Jump to content

Calopsita ficando com a cabeça pelada!!!


Ricardoafl

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Eu tenho um casal de calopsitas e a fêmea amarela está ficando com a cabeça pelada conforme a foto que postei, assim separei os 2 para não passar para o macho porque ainda não sei o que é. Alguém tem ideia do que possa ser??

calopsita foto.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Alguns lutinos por herança genética possuem falhas na nuca, mas não é o caso do seu, o que está acontecendo é que o macho devido ao período reprodutivo arranca as penas da fêmea. Não precisa separar pois não é nenhuma doença. Eu também não separaria pois os dois se entendem mesmo ele arrancando, a fêmea mesmo ele fazendo isso uma vez que forma casal não se importa e sente a falta dele. Quando o ciclo estiver acabando ele dá uma acalmada e para de arrancar, até que comece tudo novamente de período em período. Não tem o que fazer, eu tenho um casal que acontece isso, já fiz de tudo, até separar, mas eu percebia que eu era a intrusa, eles ficavam nervosos pois queriam ficar juntos e a fêmea não se importava, então resolvi não intervir, pois a natureza é sabia e eles sabem o que fazem. O meu casal está assim agora, a fêmea está careca, mas daqui a uns dias começa a nascer as penas novamente e tudo fica bem, até que inicie tudo de novo. Deixe eles juntos e a vontade que eles resolveram entre si as suas diferenças.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum, e a minha duvida e parecida com ado  Ricardo e a 6 meses atras adi quiri um casal filhotes de lutinos  quase adulto por algum tempo fiquei em duvida se era mesmo casal, pois eles faziam u barulho parecia que estavam brigando e começaram a ficar careca , ai separei os dois, doi dias depois percebi que um deles naõ saia do cacho te ai que percebi estava chocando 2 ovinhos, agora se eu colo eles junto ela sai do ninho volta raras veses se eu separo ela volta pro ninho fica dia e noite sai uma vês o outra para comer, e percebi que e la que arranca as penas dele e come, o que devo fazer, separo ou deixo eles junto?  

Link para compartilhar
Share on other sites

@Albertino seu caso é identico ao anterior. Deixe eles juntos pois se entendem a maneira deles, apenas deixe eles numa gaiola grande o suficiente para que o que está sendo mutilado fuja caso não queira permitir. Mas por experiência própria digo que isso não acontece, mesmo o macho ou a fêmea arrancando penas o outro fica firme ao lado desse pois se gostam a maneira deles. Eu apenas indicaria separar se a agressão for muito violenta e chegar a machucar com sangue, caso contrário eles sabem o que fazem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...