Jump to content

Dar para amansar um filhote de 3 meses arisco?


Thiago Barreto
Ir para a solução Resolvido por Leandro & Adalberto,

Posts Recomendados

Boa tarde amigos, Recentemente perdi um filhote, então criei coragem em comprar um, entrei em contato hoje com um criador e segunda feira estarei pegando um filhotinho de 3 ou 4 meses ja se alimentando sozinho  só q arisco mais segundo ele, enele, não belisca, minha dúvida é a seguinte: é possível amansar e acostumar um filhote arisco de 3 meses fora da gaiola? Será que é muito difícil essa façanha? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Então sinto muito pela sua perda... Olha eu acredito que da para amansar sim, vai depender da sua dedicação eu gosto mto dos vídeos da Brenda no YouTube la tem como amansar calopsita, eu peguei um com 9 meses mto arisco não tinha contato mto com as pessoas tipo Vivia em viveiro, vou a sincero não consegui amansalo mais ele vive mto bem aqui tipo deixou ele sair da gaiola ele voa pela casa quando a femia Esta no meu colo ele até chega a voar até meu colo e fina na minha pernanmaisnse Faço um movimento ele voa PR gaiola e quando quero por ele na gaiola é super facio só fingir que vou pegar ele e ele vai rapidinho pra gaiola então tipo ele é arisco mais consigo deixar ele solto dentro de casa sem problema, mais o meu peguei ja com 9 meses neh e agora está com 1 e 3 meses... Então no seu caso sera mais fácil, é a questão vai ser só de vc se dedicar... vou la o vídeo vai gostar... boa sorte 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde amigos, Recentemente perdi um filhote, então criei coragem em comprar um, entrei em contato hoje com um criador e segunda feira estarei pegando um filhotinho de 3 ou 4 meses ja se alimentando sozinho  só q arisco mais segundo ele, enele, não belisca, minha dúvida é a seguinte: é possível amansar e acostumar um filhote arisco de 3 meses fora da gaiola? Será que é muito difícil essa façanha? 

Boa tarde Kawaranu, "Nada é impossível"... partindo desse principio você consegue muita coisa!!! 

Você não conseguirá amansar o filhote deixando-o preso na gaiola, isolado em um canto, ou então se tiver medo de tomar umas “mordidinhas”, pra amansar você tem que interagir com o filhote, quanto mais melhor...inicie por oferecer alimento pela grade da gaiola, depois você deverá ficar em um local calmo e seguro, aonde o pássaro não possa fugir, retirar ele da gaiola e começar o processo de "amanssamento". Sugiro que corte as asas dele pra evitar qualquer acidente... Você pode usar sementes, como a de girassol, frutas, biscoito cream cracker para oferecer ao filhote, fazendo com que ele ganhe confiança e venha comer em sua mão. Procure fazer tudo com muita calma... Não faça movimentos bruscos, eles se assustam facilmente. Aos poucos o filhote irá perder o medo de você, e começará a ter confiança, deste ponto em diante o processo de amansar fica muito facilitado e os resultados serão mais rápidos. 

Boa sorte amigão!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

É melhor vc pedir para ele já cortar para vc as assas mas pesa para cortar as  penas das duas  assas, ma só as penas de vou  deixa as duas penas da ponta da assa sem cortar assim ele fica com estabilidade se cair não vai se machucar ... Para amansar é só ter paciência  e muita calma , deixe a gaiola aberta e deixe ele sai sozinho dela não force nada , nos primeiros dias deixe ele quietinho até  se acostumar com o novo ambiente  .

Outa coisa esterelize bem a gaiola que ele vai ficar lave bem com água e detergente e depois coloque uns 5 litros de água em um balde com  6 colheres de água sanitária e enxague a gaiola e os  poleiros potes e tudo que estiver nela  e por ultimo enxague com água bem limpa seque com um pano limpo eu uso um pano de prato  limpo depois deixe no sol para secar bem .....  Nunca use pano de chão para secar os pote de comida e de água pois pode passar bactérias e ele ficar dente,  todo o cuidado é pouco com esses bichinho são muito senciveis 

Boa sorte amigo quando ele chegar poste foto para nos conhecer seu novo amiguinho:D

Link para compartilhar
Share on other sites

É melhor vc pedir para ele já cortar para vc as assas mas pesa para cortar as  penas das duas  assas, ma só as penas de vou  deixa as duas penas da ponta da assa sem cortar assim ele fica com estabilidade se cair não vai se machucar ... Para amansar é só ter paciência  e muita calma , deixe a gaiola aberta e deixe ele sai sozinho dela não force nada , nos primeiros dias deixe ele quietinho até  se acostumar com o novo ambiente  .

Outa coisa esterelize bem a gaiola que ele vai ficar lave bem com água e detergente e depois coloque uns 5 litros de água em um balde com  6 colheres de água sanitária e enxague a gaiola e os  poleiros potes e tudo que estiver nela  e por ultimo enxague com água bem limpa seque com um pano limpo eu uso um pano de prato  limpo depois deixe no sol para secar bem .....  Nunca use pano de chão para secar os pote de comida e de água pois pode passar bactérias e ele ficar dente,  todo o cuidado é pouco com esses bichinho são muito senciveis 

Boa sorte amigo quando ele chegar poste foto para nos conhecer seu novo amiguinho:D

enfim meu novo amiguinho chegou... Amanhã ficarei sabendo qual o sexo dele, que vai chegar o resultado da secagem que o criador fez, sabe me dizer qual a mutação dele?

Esse criador me parece ter uma boaa procedência, vacinou ele lá na minha frente ia colocar anilha mas eu não quiz que ele colocasse... Ele ta muito assustado aqui na gaiola vou deixar ele Quetinho, o criador disse se eu quiser hoje anoite posso deixar a gaiola aberta pra ver se ele sai sozinho, devo fazer isso ou esperar? Estou ansioso

IMG_20151026_103802093.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

muito lindo.... mais já comecei da maneira errada, ele tava todo agitado na gaiola correndo de um lado para outro enfiando a cabeça nas brechas da grade, ai eu coloquei a gaiola no chão e abrir a porteira, ele saiu rapidinho, dai tentei dar semente no bico dele, ai ele pulou fugindo, dai deixei ele a vontade, mas ele foi para debaixo da cama ai eu fui pegar ele com a mão, dai ele me deu uma bicada que sangrou rsrsrsrs, então não sei se amanha deixo ele fora denovo, ou se espero mais um pouco e enquanto isso fico conversando com ele por fora da gaiola, ele ta muito arisco e brabo, será q amansa mesmo?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá... não tenho uma arisca mas vou falar pelo que acho correto ao meu ver...Nos primeiros dias deixe ele se acostumar com vc. Mantenha a gaiola sempre perto. Depois de dois ou três dias, abra e deixe-o sair de vontade própria. Coloque sementes perto de vc para ele se aproximar. Qdo vc perceber que ele está a vontade, tente um carinho. Sem movimentos bruscos para não assustá-lo. Deixe no tempo dele. Sei que a ansiedade para pegar e fazer carinho é grande, mas esses primeiros contatos são cruciais para a relação de vcs. Qualquer coisa que o assuste ou o deixe desconfiado, atrasará no amansamento! Espero ter ajudado!

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá... não tenho uma arisca mas vou falar pelo que acho correto ao meu ver...Nos primeiros dias deixe ele se acostumar com vc. Mantenha a gaiola sempre perto. Depois de dois ou três dias, abra e deixe-o sair de vontade própria. Coloque sementes perto de vc para ele se aproximar. Qdo vc perceber que ele está a vontade, tente um carinho. Sem movimentos bruscos para não assustá-lo. Deixe no tempo dele. Sei que a ansiedade para pegar e fazer carinho é grande, mas esses primeiros contatos são cruciais para a relação de vcs. Qualquer coisa que o assuste ou o deixe desconfiado, atrasará no amansamento! Espero ter ajudado!

pois é vou deixar ele esses dias na gaiola, vou ficar conversando com ele, no fim de semana eu deixo ele solto

Link para compartilhar
Share on other sites

como ele é arisco confirma se as penas das asas não estão grandes, e se estão cortadas de forma correta para ele não ir longe quando vc soltar ele!! boa sorte no amansamento! as calôs precisam de carinho e paciência para ficarem confiantes! o mais importante e evitar movimentos bruscos nunca tentar pegar ele por cima , sempre levar a mão delicadamente na direção dos pés!! e deixar ela criar um laço de confiança com vc!! parabéns pela escolha é uma ave bem bonita

Link para compartilhar
Share on other sites

É possivel amansar filhotes e até adultos ariscos. Comece desde já a adaptar ele ao novo lar. Pendure a gaiola num local onde tenha bastante movimento na casa, os meus eu sempre deixo na área que antecede a cozinha, pois essa é o local de maior movimento da casa e prega a gaiola na parede ao lado da porta numa altura onde o topo dela fique na altura de sua cabeça, assim poderá interagir com ele a qualquer momento.

Deixe a portinha aberta o maior tempo possível do dia, apenas lembre de cortar as penas da asa, não force ele a sair, quando tiver vontade e sentir-se seguro ele sairá sozinho. Vá ate a gaiola ou mesmo de longe e converse sempre com ele de forma carinhosa para transmitir segurança, quando ele começar a sair sozinho você pode tentar uma aproximação, oferecendo comida em suas mãos. O girassol é o alimento que mais atrai eles. Tente oferecer a ele, caso recue deixe num local ou poleiro próximo para ele pegar sozinho e conversando com ele de longe incentive ele a ir buscar. Repita isso muitas vezes ao dia. Nunca chegue com suas mãos por cima da cabeça dele, sempre por baixo e de forma rasteira para ele não sentir-se ameaçado. Quando estiver comendo em suas mãos poderá tentar fazer ele subir no seu dedo esfregando o dedo na barriguinha dele e quando pegar no dedo vire sempre ele para o seu peito para tirar a visão dele e ele não tentar voar, podendo colocar a outra mão espalmada nas asas dele, assim evitará quedas bruscas no início.

Nunca grite, fale alto, faça movimentos bruscos, pois se ele perder a confiança e nunca mais ele confiará em você. Seja muito persistente e repetitivo que assim conseguira atingir os seus objetivos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...