Tavin2k Postado 24 de Maio de 2022 Compartilhar Postado 24 de Maio de 2022 Um breve resumo para poder explicar a situação mostrada nas imagens.A calopsita fêmea tenho a cerca de 7 meses e a calopsita macho tenho a cerca de 6 meses.O macho quando veio já apresentava esses problema mostrado nas imagens (4 e 5), além de nos 3 primeiros meses arrancar algumas penas da fêmea ou de si prórpio e comer. (Ele fazia uma bolinha e comia). Hoje não vejo ele fazendo isso mais, porém antes fazia. Acredito que seja por conta do estresse do novo ambiente. A fêmea nunca teve nada além de pânicos noturnos. Ela não se machucava nos pânicos mas perdia algumas peninhas. Já o macho machucava sempre essa região mostrado nas imagens (4 e 5). Nunca teve sangramentos expressivos, apenas coisas simples que sozinho parava e ficava uma especie de sangue duro e preto na região.O macho costumava sangrar nessa região pelo menos 1 vez no mês ou as vezes nem sangrava. (Só se ele viesse a bater o local). Dependendo da forma que ele batesse a asa acabava abrindo sempre nessa mesma região. Acredito eu que o machucadinho fecha (por isso o sangue preto e duro) mas não sicatriza, por isso sempre acabava abrindo lá.Agora vem a história.A duas semanas atrás cortei a asa de ambos e também de uma calopsita do meu amigo. A principio tudo bem, porém na mesma semana tiveram um pânico noturno e notei que o Fred (macho) estava com um pouquinho de sangue nas penas novamente na mesma região informada acima e nas fotos (4 e 5). Já a fêmea nada além de uma pena perdida.Porém como um bom pai e cuidador, peguei ambos para olhar melhor e notei que a Jade (fêmea) estava com essa pontinha de pena conforme a imagem (6) em ambas asa, aparenta ser um pouco rosada por dentro, não sei se é sangue ou não, mas pelo que vi no inicio ela estava incomodada com isso e tentava "arrancar", hoje já está mais tranquila quanto a isso. Ela não tinha sangue nas penas nem no pânico noturno e nem recentemente.Já o fred (macho), peguei ele e limpei com soro e algodão a região que "sempre" abre e sangra uma pouquinho, para tirar o sangue preto e duro e também verificar se tem algo a mais. Não notei nenhum canhão e nem nada e conforme as imagens (4 e 5) ele está assim. Não parece ser machucado, parece mais ser a pele dele, como se estivesse "careca", porém fico preocupado por conta de ele "sempre" sangrar um pouco ali quando acaba batendo fortr conforme informei acima. Isso é as vezes, bem pouco e algo que sozinho para, já que o sangue é bem pouquinho mesmo, mas mesmo assim me preocupo.Notei que no macho tem essas penas conforme a imagem (3), que os canhões parecem com o da fêmea, porém a pena está inteira, não sei se são penas novas por isso estão assim ou se estão inflamadas por ter esse rosadinho interno.Ele também tem uma pena "feia" no rabo, conforme imagem (1) dentro do círculo. Creio eu que seja pena mal desenvolvida ou que está ainda em formação.As imagens (1, 2, 7 e 8 são apenas do corte da asa deles, para que vejam se está influênciando em algo. Eu costumava deixar 4 penas da ponta e cortar as demais, porém conseguiam voar. Dessa vez fiz um novo corte, o que fiz a 2 semanas conforme informado, fiz ao contrario deixei as 4 do fundo (próximo do peito) e cortei as demais, não conseguem voar, mas sim planar. O que acabou sendo bom para evitar que batam em algo, porém exige mais cuidado para que não venham a cair e machucar. Gostaria de saber o que acontece com ambos e o que pode ser essas coisas. Qualquer coisa que tenha ficado mal entendido ou explicado, pode perguntar que tiro as dúvidas, quero entender isso para poder deixa-los cada dia melhor, pois cuido demais deles.Obrigado a todos e abraços. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.