Jump to content

Cisto de pena em calopsita idosa


Babilu

Posts Recomendados

Oi, pessoal, tudo bem?

Tenho um Lutino de 18 anos e meio. Há cerca de 1 ano ele começou a apresentar cisto de pena na região do rabo. O primeiro, pequeno, caiu sozinho, mas depois foram surgindo outros maiores. O veterinário fez a primeira remoção de um que ficou grande por volta de novembro de 2021. Desde então, cresceram mais 2 grandes, que também secaram e caíram.  O tratamento foi anti-inflamatório e antibiótico e retornamos a eles em época de "crise", mas o que tem me incomodado é que a regressão tem sido muito lenta. Passamos a fazer limpeza do local e usar uma pomada, também recomendada pelo veterinário, e parece que a área afetada vem reduzindo, mas nunca acaba de vez, está sempre caindo e crescendo novamente, ainda que tenham ficado menores, mas em regiões um pouco diferentes, embora sempre pelo rabo. Nunca cura de vez, sempre cria uma casca de machucado e ficam alguns canhões "podres". Li bastante sobre isso na internet, inclusive publicações acadêmica de veterinária em revistas internacionais, e me parece que o cisto de pena é um problema bastante comum em calopsita idosa e que quanto mais velha a calopsita fica, maior a chance de aparecer. O rabo não parece ser um local sensível para isso, contudo. O problema parece ser amior quando dá perto da boca, da cloaca, ou na asa. No geral, ele está bem, se alimentando bem, embora tenha perdido um pouco de peso (mas acho que pode ser da idade também - ele também está com catarata nos 2 olhos e parece que um princípio de artrose), está animado cantando (embora tenha ficado mais sonolento, acordando mais tarde...) e até continua "se esfregando" no cantinho de esfregação dele, rsrs.  

Alguém já passou por isso? Como enfrentou? Conseguiu "curar" de vez o cisto em algum momento?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Meu Chico tem oito anos e tem uma ferida recorrente na sola dos pés. Parece com seu relato. Fere, cresce, forma uma crosta dura, trato lavando com água morna e iodo e pomada Nebacetin. Após um tempo volta,  repito o processo de novo. Também dei avriton imune na água por 30 dias  e ele está bem. Vai tratando tópico mesmo. Ele está tendo uma vida longa!

Agora está com verrugas, tipo penas que crescem desordenadas e formam pequenos  cistos na cabeça, até perto dos olhos. O que vc passou de pomada? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...