Jump to content

Dúvidas


gsbruno

Posts Recomendados

Fala pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum e gostaria de contar minha história rapidamente. Meu pai cria pássaros por gostar muito e ele tem por volta de 8 calopsitas. A ultima ninhada deram 2 filhotes ha mais ou menos 30 dias (seguem 2 fotos deles) mais foi ai que os problemas começaram. 

Com os filhotes com 1 semana a mãe caiu do ninho e quebrou a pata e o pai acabou, por um descuido do meu pai, fugindo. Então, os filhotes ficaram sem ter quem alimentá-los. Meu pai nunca teve essa experiência, então para ele também é novidade. Foi ai que resolvi pesquisar e começamos a alimentar eles e graças a Deus está tudo ótimo .

Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se você saberiam me responder:

- Eu vou ficar com a mais escura, então pela idade aproximada que achamos que eles tem eu posso separa-los? Pois quero adestrar.

- Já colocamos eles na gaiola mas colocamos um papelão em volta para simular um ninho e estão aceitando bem. Fizemos certo?

- Vale a pena tirar esse papelão em volta da gaiola?

No mais, peço desculpas pelo texto grande mas precisava e preciso (a medida que for lembrando) tirar essas dúvidas. 

Obrigado pela atenção!

20151103_191248.jpg

20151103_191253.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ola, elas estão bem deste jeito que vc está cuidando delas?? se estiverem bem, acredito que esteja dando certo, porém, acho que deveria ter uma fonte de calor pra aquece-las, e eu não separaria uma da outra, pois como estão sozinhas e vc não esta fazendo uso de nenhuma fonte de calor, elas acabam se aquecendo juntas!

providencie algo que aqueça elas, pra evitar que desenvolvam alguma doença respiratória ou hipotermia, já que não estão sendo alimentadas pelos pais, o que ajuda na imunidade e desenvolvimento sadio delas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola, elas estão bem sim. Agora ja estão indo para 7 a 8 semanas, estão bem grandes e comendo um pouco a ração. Eu alimento elas 2x por dia mas estou querendo que eles comam a ração mas eles ficam alucinados com a papinha quando vou dar. 

Em relação a aquecê-las meu apartamento é um pouco quente (inclusive ja percebi em alguns dias quentes que eles atá ficam com as asas abertas).

Minhas dúvidas hoje são:

- Separar elas pois, como falei, vou ficar com uma mas o grande problema é que não sei quando faço isso.

- Fazer o "desmame" pois fico com receio de eles estarem com fome.

71e7abed-2bac-4519-a2eb-50090f305249.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Não sou a melhor pessoa pra te responder isso, mas vou te dar minha humilde opinião

Quem sabe alguém mais experiente saiba te falar isso melhor que eu, mas acredito que elas já estão "grandinhas", o que daria pra separa-las já, já vi gente que criou um único filhote na papinha  e deu certo, cresceu super saudável, porém, acho que vc deveria continuar alimentando na papinha pelo menos 1x por dia, pq querendo ou não, são novinhas ainda pra comerem bem o suficiente sozinhas...

Mas vamos esperar alguém com mais experiência responder...

=)

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @gsbruno;

 

Não faz muito tempo que crio calopsitas. Comprei minha segunda, essa semana. A primeira comprei quando ela tinha 28 dias e hoje ela esta bem lindona com quase cinco meses.

Espero conseguir te ajudar, caso esteja falando alguma bobagem peço que os amigos mais experiente me corrijam.

 

Sobre a separação: Acredito que o quanto antes cê fizer isso, melhor vai ser. Pois quanto mais tempo elas passarem juntas, mais elas vão se apegar e mais ruim será para ambas. A Calopsita é um animal muito sociável e precisa de companhia então se de fato você irá separa-las tenha sempre em mente que ela vai depender ainda mais da sua companhia.

 

O "desmame" ele é gradativo, elas já estão com oito semanas e a partir desse momento, mantenha sempre sementes a disposição (algumas pessoas sugerem oferecer farinhada nessa fase), vá diminuindo o número de vezes que você dá a papinha para eles, observe se eles estão comendo a ração, bebendo água. Eles costumam ficar brincando com as sementes e muita gente pensa que eles já estão comendo e deixam de dar a papa, não faça isso, preste muita atenção e só pare de dar a papa quando eles estiverem comendo a ração. Você vai perceber que eles vão dar mais trabalho para aceitar a papa. Não tem meio que uma data certa cê tem que observar.

 

Acho que é isso, espero ter ajudado.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutos atrás, debora disse:

Não sou a melhor pessoa pra te responder isso, mas vou te dar minha humilde opinião

Quem sabe alguém mais experiente saiba te falar isso melhor que eu, mas acredito que elas já estão "grandinhas", o que daria pra separa-las já, já vi gente que criou um único filhote na papinha  e deu certo, cresceu super saudável, porém, acho que vc deveria continuar alimentando na papinha pelo menos 1x por dia, pq querendo ou não, são novinhas ainda pra comerem bem o suficiente sozinhas...

Mas vamos esperar alguém com mais experiência responder...

=)

 

10 minutos atrás, Luan Mariano disse:

Olá @gsbruno;

 

Não faz muito tempo que crio calopsitas. Comprei minha segunda, essa semana. A primeira comprei quando ela tinha 28 dias e hoje ela esta bem lindona com quase cinco meses.

Espero conseguir te ajudar, caso esteja falando alguma bobagem peço que os amigos mais experiente me corrijam.

 

Sobre a separação: Acredito que o quanto antes cê fizer isso, melhor vai ser. Pois quanto mais tempo elas passarem juntas, mais elas vão se apegar e mais ruim será para ambas. A Calopsita é um animal muito sociável e precisa de companhia então se de fato você irá separa-las tenha sempre em mente que ela vai depender ainda mais da sua companhia.

 

O "desmame" ele é gradativo, elas já estão com oito semanas e a partir desse momento, mantenha sempre sementes a disposição (algumas pessoas sugerem oferecer farinhada nessa fase), vá diminuindo o número de vezes que você dá a papinha para eles, observe se eles estão comendo a ração, bebendo água. Eles costumam ficar brincando com as sementes e muita gente pensa que eles já estão comendo e deixam de dar a papa, não faça isso, preste muita atenção e só pare de dar a papa quando eles estiverem comendo a ração. Você vai perceber que eles vão dar mais trabalho para aceitar a papa. Não tem meio que uma data certa cê tem que observar.

 

Acho que é isso, espero ter ajudado.

 

 

Bom pessoal, agradeço a ajuda e vou seguir as dicas de vocês. Minha preocupação é fazer elas aprenderem a comer sozinhas mas acho que já estão indo no caminho certo. O macho (branco) aceita mais a papa que a fêmea (cinza).

O Macho faz um barulho estranho, tipo como se estivesse "rosnando" (desculpe a comparação, mas foi a única que eu achei, kkk) achei um video parecido para vocês verem. Que som pode ser esse?

Outra é que tenho que cortar um pouco as asas delas pois teve um dia que a sorte é que a janela estava fechada senão o macho ia embora.

WP_20150410_005.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Esse som (tenho quase certeza) é característico de filhotes, eles fazem isso pedindo comida. É bem normal. Já escutei de veterinário que existem relatos de animais passarem até seis meses comendo papa, então o lance é esperar e ir tirando aos poucos. Existem pessoas que já perderam filhotes por achar que eles já estavam comendo, porém não estavam. Então cuidado.

Se você fica tirando eles da gaiola, já tem que cortar as asas, com dois meses eles já conseguem voar. Existem vários videos com a formas correta de aparo das penas da asa. É simples conte as duas primeiras penas das asas e corte a sete seguintes. Faça isso nas duas, pois o corte é feito para não permitir que o animal voe, mais que ele ainda possa planar e descer de um canto ou outro sem sofre acidentes/cair

Editado por Luan Mariano
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse é o grande dilema aqui em casa. Já diminuímos de 3 para 2 vezes ao dia mas quando damos agora ele ficam alucinados pela comida, sendo que deixamos ração milho bem macio e água para eles. Esse som que nos deixa loucos aqui. Quando chegamos perto deles o macho faz mais esse barulho mas a fêmea quase não faz. 

Vi uns videos na net mostrando como corta as asas mas e vou ver se consigo mas se não me sentir seguro levo em um veterinário. Precisamos cortar pois eles se acalmam um pouco quando estão soltos mas ai eles ficam voando que nem uns doidos, kkk.

Vamos continuar tentando. Obrigado pela ajuda pessoal.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 05/11/2015 15:01:26, gsbruno disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum e gostaria de contar minha história rapidamente. Meu pai cria pássaros por gostar muito e ele tem por volta de 8 calopsitas. A ultima ninhada deram 2 filhotes ha mais ou menos 30 dias (seguem 2 fotos deles) mais foi ai que os problemas começaram. 

Com os filhotes com 1 semana a mãe caiu do ninho e quebrou a pata e o pai acabou, por um descuido do meu pai, fugindo. Então, os filhotes ficaram sem ter quem alimentá-los. Meu pai nunca teve essa experiência, então para ele também é novidade. Foi ai que resolvi pesquisar e começamos a alimentar eles e graças a Deus está tudo ótimo .

Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se você saberiam me responder:

- Eu vou ficar com a mais escura, então pela idade aproximada que achamos que eles tem eu posso separa-los? Pois quero adestrar.

- Já colocamos eles na gaiola mas colocamos um papelão em volta para simular um ninho e estão aceitando bem. Fizemos certo?

- Vale a pena tirar esse papelão em volta da gaiola?

No mais, peço desculpas pelo texto grande mas precisava e preciso (a medida que for lembrando) tirar essas dúvidas. 

Obrigado pela atenção!

20151103_191248.jpg

20151103_191253.jpg

. Eu moro em Goiânia,  quero comprar  um macho. Tem alguém  vendendo?

Editado por Fernandalima
Erro de digitacao
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Fala pessoal, Estou aqui para falar que as dicas que você deram foram muito boas.

- Paramos de dar a papinha aos poucos e essa semana eles nem pedem mais. 

- O branco que ficava fazendo um barulho estranho agora parou, achamos que estava pedindo a papinha e agora como come sozinho não faz.

- Acabamos ficando com os dois pois fomos separar e eles não se adaptaram muito, compramos inclusive uma gaiola maior.

- Achamos que ao invés de uma fêmea (cinza) e um macho (branco) são duas fêmeas, mas isso estamos esperando ficarem maiores.

No mais agradeço a ajuda de todos e depois posto fotos deles como estão.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, GabrielEger disse:

Vc sabe a cor dos pais?

Se souber as vezes da pra saber qual filhote é fêmea e qual é macho!!!

Muito lindos os dois:D Parabéns

O pai era cinza com bochechas avermelhadas e a mãe é branca.

Estão muito bonitos agora, o pessoal ta querendo até comprar. kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...