Jump to content

Perdendo as penas

marilima

Recommended Posts

Bom dia, eu tenho duas calopsitas já tem um tempinho...comecei a trabalhar no início do ano e por isso passei a deixar elas com meu pai, desde então as duas começaram a perder pena. O Ozzy está sem penas por baixo das asas, na cabeça e no pescoço; já a Chanel é apenas no alto da cabeça. Aqui na cidade não tem veterinário que cuide de pássaros então não sei o que fazer. Peguei eles de volta pois lá não estavam cuidando da forma correta. Alguém sabe o que poderia ser ou o que faz as penas crescerem novamente? 

Em 16/11/2021 at 09:33, marilima disse:

Bom dia, eu tenho duas calopsitas já tem um tempinho...comecei a trabalhar no início do ano e por isso passei a deixar elas com meu pai, desde então as duas começaram a perder pena. O Ozzy está sem penas por baixo das asas, na cabeça e no pescoço; já a Chanel é apenas no alto da cabeça. Aqui na cidade não tem veterinário que cuide de pássaros então não sei o que fazer. Peguei eles de volta pois lá não estavam cuidando da forma correta. Alguém sabe o que poderia ser ou o que faz as penas crescerem novamente? 

As penas vão crescer com o tempo. Provavelmente o que aconteceu que pelo estresse de terem saído de uma rotina e ficarem longe de você elas começaram a arrancar as próprias penas e uma das outras. Pode ser que só uma que esteja arrancando, tem que observar. Mude o manejo, dê uma boa alimentação, 12 horas de sono, muita atenção e brinquedos para de distrairem quando não estiver por perto. Uma gaiola bem grande também alivia o estresse. 

É bom procurar um veterinário e se informar. Algumas doenças também causam estresse e a ave pode acabar arrancando as próprias penas.