Jump to content

Dicas sobre cuidados de Calopsita Resgatada


aslan
Ir para a solução Resolvido por Gabs Sant,

Posts Recomendados

Olá gente, boa tarde. 

Eu resgatei uma calopsita há algumas horas, ela havia fugido e estava na rua, muito machucada, com sinais de maus tratos, como o rabo/penas do rabo cortadas e as unhas também que inclusive estavam machucadas.

Acredito ser um macho (não sei como identificar se é macho ou femea), e está muito estressado e arisco, estava piando/gritando muito, e bufava quando parava no canto da parede, foi uma luta para conseguirmos pegá-lo e colocá-lo em uma gaiola emprestada, com água e ração doada por amigos.

Agora a ave está na gaiola e parece estar mais calma, coloquei ela na cozinha onde era mais calmo e não tinha muita gente (vieram muitas crianças querendo pega-lo e como vi que isso estressou a ave eu decidi colocá-la na cozinha.)

Gostaria de pedir encarecidamente a ajuda de vocês e dicas, se possível, de como cuidar dessa ave, e como posso identificar se é macho ou fêmea. É a primeira vez que cuido de uma ave assim, tenho receio de fazer algo errado e estressar a ave.

Muito obrigado pela atenção!

(Sou novo no fórum, encontrei após pesquisas)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
5 minutos atrás, aslan disse:

Olá gente, boa tarde. 

Eu resgatei uma calopsita há algumas horas, ela havia fugido e estava na rua, muito machucada, com sinais de maus tratos, como o rabo/penas do rabo cortadas e as unhas também que inclusive estavam machucadas.

Acredito ser um macho (não sei como identificar se é macho ou femea), e está muito estressado e arisco, estava piando/gritando muito, e bufava quando parava no canto da parede, foi uma luta para conseguirmos pegá-lo e colocá-lo em uma gaiola emprestada, com água e ração doada por amigos.

Agora a ave está na gaiola e parece estar mais calma, coloquei ela na cozinha onde era mais calmo e não tinha muita gente (vieram muitas crianças querendo pega-lo e como vi que isso estressou a ave eu decidi colocá-la na cozinha.)

Gostaria de pedir encarecidamente a ajuda de vocês e dicas, se possível, de como cuidar dessa ave, e como posso identificar se é macho ou fêmea. É a primeira vez que cuido de uma ave assim, tenho receio de fazer algo errado e estressar a ave.

Muito obrigado pela atenção!

(Sou novo no fórum, encontrei após pesquisas)

O melhor é você fazer pesquisas. No YouTube tem diversos vídeos explicativos. 

Não force ele a nada, deixe-o a vontade. Ele tem que dormir por 12 horas (ir dormir as 19h e acordar as 7h), tem que dormir em lugar escuro e silencioso, se tiver som ele não dorme e acaba ficando estressado. Compre uma gaiola grande quando puder, grande o possível para ele se movimentar confortavelmente. A alimentação dele pode oferecer alimentos naturais como verduras, legumes e frutas (mas pesquise antes de oferecer, alguns alimentos são proibidos). A base alimentar deve ser a ração extrusada e não as sementes (sementes só como petisco, pode usar elas a favor dele se acostumar com você), faça a transição aos poucos. Comprei brinquedos que ele possa destruir, tem muitos na shopee com frete grátis. 

Pode enviar uma foto? Algumas mutações tem como identificar se é macho ou fêmea, já algumas só com exame de sexagem. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Caramba muito obrigado! Eu estou fazendo algumas pesquisas pra tentar entender melhor, ja que é a primeira vez que cuido de um bichinho assim. Agradeço muito pelas dicas e conselhos! 

(tentei anexar uma foto aqui mas nal estou conseguindo)

Muito obrigado pela atenção!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, aslan disse:

Caramba muito obrigado! Eu estou fazendo algumas pesquisas pra tentar entender melhor, ja que é a primeira vez que cuido de um bichinho assim. Agradeço muito pelas dicas e conselhos! 

(tentei anexar uma foto aqui mas nal estou conseguindo)

Muito obrigado pela atenção!

De nada! Boa sorte com ele e qualquer dúvida só mandar aqui no fórum. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...