Jump to content

Casal de calopsita não acasala


Camilafvaro
Ir para a solução Resolvido por Gabs Sant,

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal estou com um casal, macho cara branca de 1 ano e 3 meses e afemea com 1 ano e 1 mês, eles vivem sozinhos em um viveiro, e se dão muito bem, estão juntos desde os 3 meses de idade, já se comportam como casal, trocam carinhos, já coloquei o ninho tem 4 meses e o macho está sempre arrumando o ninho, cantando bastante, a femea tb entra no ninho, mas o acasalamento até agr nunca vi, já vi tentativas como ela se abaixar e ele tenta subir, mas não sobe, parece q fica com receio, ultimamente ele tá ficando bastante no ninho, canta e as vezes fica os dois lá dentro, será questão de tempo ou tem algo errado? Esse comportamento dele é normal em ficar muito no ninho? Eu não vejo a femea chamar ele pra acasalar, como já vi vídeos de algumas. Mas ela troca carinhos com ele. Eles vivem juntos nesse viveiro desde sempre.

20220116_192407.jpg

IMG-20220116-WA0001.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
15 horas atrás, Camilafvaro disse:

Boa tarde pessoal estou com um casal, macho cara branca de 1 ano e 3 meses e afemea com 1 ano e 1 mês, eles vivem sozinhos em um viveiro, e se dão muito bem, estão juntos desde os 3 meses de idade, já se comportam como casal, trocam carinhos, já coloquei o ninho tem 4 meses e o macho está sempre arrumando o ninho, cantando bastante, a femea tb entra no ninho, mas o acasalamento até agr nunca vi, já vi tentativas como ela se abaixar e ele tenta subir, mas não sobe, parece q fica com receio, ultimamente ele tá ficando bastante no ninho, canta e as vezes fica os dois lá dentro, será questão de tempo ou tem algo errado? Esse comportamento dele é normal em ficar muito no ninho? Eu não vejo a femea chamar ele pra acasalar, como já vi vídeos de algumas. Mas ela troca carinhos com ele. Eles vivem juntos nesse viveiro desde sempre.

20220116_192407.jpg

IMG-20220116-WA0001.jpg

É a primeira reprodução deles, é tudo novo, eles não sabem ao certo o que fazer. Aqui demorou dias até aceitarem o ninho e demorou mais ainda até começarem a acasalar. Você fica 24hrs olhando eles? Podem já ter acasalado e você não viu. 

Mas super normal isso tudo, tenha paciência. Já reforce muito a alimentação, assim ficam mais preparados (essa preparação com alimentação é antes de pôr o ninho). 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

ATUALIZANDO ontem vi minha calopsita desinquieta entrando e saindo do ninho a noite, isso foi até de madrugada. Hj o dia todo os dois entravam e saiam do ninho, e agr a noite notei que ela está dentro do ninho. Será que está querendo botar? Se sim estou com receio q o ovo não esteja galado pq nunca vi eles acasalarem, ele ainda corteja ela, fica dando pulinhos e cantando e fazendo carinho nela, ela retribui. Se ela botar, eles não devem acasalar mais? E se acasalar quer dizer que o ovo pode não estar galado e posso jogar fora e tirar o ninho? Isso se ela botar, mais suas fezes estão bem grandes e mais pastoras desde ontem tb, qnto tempo ela pode demorar a botar pra me saber se está tudo correndo bem ou se ela pode estar com ovo preso?

IMG-20220122-WA0157.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Camilafvaro disse:

ATUALIZANDO ontem vi minha calopsita desinquieta entrando e saindo do ninho a noite, isso foi até de madrugada. Hj o dia todo os dois entravam e saiam do ninho, e agr a noite notei que ela está dentro do ninho. Será que está querendo botar? Se sim estou com receio q o ovo não esteja galado pq nunca vi eles acasalarem, ele ainda corteja ela, fica dando pulinhos e cantando e fazendo carinho nela, ela retribui. Se ela botar, eles não devem acasalar mais? E se acasalar quer dizer que o ovo pode não estar galado e posso jogar fora e tirar o ninho? Isso se ela botar, mais suas fezes estão bem grandes e mais pastoras desde ontem tb, qnto tempo ela pode demorar a botar pra me saber se está tudo correndo bem ou se ela pode estar com ovo preso?

IMG-20220122-WA0157.jpg

Depois que começam a acasalar, geralmente uma semana depois a fêmea bota o ovo, mas como você não viu eles acasalando vai ter que esperar. Se o comportamento dela mudar bruscamente você corre pro veterinário, pode ser ovo preso (se ela ficar mais quieta, cansada, não defecar direito, não se alimentar bem...). 

Depende de cada casal mas geralmente depois de botar o 1° ovo eles continuam acasalando. Como você disse que não fica o tempo todo com eles, eles podem ter acasalado e você nem viu, então esse ovo pode sim estar galado. Calopsitas botam em média de 4 a 6 ovos, podendo botar mais ou menos, cada um com intervalo de 1 dia (se ela botar um ovo hoje, amanhã ela não bota, ai depois bota). Pode abrir o ninho toda manhã sem problemas só para ver se tem ovo, mas não fique mexendo muito para não correr risco de abandonarem. Depois que o último ovo tiver 5 dias de choco você faz a ovoscopia em todos para saber se tem filhote, se não tiver você pode descartar e retirar o ninho. Dá um descanso de 40 dias pro casal reforçando muito a alimentação e depois tenta de novo. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutos atrás, Camilafvaro disse:

Boa tarde hj ela colocou o primeiro ovo, o macho está ficando no ninho, esta certo já começar a chocar? Como faço a contagem para fazer a ovoscopia? 

Olá. Que ótimo! 

Está certinho sim, tem casal que começa a chocar desde o primeiro ovo. Veja se estão revezando para chocar. 

A contagem você faz assim: como hoje botou um ovo você começa a contar 5 dias, se ela botar outro ovo você reinicia a contagem. Quando conseguir contar 5 dias você liga a lanterna do celular e faz a ovoscopia, se estiver tudo branco você retira o ninho e os ovos e dá um descanso pro casal, se tiver veias vermelhas você deixa todos os ovos e espera os filhotes nascerem 😁

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, hj tem mais um ovo, como vc falou reiniciei a contagem, estão cuidando certinho, macho passa o dia todo no ninho e a noite a femea entra pra durmir e passa a noite toda tb, está botando dia sim dia nao por enquanto. Qntos ovos a femea costuma colocar? Por enquanto estão comendo o que já comiam porém estou oferecendo mais vezes na semana, sementes e extrusada eles já comiam todos os dias (sementes em menor qntidade). Agr couve, cenoura, jilo, beterraba, ovo, banana, maça e milho estou oferecendo 3 vezes na semana, vou variando, gostaria de saber a respeito de farinhada, qndo começar a oferecer? Qual marca me indicam?

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Camilafvaro disse:

Boa noite, hj tem mais um ovo, como vc falou reiniciei a contagem, estão cuidando certinho, macho passa o dia todo no ninho e a noite a femea entra pra durmir e passa a noite toda tb, está botando dia sim dia nao por enquanto. Qntos ovos a femea costuma colocar? Por enquanto estão comendo o que já comiam porém estou oferecendo mais vezes na semana, sementes e extrusada eles já comiam todos os dias (sementes em menor qntidade). Agr couve, cenoura, jilo, beterraba, ovo, banana, maça e milho estou oferecendo 3 vezes na semana, vou variando, gostaria de saber a respeito de farinhada, qndo começar a oferecer? Qual marca me indicam?

Que ótimo! 

Depende de cada fêmea mas botam em média de 4 a 6 ovos, as minhas não passaram de 5 ovos. A comida pode deixar a vontade e alimentos naturais pode oferecer todo dia agora, bom que ficam mais preparados para os filhotes. 

A farinhada aqui já usei a da Pássaro Forte (não gostei muito) e a da Nutrópica que apesar de ser cara os meus adoraram e eu também. Todo dia eles limpavam o pote da farinhada, junto com o ovo era o principal alimento que os pais davam para os filhotes. Pode oferecer a farinhada desde agora e ir até o final da reprodução. 

Editado por Gabs Sant
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Atualizando, até agr ele só colocou 3 ovinhos e pelo jeito não vai mais botar, fiz a ovoscopia pq deu 5 dias do último ovo e para minha surpresa os 3 estão galados, estou muito feliz, eles estão cuidando direitinho e estao chocando revezando certinho desde o primeiro ovo. Agr eu conto quantos dias para o nascimento do primeiro ovo?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutos atrás, Camilafvaro disse:

Atualizando, até agr ele só colocou 3 ovinhos e pelo jeito não vai mais botar, fiz a ovoscopia pq deu 5 dias do último ovo e para minha surpresa os 3 estão galados, estou muito feliz, eles estão cuidando direitinho e estao chocando revezando certinho desde o primeiro ovo. Agr eu conto quantos dias para o nascimento do primeiro ovo?

 

 

Que ótimo!! 

Na primeira ninhada é normal serem poucos ovos, mas estarem todos galados é ótimo! 

Aqui nascem com 17 dias de choco, mas depende de vários fatores. São em média 17 a 24 dias de choco para nascerem. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Gabs Sant disse:

Que ótimo!! 

Na primeira ninhada é normal serem poucos ovos, mas estarem todos galados é ótimo! 

Aqui nascem com 17 dias de choco, mas depende de vários fatores. São em média 17 a 24 dias de choco para nascerem. 

Só uma pergunta, a um tempo atrás vc me respondeu como poderia vir os filhotes de acordo com o q os pais poderia portar, eu entrei na calculadora birdsdiacovery pra fazer, mas não sei o q colocar naquele x1 ou x2, sabe me falar como fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Camilafvaro disse:

Só uma pergunta, a um tempo atrás vc me respondeu como poderia vir os filhotes de acordo com o q os pais poderia portar, eu entrei na calculadora birdsdiacovery pra fazer, mas não sei o q colocar naquele x1 ou x2, sabe me falar como fazer?

Eu não sei usar essa calculadora, eu uso uma que é em inglês. No canal "Plantel Amigo de Penas" tem vídeos ensinando a usar as duas calculadoras, acho que vai ser mais explicativo que eu te escrever por aqui. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...