Jump to content

Alguém tem experiência com dois machos juntos?


renanvcb
Ir para a solução Resolvido por renanvcb,

Posts Recomendados

Boa noite amantes de calopsitas!
Como postei num outro tópico, minha Princesinha se foi e meu Kiko ficou sozinho.

Primeiro:
O pessoal daqui de casa, principalmente a minha mãe, ficou um pouco traumatizada em ter fêmea pois a Princesa ficou com um ovo preso e como ficamos muito tempo fora de casa, não conseguimos ver quando ela começou a ter dificuldades com seu ovinho (era sua primeira postura). Quando chegamos ela estava muito fraquinha e não deu tempo de levarmos à veterinária :(.

Com esse trauma dela, ela queria trazer um amiguinho para o Kiko não ficar sozinho o tempo todo.

Então gostaria de saber de vocês se alguém já teve dois machos juntos e saber relatos de como foi. Se ocorrem muitas brigas ou se eles, normalmente, se aceitam.

Segundo:
Quem já teve experiência com casais com várias posturas e filhotes, já aconteceram de ter a fêmea com ovo preso? É comum acontecer? Lendo sobre os cuidados com postura/ovos/filhotes parece que é bem complicado quando o casal tem filhotes. É realmente essa dificuldade toda?

Agradeço as respostas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

entao Renan um amiga minha depois que a femia dela fugiu ela arrumou uma outra calopsita macho tbm, então ela ficou com dois macho, claro no começo sempre tem a adaptação igual se fosse um casal eles podem se desentender um pouco mais hoje os dois são grudados não se separa e caso tira um de dentro da gaiola e não tira o outro eles fica gritando porque estão longe, então acredito eu que dois macios pode viver juntos sim e fazer companhia um ao outro tudo é questão de adptacao... 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Difícil responder essa pergunta, pois cada caso é um caso.

Ja vi relatos de que vivem super bem e sem problemas.

Mas, falando por experiencia própria (tenho 2 calopsitas machos), tentei por muito tempo varias formas de adaptação pra deixar os dois na mesma gaiola, porém sem resultados positivos. Hoje, eles estão em gaiolas separadas, porém deixo uma ao lado da outra, pra eles ter contato. São briguentos um com o outro e tem ciumes de tudo!! Desde brinquedos, potes de comidas, comidas, e ciumes de mim. Quando eles estão soltos, eu tenho que ficar junto de olho, senão ja começam a brigar por alguma coisa.

Então, se for fazer a tentativa de juntar dois machos, fique sempre atento nos comportamentos e briguinhas. Boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

As causas de um ovo preso é causado muitas das vezes quando a fêmea é muito jovem tentando botar seu primeiro ovo, falta de cálcio na dieta, falta de vitaminas e minerais que impedem a perfeita calcificação do ovo, obesidade, disfunção do trato reprodutivo, excesso de reprodução, infecções do oviduto.

Normalmente duas calopsitas vivem bem juntas, sendo casal ou ambas do mesmo sexo. O problema é que elas tem suas necessidades sexuais e quando tem um macho alfa esse por falta de fêmea faz com que o outro seja a sua fêmea, quando esse outro é submisso, muita das vezes o macho alfa acaba judiando do outro, arrancando penas ou até brigando, pois ele tenta copular e não consegue. 

Eu adotei anos atrás dois machos de uma pessoa que quando comprou eles achava que era um casal e assim foi por quase três anos junto com ela. Quando eles chegaram aqui em casa eu desconfiei que eram dois machos e fiz a sexagem, embora um eu tivesse a certeza ser pois era silvestre, o outro era um lutino,  dai que feito a sexagem foi confirmado. Um deles tratava o outro como se fosse a fêmea e o outro que era muito bonzinho ficava submisso e aceitava, dai que ele não tinha penas na cabeça o que foi constatado que o outro estava fazendo ele de fêmea, quando chegou para mim eu no inicio havia achado que era uma falha genética dos lutinos. O danado fazia com ele tudo que o macho faz com a fêmea, subia nele e tentava copular.Levei eles ao meu veterinário que é criador também e ele me explicou tudo isso, disse que por eles viverem anos juntos poderia ser que nunca mais se separasse e continuassem dessa forma, mas me orientou a juntar com as outras fêmeas que eu tinha e deixar para ver o que ocorria, pois o que me incomodava era o fato dele judiar do outro que era bonzinho, pois ele ficava nervoso por tentar e não conseguir fazer nada. Como eu tinha muitas fêmeas disponíveis em alguns dias o macho alfa já se acertou com uma e o outro pouco tempo depois formou casal com outra. No início ainda mantinham carícias um com o outro mesmo tendo suas menininhas, mas depois cada um formou par com a sua escolhida e acabou o problema.

Se eu fosse você optaria novamente em comprar outra fêmea, pois para eles é importante ter uma companhia do sexo oposto. Não acredito que você tenha problemas de novo com ovo preso, mas eu indicaria para você fazer algumas coisas diferentes, pois assim evitaria essa ocorrência.

Meu veterinário indicou anos atrás para mim deixar osso de siba constantemente na gaiola e grit mineral sempre a disposição, justamente para evitar ovo preso, pois ajuda na formação do ovo e diminui a incidência de ovo preso e mole.

Fala para sua mãe que incidentes acontecem e que um raio dificilmente cai duas vezes no mesmo lugar, estamos sujeitos a tudo e pode ser que vocês venham a ter problemas com dois machos ou com fêmeas, não adianta a gente ficar tentando imaginar o que seria o correto, temos que dar condições deles viverem bem que assim evitaremos os problemas futuros. Boa sorte na sua escolha e depois conte para nos o que você optou.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Obrigado pelas respostas, gente!
Se alguém mais tiver casos a relatar ficarei muito grato!

Eu sou a favor de uma fêmea exatamente para ser uma companheira para ele e não só um "colega". Ainda vou convencê-la de adotarmos outra fêmea.
Já encontrei alguns criadouros próximos de Macaé e já achei algumas fêmeas candidatas. Vi uma albina linda!
Estou tentando achar mais criadouros sérios na região para não precisar ter que ir buscar muito longe e colocar a pobre calô numa viagem muito longa e, também, não tenho coragem de pedir de longe para o animal ser transportado.

Aguardo mais respostas!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Sim, dois machos juntos se dão bem, eu tenho dois machos que ficam juntos em uma gaiola, e tinha mais dois machos e uma femea em uma outra gaiola. Mas um desses meus machos amanheceu morto (acredito que a causa da morte foi a queda, nova gaiola grande e alta e estavam totalmente no escuro pq acabou a luz) chorei mt. 

Agora estão dois machos juntos em uma gaiola, uma femea e um macho em outra gaiola,pq se juntar todos, os mais velhos brigam cm os mais novos

E uma outra gaiola onde tem um filhote de quase 2 meses, q esta na papa desde 25 dias de vida. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...