Jump to content

Ave sozinha. Como lidar?


Ka dos Pets
Ir para a solução Resolvido por Juliana Pereira,

Posts Recomendados

Olá. Tenho uma ave macho que eu crio sozinha. Ele está sozinho e eu achei que ele iria se adaptar, pois criei outros animais que também são muito sociáveis (e que na natureza vivem em bandos) e se adaptaram facilmente às pessoas e à rotina. Mas no caso dele, não deu certo. Ele gosta muito de mim, sobe no meu dedo e tudo mais. Mas eu vejo que ele está muito estressado. Chama qualquer outra ave que esteja cantando lá fora e grita o tempo todo se não estou com ele... Eu queria muito arrumar uma outra ave pra fazer companhia pra ele. Eu sei que ele precisa disso. Mas a minha família, por enquanto, é contra e eu não posso fazer nada pra mudar isso. Enquanto não consigo fazer minha família mudar de ideia, será que posso fazer algo pra ele se sentir melhor? Eu dou bastante atenção pra ele, mas ele quer tanto outra ave que sinto que nem a minha atenção está adiantando mais... E eu estou ficando cada vez mais ocupada. Tenho medo de não ter mais 24h pra ficar com ele... Eu já dei brinquedos e enriquecimento ambiental de sobra, mas ele só usa esses recursos se eu estou com ele. Já tentei ignorar quando ele grita e vir mimar ele só quando ele para. Já tentei variar alimentação. Levo ele praticamente todos os dias lá fora na gaiola pra passear (porque ele ama). Ele tem poleiros artesanais que eu mesma fiz. Tem folhas e galhos de árvores que ele ama brincar. Tem outros brinquedos artesanais que eu fiz pra ele expressar seus comportamentos naturais. Ofereço banho pra ele. Solto ele num ambiente controlado e deixo ele voar (ele tem asas inteiras e pode usufruir ao máximo do voo), pousar em mim, brincar comigo e com os brinquedos... Mas sinto que nada adianta pra deixar ele feliz... Ele sente um enorme vazio por não ter alguém como ele. Reconheço que como eu não sou uma ave, tem coisas que eu nunca vou poder fazer por ele... Mas estou sem saída... Estou triste e muito ansiosa por ele... Quero muito que ele tenha uma vida feliz e tranquila. Ele tá muito ansioso e triste... Não tá dando... Será que dá pra amenizar a situação ou vou ter que optar pela doação? Agradecida... 😔

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Oi Ka!

olha, é muito difícil mesmo criar uma ave sozinha! tive o mesmo problema e não tem jeito! A solução é conseguir outra ave para fazer companhia

Até pq vc nem sempre terá o dia todo para ficar com ele, eles vivem por muitos anos e quanto mais vc demorar a colocar outra ave com ele maior fica a probabilidade de rejeição dele a essa nova ave.

Quer dizer, ele não vai querer ficar sozinho mas tbm não vai querer ficar com a outra ave, vai querer ficar com vc! E vc não vai ter todo o tempo pra ele. 

Aconselho vc a explicar a sua família o pq ele precisa de uma companhia da mesma espécie e procurar uma o quanto antes! 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Juliana Pereira disse:

Oi Ka!

olha, é muito difícil mesmo criar uma ave sozinha! tive o mesmo problema e não tem jeito! A solução é conseguir outra ave para fazer companhia

Até pq vc nem sempre terá o dia todo para ficar com ele, eles vivem por muitos anos e quanto mais vc demorar a colocar outra ave com ele maior fica a probabilidade de rejeição dele a essa nova ave.

Quer dizer, ele não vai querer ficar sozinho mas tbm não vai querer ficar com a outra ave, vai querer ficar com vc! E vc não vai ter todo o tempo pra ele. 

Aconselho vc a explicar a sua família o pq ele precisa de uma companhia da mesma espécie e procurar uma o quanto antes! 

Olá, Juliana. Agradeço a sua atenção e a sua compreensão também. Realmente, eu preciso falar com a minha família sobre isso. Eu tentei falar com eles, mas por enquanto não consegui fazer eles mudarem de ideia. E realmente, quanto mais eu demorar, pior a situação vai ficar. Estou numa verdadeira corrida contra o tempo. Tomara que eu consiga fazer o meu bebê ter alguma companhia porque eu peguei ele já adulto e ele tinha vários companheiros. Então ele tem saudade dessa época. De fato, nada vai substituir um amigo da espécie dele. Ele tem quase 1 ano comigo, mas faz relativamente pouco tempo que ele se acostumou a subir em mim, na minha mão, embora nem sempre ele se sente tão à vontade. Digamos que ele não é arisco mas também não é manso. Será que nessa etapa que ele tá é possível que ele se adapte a uma nova companhia? Espero que sim... (Sei que também vou ter que fazer todo um trabalho de adaptação com as duas aves)

Muito obrigada por se importar e responder minha pergunta. Fico aliviada de saber que alguém me entende. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 08/09/2022 at 16:16, Calopsitas disse:

Realmente é muito importante ter mais de 1 ave no caso.

Você conseguiu convencer sua família?

 

Olá, Calopsitas.

Estou trabalhando nisso. Hoje eu finalmente consegui falar mais abertamente sobre isso com eles. Acho que eles estão começando a entender. Enquanto isso, eu já vou me preparando para receber outra ave. Estou me esforçando pra entender o lado da minha família também e fazer o que for bom para ambas as partes, na medida do possível. Mas caso as coisas não deem certo, vou procurar uma pessoa que crie uma ave sozinha ou que crie outras aves que queira ficar com a minha ave... Infelizmente, às vezes a gente precisa chegar ao ponto de doar o animal. Mas eu, conhecendo a minha ave, sei que, no final das contas, ela vai ficar bem se tiver outros de sua espécie, mesmo que tenha que mudar de casa. Eu é que ficarei de coração partido 😔. Mas enfim. Vou continuara tentando. Obrigada pela atenção.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...
Em 07/10/2022 at 12:09, Calopsitas disse:

Kaa vc conseguiu convencer sua família?????.

Mande novidades pfvr 

Olá!

Desculpa a demora em retornar. Consegui convencer sim! Minha família finalmente entendeu a importância da minha ave ter um companheiro da mesma espécie. E agora eu tenho duas aves. Vejo que minha primeira ave está bem feliz e que gostou muito do amiguinho. Mas agora enfrento outro tipo de problema. Os dois tem personalidades bem diferentes. A minha primeira ave (macho) tem um comportamento muito agitado e eu até diria hiperativo. Já a minha segunda ave (ainda tenho dúvidas sobre o sexo) é tranquila e calma e gosta de ter momentos em que fica na dela, só brincando com os brinquedos. Os dois se dão muito bem, mas o macho fica perturbando demais a segunda ave. Ele fica em cima o tempo todo. A segunda ave é bastante paciente até, mas às vezes se irrita. Mas enfim, acho que não é tanto problema assim. O que importa é que minha ave tem uma companhia agora e que os dois se deram super bem. Depois vou criar uma pergunta falando mais sobre esse "problema". Mas estou muito feliz com o desfecho dessa história. Muito obrigada a vocês que me deram apoio. Espero que minha dúvida possa ajudar outros também. Gratidão! Abraços! 😊😊😊

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Oi Ka! que bom que conseguiu!!!

Sobre as diferenças entre elas, é assim msm!! Sempre rola umas briguinhas com os meus mas se for só um "chega pra lá" e nada muito agressivo não tem pra que se preocupar. Que bom que o mais velho fique em cima da mais nova, sinal de que ele curtiu muito a companhia 🥰

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...