Jump to content

Devo manejar minha calopsita nova?


mathias

Posts Recomendados

Bom dia! Sou dono novo e de primeira viagem de calopsita. Sempre tive admiração por esses bichinhos e domingo passado pude realizar esse sonho finalmente. A Zebra (aproximadamente 3-4 meses de vida) está comigo há três dias, porém aparenta não estar se alimentando ou bebendo água direito. Como adquiri ela em uma noite de domingo, os veterinários estavam fechados, então no dia seguinte, segunda, levei-a para aparar as asinhas (tive medo de fazer por conta e machucá-la). Tenho receio disso ter deixado ela muito estressada a ponto de não querer se alimentar nem se mexer, pois até então fica paradinha em um canto da gaiola e não quer sair, mesmo com as portas abertas. Andei pesquisando bastante e ao que tudo indica é um comportamento normal, elas ficam assim até se acostumarem com a nova casa. Porém, também li que o amansamento enquanto filhote é crucial, e agora tenho medo de tê-la traumatizado devido à todas as mudanças repentinas que ela tem passado. Converso com ela todos os dias por no mínimo meia hora, faço carinho apesar dela fugir (sempre com movimentos calmos) e ela também chegou a subir no meu dedo algumas vezes. A veterinária disse que ela está muito saudável e que já temos alguma conexão apesar dela ainda não confiar em mim, mas quando a vejo tão quietinha na gaiola acabo por duvidar disso. Hoje é o terceiro dia dela aqui, devo já tentar pegá-la para acostumar com minha mão ou espero mais um pouco? Novamente, não quero deixá-la estressada por demais, visto que ainda foge e faz um som de chiado quando me aproximo. No primeiro dia evitei interações com ela, como indicado. Tomara que eu não tenha arruinado as chances de criar laços com ela. :/

 

Qualquer ajuda é bem vinda. Muito obrigado! 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, mathias disse:

Bom dia! Sou dono novo e de primeira viagem de calopsita. Sempre tive admiração por esses bichinhos e domingo passado pude realizar esse sonho finalmente. A Zebra (aproximadamente 3-4 meses de vida) está comigo há três dias, porém aparenta não estar se alimentando ou bebendo água direito. Como adquiri ela em uma noite de domingo, os veterinários estavam fechados, então no dia seguinte, segunda, levei-a para aparar as asinhas (tive medo de fazer por conta e machucá-la). Tenho receio disso ter deixado ela muito estressada a ponto de não querer se alimentar nem se mexer, pois até então fica paradinha em um canto da gaiola e não quer sair, mesmo com as portas abertas. Andei pesquisando bastante e ao que tudo indica é um comportamento normal, elas ficam assim até se acostumarem com a nova casa. Porém, também li que o amansamento enquanto filhote é crucial, e agora tenho medo de tê-la traumatizado devido à todas as mudanças repentinas que ela tem passado. Converso com ela todos os dias por no mínimo meia hora, faço carinho apesar dela fugir (sempre com movimentos calmos) e ela também chegou a subir no meu dedo algumas vezes. A veterinária disse que ela está muito saudável e que já temos alguma conexão apesar dela ainda não confiar em mim, mas quando a vejo tão quietinha na gaiola acabo por duvidar disso. Hoje é o terceiro dia dela aqui, devo já tentar pegá-la para acostumar com minha mão ou espero mais um pouco? Novamente, não quero deixá-la estressada por demais, visto que ainda foge e faz um som de chiado quando me aproximo. No primeiro dia evitei interações com ela, como indicado. Tomara que eu não tenha arruinado as chances de criar laços com ela. :/

 

Qualquer ajuda é bem vinda. Muito obrigado! 

Sim, é normal ficarem mais quietas nos primeiros dias na casa nova, elas estão assustadas. Precisa deixar ela quietinha em lugar calmo para se acostumar. Cuidado com isso de ela não comer, isso não é normal, no máximo nos dois primeiros dias é normal não comer, depois disso ela precisa comer. 

Nunca, NUNCA, force contato com ela, isso pode traumatiza-la e dificultar esse laço com ela. Amansar não é acostumar ela com você, é conquistar a confiança dela. 

Não tinha necessidade nenhuma de cortar as asas, te recomendo não cortar mais. A ave passa por muito estresse por algo meio inútil. O corte não previne fulgas, causa vários problemas de saúde na ave e ainda deixa ela traumatizada por ser agarrada a força e perder seu principal meio de locomoção. Se algo enorme e assustador estivesse indo atrás de você e alguém tirasse suas pernas e só deixasse você andar de cadeiras de rodas, como se sentiria? Certeza que sua ave deve estar muito assustada e traumatizada por isso. É um erro de iniciante. 

Não force contato, não faça movimentos bruscos e nem sons altos perto dela, coloque a comida pra fora da gaiola e veja se ela sai pra comer... Deixe ela confortável, respeite os limites dela. Com o tempo ela vai saber que você não é uma ameaça e vai começar a confiar em você. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...