Jump to content

Mutações ligadas ao sexo. Como funciona?


Ir para a solução Resolvido por DCM Balthazar,

Posts Recomendados

Olá amigos,

Vim compartilhar com vocês algumas informações interessantes sobre as chamadas mutações ligadas ao sexo.

Primeiramente, é interessante destacar que o cromossomo sexual das aves funciona de modo diferente dos cromossomos sexuais de nós, mamíferos.

Nos mamíferos, os sexos são compostos por um par de alelos, chamados X e Y. Para termos um indivíduo fêmea, o par tem como notação a expressão "XX" e para termos um indivíduo macho precisamos do par "XY". Sendo assim, o óvulo feminino pode doar apenas o cromossomo X e o espermatozoide pode doar tanto o X como o Y.

Disso, podemos concluir que quem determina o sexo da prole nos mamíferos é o macho.

Nas aves, é completamente diferente. Os machos contém como par de alelos sexuais os genes com notação ZZ, sendo este um par de cromossomos completos e pareados. As fêmeas possuem como par de cromossomos sexuais os genes denotados como ZW, sendo que o W é o cromossomo herdado do óvulo da fêmea.

Portanto, isso nos autoriza dizer que nas aves quem determina o sexo da prole é a fêmea, pois no óvulo pode conter tanto o Z como o W.

O que são?

Mutações ligadas ao sexo são aquelas que alteram a coloração da plumagem das aves, localizadas no cromossomo sexual da ave.

 

Como atuam?

No caso das mutações ligadas ao sexo das aves, as mutações se situam no cromossomo Z e são recessivas, ou seja, são sujeitas a dominância pelo gene ancestral das aves. No caso das calopsitas, o gene Silvestre. Existem as seguintes mutações nesse gene:

Lutino (ino)

Canela (cin)

Pérola (op)

Bochecha Amarela Ligada ao sexo(slyf)

No caso dos machos, que possuem cromossomo sexual ZZ, para que as mutações se manifestem, precisamos de dois cromossomos que a contenham, para que o gene dominante Silvestre não venha a suprimir seus efeitos.

No entanto, no caso das fêmeas, temos uma particularidade das aves. O gene W é mais curto e dispõe de poucas informações em seu código genético, ligados apenas à formação dos órgãos reprodutivos das fêmeas, fazendo com que o gene mutante do macho não tenha um par, ficando dessa forma:

XY-Chromosomes.thumb.jpg.9f56b95bcc0a100

Sendo assim, nas fêmeas, qualquer mutação que o cromossomo Z carregar se manifestará, pois a fêmea não pode doar um gene silvestre pra neutralizar essa mutação.

Por isso, podemos dizer que as mutações ligadas ao sexo se manifestam mais facilmente nas fêmeas, pois basta um gene para que ela apareça.

E consequentemente, fêmeas não podem portar mutações ligadas ao sexo, uma vez que somente um dos cromossomos sexuais (masculino) pode carregar mutações. Se a fêmea carregar no cromossomo Z, ela manifestará obrigatoriamente os efeitos da mutação, pela ausência de um cromossomo pareado.

  • Gostei 10
  • Obrigado 5
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 11 months later...

Olá, estou tentando entender as mutações. Pelo que vc escreveu, seria correto afirmar que somente as filhotes fêmeas manifestarão a mutação do pai? Fêmeas tb podem portar mutações (que não sejam ligadas ao sexo)?

Tenho uma calopsita cinza silvestre, enviarei o teste para sexagem nesta segunda, mas, reparei que ela tem duas manchas sutis de amarelo nas asas (onde deveria ser branco) e manchas brancas no peito (onde deveria ser cinza). Ela pode portar alguma mutação? Desconheço os pais e a história dela. Apenas sei que é jovem e que deve ter menos de 6 meses e parece não ter feito a primeira muda de penas.

Editado por AlineLima
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
Em 13/03/2016 at 23:45, AlineLima disse:

Olá, estou tentando entender as mutações. Pelo que vc escreveu, seria correto afirmar que somente as filhotes fêmeas manifestarão a mutação do pai? Fêmeas tb podem portar mutações (que não sejam ligadas ao sexo)?

Quando falamos de mutações ligadas ao sexo, as filhotes fêmeas manifestarão a mutação do pai caso a mãe não a possua. Fêmeas podem portar qualquer mutação autossômica, seja recessiva ou dominante.

 

Em 13/03/2016 at 23:45, AlineLima disse:

Tenho uma calopsita cinza silvestre, enviarei o teste para sexagem nesta segunda, mas, reparei que ela tem duas manchas sutis de amarelo nas asas (onde deveria ser branco) e manchas brancas no peito (onde deveria ser cinza). Ela pode portar alguma mutação? Desconheço os pais e a história dela. Apenas sei que é jovem e que deve ter menos de 6 meses e parece não ter feito a primeira muda de penas.

Por favor abra um tópico pra ela com fotos para podermos dar uma opinião mais segura.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
2 horas atrás, tbretzc disse:

Os machos podem carregar mais de uma mutação ligada ao sexo? 

Tipo um macho cinza Silvestre carregar a mutação Lutino e a mutação canela?

Olá, qualquer macho pode carregar todas as mutações, recessivas, sexo ligado e dominante. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
Em 29/08/2019 at 09:09, tbretzc disse:

Os machos podem carregar mais de uma mutação ligada ao sexo? 

Tipo um macho cinza Silvestre carregar a mutação Lutino e a mutação canela?

Sim. Ele pode portar tanto no mesmo cromossomo sexual, quanto no outro alelo. As mutações ocorrem em genes diferentes.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...
  • 5 months later...
  • 3 months later...

Tenho um casal fêmea pérola e macho silvestre eles tiveram três dias filhotes Um amarelo com olho escuro, outro amarelo com olho vermelho e outro branco do olho escuro. o que isso significa???????????? O macho carregava o lutino e o lutino cara branca? Pode se dizer que esses são fêmeas????

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Oie gente, sou nova aqui e queria mto tirar uma dúvida rs 

tenho duas calopsitas, um tenho faz alguns anos, ele é mto apegado a mim, e a aproximadamente um mês encontrei outra calopsita que acredito que seja a cara branca e seja fêmea, trouxe p casa e vi que eles se deram bem de primeira, porém “ela” tenta ter algo a mais, um chamego vamos se dizer assim, chega perto do macho abaixa a cabeça mas ele bica “ela”, não chega a machucar mas percebo que ele não quer ter nada com “ela”, e já “ela” vive colada com ele, segue ele p todos os lados, queria saber se corre o risco “dela” ser macho? E se não como faço p o meu querer algo com “ela”?  
 

obs: não tô conseguindo por foto deles aqui😥

Editado por Daniele dias
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Daniele dias disse:

Oie gente, sou nova aqui e queria mto tirar uma dúvida rs 

tenho duas calopsitas, um tenho faz alguns anos, ele é mto apegado a mim, e a aproximadamente um mês encontrei outra calopsita que acredito que seja a cara branca e seja fêmea, trouxe p casa e vi que eles se deram bem de primeira, porém “ela” tenta ter algo a mais, um chamego vamos se dizer assim, chega perto do macho abaixa a cabeça mas ele bica “ela”, não chega a machucar mas percebo que ele não quer ter nada com “ela”, e já “ela” vive colada com ele, segue ele p todos os lados, queria saber se corre o risco “dela” ser macho? E se não como faço p o meu querer algo com “ela”?  
 

obs: não tô conseguindo por foto deles aqui😥

Olá!

Isso é normal. A formação de casal leva tempo, e nem todo casal trocam carinho. 

Calopsitas não são aves muito agressivas, se dão bem entre si independente do sexo. Então por esses comportamentos, não tem como dizer o sexo. 

Quando conseguir, poste fotos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 months later...
  • 6 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...