Jump to content

preciso de ajuda minhacalopsita morreu deixando 3 ovos

jaiane
Go to solution Solved by Célia Maia,

Recommended Posts

meu casal de calopsita estavam chocando tem 1 semana que eles começaram chocar 3 ovos, mas minha calopsita femea morreu hoje(ela ja estava fraca), o macho não sai do ninho e nem para comer o que devo fazer, tirar os ovos?

• Solution

Sinto muito pela sua perda. Não sei o que ocorreu para que ela morresse, mas algo não devia estar caminhando bem para durante a postura e choco ela ficar fraca e vir a obto. Pode ter sido talvez o desgaste físico e por falta de alimentação ter adoecido ou qualquer outra situação. Para um casal chocar os ovos e cuidar dos filhotes já é estressante e cansativo, para um sozinho é mais difícil ainda.

Se fosse comigo devido as circunstâncias tiraria os ovos e não expunha o macho a esse sacrifício que será cuidar sozinho dos ovos e depois dos filhotes. Sem dizer que ele está ficando muito tempo sem se alimentar e poderá ser prejudicial a saúde dele.

É dolorido tomar uma decisão dessa, mas se eu tivesse que escolher daria preferência em ficar com o macho que já tenho um carinho e muito amor por ele sacrificando possivelmente os filhotes que viriam, mas não saberia se daria certo ou não. 

Uma sugestão seria tirar os ovos dele e num canto isolado sem que ele veja senão ficaria neurótico, tentaria fazer uma chocadeira para ver o que aconteceria. As chances de dar errado são maiores do que a de dar certo, mas pelo menos é uma tentativa. Na internet tem várias opções de chocadeira, você pode colocar dentro de um pote e tentar deixar o mais quente possível, forre com algodão e maravalha, vire os ovos todos os dias e coloque uma luminária para aquecer, mas existe a temperatura ideal então tem que dar uma pesquisada para tentar fazer o mais perfeito possível.

Tome uma decisão sensata sempre pensando no bem estar do macho, pois outras ninhadas você poderá conseguir depois com outra fêmea e com a casa organizada.

Enrola um pano na mão, abre o ninho e vai empurrando ele ou segura e tira. Coloca ele na frente da comida que ele vai querer comer, pois deve estar faminto. Vai ficar bravinho mas depois esquece. Retire o ninho para ele se acalmar. Os primeiros dias ficará agitado, mas depois acostuma e se tranquiliza.

• 8 years later...
On 04/11/2015 at 09:39, jaiane disse:

meu casal de calopsita estavam chocando tem 1 semana que eles começaram chocar 3 ovos, mas minha calopsita femea morreu hoje(ela ja estava fraca), o macho não sai do ninho e nem para comer o que devo fazer, tirar os ovos?

O que pode ter acontecido de fato foi ovo retido e você não percebeu visto que o normal de uma fêmea é por de 4 a 6 ovos 

Eu manteria os ovos em estufa para salvar a linhagem da femeazinha q se foi. Talvez, o macho consiga cuidar e vc apenas precise ajudar com papinha para não sobrecarregá-lo quando os filhotes nascerem. Abaixo segue um video mto bom de como preparar uma estufa caseira para ovos e filhotes: