Jump to content

Minha calopsita macho morreu do nada


FEKELLY
Ir para a solução Resolvido por FEKELLY,

Posts Recomendados

Pessoal tinha um casal e ontem o meu Ton morreu nos meus braços... o que pode ter acontecido? Ele tinha 1ano e 4 meses, corri para dar antibiotico e não deu tempo, ele morreu mto rapido. Ele estava mto quieto... e sem forças nas pernas. dói mto perder um bixinho.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Aconselho o mesmo que a Cristiane. Calopsitas não morrem do nda. Talvez ela tenha apresentado algum sintoma que vc deixou passar. Por natureza e sobrevivência, elas "camuflam" os sintomas (aves fracas na natureza são presas fáceis). Talvez tenha apresentado diarréias, penas arrepiadas ou encorujamento. Por isso é importante a constante observação dos seus bebês. Meus sentimentos pela perda! Sei o quanto é doloroso! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Stephanie!

Então não consegui identificar nenhum sintoma... um dia anterior ele estava puxando os meus cabelos... comendo tudo e fazendo travessuras... rs... e ontem a noite estava mto quieto... foi triste... vou levar a fêmea o mais rapido possivel. Estou arrasada!

 

Obrigada Cris!:(

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Stephanie!

Então não consegui identificar nenhum sintoma... um dia anterior ele estava puxando os meus cabelos... comendo tudo e fazendo travessuras... rs... e ontem a noite estava mto quieto... foi triste... vou levar a fêmea o mais rapido possivel. Estou arrasada!

 

Obrigada Cris!:(

É como eu disse, elas camuflam os sintomas. Se mostram bem qto na verdade não estão. Peça um exame completo dela. Espero que ela não tenha nada. Tenha força para continuar e cuidar da que ficou. 

Editado por Stephanie
Link para compartilhar
Share on other sites

A importância de observar e conhecer os hábitos de nossos bichinhos é importantissimo, pois somente assim poderemos identificar alguma coisa estranha ou sintomas neles que possa indicar que estão doentes. Ele deve ter apresentado algum sintoma, mesmo estando ativo, mas você não percebeu. 

Eu tinha uma calopsita com sete anos de idade que era muito quieto na dele, enquanto todos os outros corriam para todos os lados e desciam no chão para brincar ele só ficava em cima do viveiro no play mais alto que eu coloquei. Certo dia achei muito estranho, ele desceu do ponto mais alto que costumava ficar em todos esses anos e foi para o chão e se aninhou no sol. Ele estava ativo, se alimentava normal, mas isso chamou minha atenção pois não era característica dele, sempre que eu olhava para ele, ficava todo imponente como se não estivesse ocorrendo nada. Comecei a disfarçar e observar ele a distância sem que percebesse, dai que dois dias depois percebi as penas dele meio arrepiada enquanto caminhava o que não é normal, levei ele ao veterinário que ao examinar diagnosticou ele com pneumonia e peito congestionado. 

São situações como essa que o dono precisa observar no seu passaro, pois no meu caso em sete anos ele nunca desceu para o chão, o que chamou minha atenção foi porque ele naquele momento resolveu descer e ir até o sol, era porque a pneumonia causa calafrios e ele não conseguindo mais se aquecer procurou o sol. Conhecer todos os hábitos e manias deles ajudam o dono a diagnosticar precocemente doenças em seus passaros e a chance de conseguir um tratamento com sucesso é muito grande.

Se eles não tiveram nenhum contato com passaros da natureza ou outros domésticos que não seja da sua casa, se você ou seus familiares também não tiveram contato e não colocaram as mãos neles ou em qualquer objeto dele, provavelmente ele não tinha nada de contagioso, pois não tinha de onde pegar. 

Se você levar no veterinário ele também não conseguira diagnosticar nada, a menos que ela tenha algum sintoma aparente. Se ela está bem de saúde e não está demonstrando nenhum sintoma, se fosse comigo ao invés de levar no veterinário onde você irá gastar próximo de 100,00 a consulta, eu faria os exames preventivos que custa em média 125,00 e que você nunca deve ter feito neles como de clamídia, micoplasma e salmonela, mais o parasitológico completo que tenha nele o exame de coccidiose (eimeira e isospora). Se der positivo para aluma dessas doenças você leva ao veterinário. É importante fazer o parasitológico completo uma vez ao ano para prevencão de coccidiose.

Quando o passaro não morre de doença respiratória como a pneumonia e não teve contato com fatores de riscos citados acima, eu imaginaria que poderia ser coccidiose, pois essa doença ele adquire das próprias fezes inalando o vapor que sai delas quando ressecam ou bebendo água contaminada quando elas defecam dentro e bebem a água.São Protozoários que se desenvolvem dentro do trato intestinal e se instalam nas paredes do intestino e lentamente vão comendo essas paredes. 

Fique de olho nela e qualquer mudança de comportamento ou sintoma aparente corra com ela para o veterinário, na dúvida pergunte aqui no forum, poste fotos que ajudamos no que for possível.

Link para compartilhar
Share on other sites

 

Célia,

Muito obriagada pelas dicas.

Ontem quando ele estava ruim identifiquei fezes na agua, minha mãe pigou vitamina na agua, porem acho q foi isso mesmo q vc falou.

Onde eu faço esses exames? Nunca fiz... a fêmea fez 3 anos.

Obrigada!

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu costumo fazer no laboratório São Camilo, o site deles é o scbiotec fica em Maringá no Paraná. Embora seja longe você pode mandar pelo correio, que é o que eu faço também. Entre no site deles e se cadastre, você pode falar com eles pelo chat ou ligar nos telefones que eles tem. Existem várias formas de pagamento, mas eu costumo fazer com cartão pelo pagseguro. Você pode comprar um coletor de fezes em farmácia e coletar as fezes dela por três dias consecutivos em vários períodos do dia, não precisa por nada dentro (água ou conservante), apenas deixe na porta da geladira. Eu costumo posta via PAC que é economico e rápido. Eles possuem kits próprios que se você solicitar eles enviam, mas eu prefiro esse coletor porque cabe muitas fezes, eu fico o dia inteiro coletando durante esses três dias, depois escrevo numa folha de sulfite ou então eles tem um formulário para preencher com os dados seus e do passaro, mas eu normalmente uso a sulfite e coloco todos os meus dados para contato, tipo de passaro e nome dos exames, escrevo a forma de pagamento e coloco no correio. Quando chega lá se tiver algum problema eles ligam avisando, mas até hoje nunca tive problemas, até em dias de verão muito quentes as fezes chegaram bem. Você pode acompanhar o proceso online em tempo real. 

O que eu costumo fazer é o painel passeriformes (clamídia, micoplasma, salmonela) e o parasitológico completo que contem o exame de coccidiose nele. O título do painel é passeriformes, mas é os mesmo exames que são feitos para psitacídeos, mas eles cobram mais caro esse para psitacídeos devido a procura ser muito grande, isso chama-se jogada de marketing.

Você pode pedir a tabela de exames por e-mail e escolher o de sua preferência. Essas são as principais doenças que acometem um passaro, se der tudo negativo você pode ficar tranquila que deve ter sido alguma doença que não era contagiosa, mas somente fique observando sempre ela para qualquer sintoma aparente como arrepiado nas penas mesmo que levemente, fezes com cores alteradas, narinas ou olhos vermelhos ou com secreções, diarréia, fezes grudadas na cloaca, quilha proeminente (peito seco), espirros esporádicos, tosse, falta de apetite ou excesso de apetite, beber água exageradamente, procurar sol para dormir, entre outras coisas, comece observar constantemente, pois poderá ser indicio de que algo não vai bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Célia,

Ele estava magrinho também... dava pra sentir o osso do meio... Ela é bem gordinha, como ela já tenho há 3 anos consegui adestrar, ele tenho há 1 anos e 4 meses... não consegui adestrar. Então ela é mais apegada a mim.

Moro em São Paulo... vou pesquisar se tem laboratórios por aqu.

 

Muito obrigada pelas dicas!!!

Estou adorando esse forum.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...