Jump to content

vitaminas e suplementos


rafiki_

Posts Recomendados

faz dois anos que tenho uma calopsita e ainda não consegui trocar as sementes pela ração extrusada,já dei da nutropica,reino das aves,mega zoo e nada,ela come cenoura,couve,maçã,ovo,milho e beterraba porém nem sempr come todos depende do dia.

alguém sab uma dica para troca as sementes como base da alimentação pelas extrusada? gostaria de dicas tbm de suplementos alimentares e vitaminas que não tenha prescrição médica.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, rafiki_ disse:

faz dois anos que tenho uma calopsita e ainda não consegui trocar as sementes pela ração extrusada,já dei da nutropica,reino das aves,mega zoo e nada,ela come cenoura,couve,maçã,ovo,milho e beterraba porém nem sempr come todos depende do dia.

alguém sab uma dica para troca as sementes como base da alimentação pelas extrusada? gostaria de dicas tbm de suplementos alimentares e vitaminas que não tenha prescrição médica.

Não de nenhum suplemento ou vitamina, são medicamentos e só devem ser dados quando o veterinário prescrever. Excesso de vitamina também faz mal. 

A transição é algo complicado mesmo, mas não pode desistir. Aqui demorou 1 mês até comerem só extrusada, mas tem gente que demora anos até a ave aceitar, tem que conhecer sua ave e oferecer do melhor jeito possível. 

Aqui eu primeiro comecei a oferecer só o que comiam por dia (10g, mas depende de cada ave), pra isso é bom comprar uma balança de precisão, até para pesar sua ave. Depois disso eu tirei 3g das sementes e adicionei 3g da extrusada, tudo no mesmo pote misturado. É normal ela não comer nos primeiros dias, isso porque não sabe que aquilo é comida, ela precisa aprender. Mesmo ela não comendo e pedindo mais sementes, não dê! Você precisa ser firme. 

Mantenha as 3g de ração e 7g de sementes até ela começar a comer. Pra ajudar, como você citou alguns alimentos naturais que ela come, você pode colocar o alimento no potinho e polvilhar um pouco de extrusada por cima (se a extrusada molhar ela só dura 3 horas, se atente nisso). O segredo é misturar com alimentos que ela já começou, ou, se for mansa, você pode fingir que está comendo a extrusada, boa parte das calopsitas se interessam pelo o que o tutor está comendo. Quando ela começar a comer você pode pôr 5g de extrusada e 5g de sementes, se ela continuar comendo você mantêm assim por 1 semana e depois passa pra 7g se extrusada e 3g de sementes por uma semana, até ela estar comendo só extrusada. 

Eu prefiri fazer a transição com a megazoo pm-13, ela é menorzinha é minhas aves aceitaram rápido. Por não encontrar muito ela por aqui eu mudei para a Nutrópica, também comem bem. Só gosto dessas duas, muitas pessoas dizem ser as com melhores valores nutricionais para a calopsita. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...