Jump to content

Minha calopsita pode ficar doente ?

Nivek

Recommended Posts

Olá, eu tinha 2 calopsita, mas uma veio a falecer, tinha 6 anos, com sintomas de peito seco, ela estava super fraca e infelizmente não resistiu. Eu tenho uma outra de 2 anos, que vive andando pela casa, super mansa. Ao contrário da outra ela vive fora da gaiola, mas de noite quando ia dormir ficava em cima da gaiola da mais velha. Eu não conheço muito do assuntos, mas tem a possibilidade de a mais nova ter adquirido a doença por talvez estarem próximas. No momento ela está bem não vejo sinais de nada, mas estou com medo de que ela tenha o msm problema.

Primeiro de tudo, peito seco não é uma doença.... e sim a consequência de alguma , agora qual delas , isso só um exame de laboratório poderia dizer. Existem inúmeras doenças que levam a ave a ficar com o peito seco, o que por sinal é a prova de que a doença já está em estágio avançado. Sei bem a dificuldade de contar com um vet especializado em aves quando se mora em cidades pequena. Mas pelo menos 1 vez por ano, eu mesma realizo os exames de saúde na minhas aves, peço os kits, colho as fezes e envio, até agora graças a Deus não houve nenhum problema, mas se houver, com esses exames em mãos, já mais da metade do caminho andado pra procurar ajuda mesmo que seja online. 

Agora, uma coisa é quase que certa, se uma estava doente , e a outra mantinha contato , com certeza essa ave tmb estará com o mesmo problema, só que por ser mais nova e mais resistente isso ainda não apareceu. A única coisa que posso te orientar é que faça os exames, não é tão caro, e vc pode pagar em várias parcelas, isso pelo menos uma vez por ano já ajudará a manter suas aves saudáveis e vc com a cabeça tranquila.

Qualquer doença que seja contagiosa se propaga pelo ar, não há necessidade dos passaros terem contato físico ou estarem próximos, basta estar no mesmo ambiente ou o próprio dono poderá ser o agente transmissor, através de um carinho ou até mesmo na hora de limpar pondo as mãos no passaro doente e depois ponto as mãos no outro.

O peito seco não é uma doença, então precisaria saber do que ela morreu, como isso não é possível também não precisa sair fazendo exames desnecessariamente, pois existem dezenas de exames para vários tipos de doença e você não tendo idéia do que ela tinha, é como dar um tiro no escuro, fará determinados exames e ela poderá ter tido outro tipo de doença que não será diagnosticada.

Primeiramente pense nos dias/semanas que antecederam a convalecencia e morte do pássaro. Ela teve algum contato com qualquer ave de fora da sua casa? Existem pássaros da natureza que possam sobrevoar o seu quintal ou acomodações onde elas ficam? Você ou alguém de sua família teve algum contato com qualquer ave fora de sua casa e ao voltar não lavou as mãos e tocou nelas para brincar ou qualquer outra situação? Você ou alguém de sua familia esteve em algum petshop e teve contato com algum passaro que tinha lá?

Se nenhuma dessas respostas forem positivas e você não se recordar de nenhuma situação de risco onde possa ter tido contato com alguma ave doente ou portadora de doença e ter transmitido para elas, provavelmente ela morreu de doença não contagiosa que adquiriu dentro das próprias acomodações. Algumas doenças que podem ser contraídas sem precisar de contágio são coccidiose que mata lentamente, pois os passaros adquirem a doença através das próprias fezes (por isso é necessário a higienização diariamente), pneumonia que até mesmo no verão ataca muito os passaros devido a falta de umidade do ar, entre outras doenças.

Esses exames que fazemos somente são indicados uma vez quando adquirimos um passaro, pois não sabemos quais as condições que eles eram mantidos antes de chegar em nossas casas, após chegar se mantivermos eles isolados dos fatores de risco não há mais necessidade de fazer esses exames novamente. Eu mesma só faço quando compro um passaro e o parasitológico uma vez ao ano pois nesse caso poderão adquirir as doenças nas próprias fezes como a coccidiose.

Se ela está ativa eu recomendo que faça uma quarentena dela, ou seja, observe ela por esse período a cada momento, se ela tiver contraído qualquer coisa demonstrará um leve sintoma no início que se agrava a medida que o tempo irá passando. Caso queira fazer um exame faça o parasitológico completo, pois ele é um exame barato e diagnostica todos os parasitas, agora se você tem dúvida de possível contágio por outros passaros ou pessoas transmissoras faça todos os exames. 

Caso precise de um veterinário, no Rio de Janeiro tem a clinica Niaas do Dr. Felipe Bath que é especializado em aves e atende 24 hs com internações quando necessário.

Acho que você vai gastar dinheiro com veterinário, já que está na dúvida faça os exames que pelo menos você terá algum diagnóstico, veterinário nenhum no olhômetro vai achar alguma doença a menos que ela tenha algum sintoma aparente e visível. Ele se for muito bom irá examinar ela e se não tiver algo aparente dirá que ela está bem ou solicitar exames que é o que você pode fazer sem a consulta, mas normalmente eles não pedem sem ter uma idéia do que pode ter ocorrido com a outra. Se eu fosse fazer exames em todos os passaros que tenho cada vez que um adoecesse eu iria a falência e sem dizer que você irá dar o tiro para um lado (fazer algum exame) e o tiro teria que ir para o outro (teria que fazer algum outro exame). Essas dicas quem me deu foi meu veterinário, disse que quando morre algum passaro temos que ter a frieza e paciencia para esperar e ver se irá aparecer algum sintoma que indique para onde você deve ir. Nenhum passaro morre da noite para o dia, quando isso ocorre que o dono diz "ele morreu de repente" na verdade ele já demonstrou algum sintoma pelo menos uma semana antes ou mais, mas na grande maioria o dono nunca percebe por inexperiência ou por falta de observar e conhecer melhor o seu passaro. Quando comecei perdi pelo menos umas cinco calopsitas, mas a cada perda aprendia algo de diferente com meu veterinário e aos poucos fui aprendendo a conhecer sintomas, hoje não perco uma calopsita a quase três anos e as que ficaram doentes todas se recuperaram pois consegui reconhecer a tempo os sintomas e levar ao veterinário para tratar. Não estou dizendo que não deva fazer, mas tenha frieza e discernimento para agir com prudência e certeza do caminho que irá percorrer.