre acabam se entendendo e quando são casal formado nem com brigas conseguimos separar eles. Eu tenho fêmeas que ficam sem penas nenhuma no dorso e cabeça porque o macho arranca nesse período, mas deixe de tentar separar, pois percebi que eu era a intrusa e ela mesmo assim queria ficar com ele.

Caso você opte em manter eles separados você terá que ajudar ela com algumas alimentações oferecendo papinha para os filhotes para tirar um pouco dessa sobrecarga que ela está sofrendo. Espero que tudo termine bem, boa sorte e nos mantenha informados para sabermos como está evoluindo esse choco.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas dicas amiga, eu tentei fazer o que você disse mais não tive sucesso, ontem eu tentei aproximar os dois novamente, ela havia saído para comer e então coloquei ele junto com ela, o macho nem teve tempo para fazer nada e ela já ficou desesperada batendo as asas dentro da gaiola e só parou quando eu retirei ele novamente, acho importante dizer que ele tem 8 meses e ela 1 ano e 2 meses. Em relação a alimentação estou bem atento, coloquei duas pedras de cálcio (ela esta consumindo bastante), além das sementes estou fornecendo frutas e vou providenciar uma farinhada de ovo. Acho que na próxima terça feira se tudo der certo, os ovos começarão a eclodir. Sempre que tiver alguma novidade irei compartilhar com vocês.

Editado por Matcont
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...