Jump to content

Macho e fêmea em adaptação


Leandro & Adalberto

Posts Recomendados

Ola amigos preciso da ajuda de vcs, tenho uma lutino fêmea de 6 meses e um arlequim cara branca de 9 meses, mais ele é recém chegado, tipo ela fica doidinha pro ele, coloco a gaiola dela do lado da dele, ela começa a ficar de ponta cabeça no puleiro, e fica pra la e pra cá na gaiola, e ele não da a mínima pra ela, ai coloco ela um pouco na gaiola dele, ela chega perto dele, ele fica meio bravo com ela e da umas bicadas nela, ai tiro ela e tiro tbm a gaiola dela de perto dele, ele começa a gritar e fica chamando ela ç, e não para enquanto não coloco a gaiola dela do lado da dele, mais pq ele não aceita ela dentro da gaiola dele? Será que é pq ele esta em adaptação, tipo tenho ele a poucos dias...

Link para compartilhar
Share on other sites

entao tipo só arrumei ele para fazer companhia para ela msm, nao vou por ninho pra eles nao, só depois 1 um ano de idade dela, mais tipo fico preocupado de deixar os dois na msm gaiola pq ele é arisco nao deixa eu nem passar a mão nele, mais eles se conhece apenas 3 dias kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Ola amigos preciso da ajuda de vcs, tenho uma lutino femia de 6 meses e um arlequim cara branca de 9 meses, mais ele é recém chegado, tipo ela fica doidinha pro ele, coloco a gaiola dela do lado da dele, ela começa a ficar de ponta cabeça no puleiro, e fica pra la e pra cá na gaiola, e ele não da a mínima pra ela, ai coloco ela um pouco na gaiola dele, ela chega perto dele, ele fica meio bravo com ela e da umas bicadas nela, ai tiro ela e tiro tbm a gaiola dela de perto dele, ele começa a gritar e fica chamando ela ç, e não para enquanto não coloco a gaiola dela do lado da dele, mais pq ele não aceita ela dentro da gaiola dele? Será que é pq ele esta em adaptação, tipo tenho ele a poucos dias...

​Ele gosta de ser arroz, apenas acompanhar.

kakakkaakakakk

 

Amigo, brincadeiras a parte.

Sem pressa, eu aqui demoro e muito fazendo as devidas apresentações.

Não somente o medo, como a ansiedade em animais é muito ruim, e cria muito problema comportamental.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

ontem ele bicou ela, ai tirei ela e coloquei no sofá comigo, ai ele começou a gritar ai como ele é arisco coloquei a gaiola dele perto do sofá ele saiu da gaiola e foi pra perto dela e de repente começou a fazer mto barulho

Link para compartilhar
Share on other sites

kkkkk boa cariopassaros,

entao não sei como fazer nao tenho mta experiência, tipo estou tento que deixar ela em uma gaiola e ele em outra, mais deixo uma gaiola do lado da outra, mais a gaiola que ele esta é pequena nao queria deixar ele la mto tempo, mais quando coloco eles juntos ele fica meio arisco com ela e chega a da uma bicada, mais tbm ela não deixa ele quieto kkkk ela fica toda hora mechendo nele, e pega no rabo dele e vai pra la vem pra cá kkkk igual uma doida kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Leandro & Adalberto, 

 

Veja como eu faço, mas o meu processo é quase um ritual budista e paciencia e tempo.

Fiz um copia e cola grotesco de duas respostas minhas anteriores... Não consegui editar

 

 

Aconselho fazer a adaptação aos poucos, comece colocando a fêmea em uma gaiola próxima aa gaiola do macho, mas não tão próxima, e mantenha assim por algum tempo. Para que o mesmo se acostume a ver e ouvir a fêmea.

com o tempo passe a aproximar as gaiolas, um pouco a cada tempo, por exemplo, distancia inicial de 1 m, após uma semana, 80 cm, após 3 dias, 60 cm, até que as gaiolas fiquem encostadas umas nas outras. Caso, ele fique agitado, ou nervoso, aumentar o tempo de espaçamento de 3 dias , para uma semana, mas isso apenas saberá sentindo e observando o convivio de ambos.

Após encontas as gaiolas, e deixar por um tempo, recomendo que deixe sempre a gaiola do macho aberta e a da femea fechada, para que o macho decida e demonstre o quão confiante está para explorar a da fêmea. E de tempo em tempo, poderá trocá-los e gaiola, para que os mesmo explorem a gaiola de ambos e deixem suas marcas também, para quando voltarem para as gaiolas possam continuar convivendo com a "presença" do outro.

Conforme sentir evolução pode deixando-os soltos juntos, para que os mesmos possam se explorar , mas também se afastarem caso queiram.

Da um pouquinho de trabalho, mas acredito ser a forma menos estressante, e como eu costumo fazer aqui em casa.

Não só com as aves, mas também com o convivio com outros animais, aqui todos convivem juntos

 

e também...

 

eralmente eu começo a soltar quando a ave ja esta confortável na minha presença, o que pra mim aqui demora la pra uns 30 dias.

Eu controlo a minha ansiedade e a do ambiente, não tenho pressa.

Deixo um tempo a ave isolada se ambientando apenas com o som, depois com o som e imagem do ambiente, depois ela vai pro local definitivo, e começo a adaptação com a presença, manejo da gaiola, alimentação proximo a gaiola, etc.

Apenas quando a ave atinge a maturidade de aceitar o alimento na minha mão por fora da gaiola, ou se alimentar das verduras e legumes com minha mão próxima, eu passo a a liberar a abertura da gaiola, E passar a conviver sem a grade da gaiola atrapalhando, e por ai vamos evoluindo, para o toque, para levantar. etc.

 

Pode parecer muito tempo, e é mesmo. Mas, eu penso sempre no longo prazo, e nas experiencias positivas dos animais. O que é 30 dias dentro de 2 a 3 décadas.

Prefiro construir uma relação bem sólida.

Assim, mesmo quando passo tempos sem mexer a ave ainda guarda uma lembrança das experiencias positivas

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

sua resposta é quase um poema....muito bom!!!!! paciência e perseverança!!!

kkkkk. Poema!!!!! kkkkkk​

Rindo muito.

entao pessoal viu ter mais paciência hehe mto obrigado pela ajuda

nossa bem legal cariopassaros, realmente preciso esperar mais tipo sou mto ansioso kkkk mais vou ter mais paciência hehe... E vou fazer aproximação as poucos hehe... Obrigaduu

​Veja, qeu não existe uma ciência exata, cada individuo é unico, o humano por traz do processo idem, o ambiente, a gaiola, os sons, etc, etc, etc... 

Logo esses parametros podem mudar.

Tenho um amigo que simplesmente faz pelo processo de Flooding, ou seja, ele chega em casa, pega o animal em questão, e não solta nunca mais, E no final existe um relacionamento muito bom entre eles. Esse processo era muito usado no passado no treinamento animal, e com os Bebês, do tipo, pôe no berço uma hora para de chorar e se acostuma.

Não curto muito o método porque não consigo mensurar o outro lado da balança psicológica que pode causar.

Outros exemplares, a adaptação são mais rápidas. Tenho ave que quando chegamos em casa, em 02 dias, ja estava aceitando tudo na boa, e pedindo pra sair da gaiola, e tive que enrolar ela por uma semana, rsssss.

Mas, o principio é sempre paciência e perseverança, para todos os animais, e claro, uma boa dose de conhecimento animal, comportamento, espécie, behaviorismo, etc, sempre ajuda.

Sempre digo aos mais próximos, QUando não estiver bem, estressado, cansado, com sono, de saco cheio, etc. Sempre evite o contato com os seus animais, a energia é muito forte, e absorção também.

Eu faço isso, quando não to legal, apenas o manejo básico, tirar pra pegar um sol, um treino rápido no máximo. Pq dificilmente estou tão ruim assim. Tem mais seres dependendo do meu equilibrio, rsssssss

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...