Jump to content

Penas do rabo com aspecto feio


eduardoag5

Recommended Posts

Pessoal, boa noite!!

Poderiam me dar um ajuda por favor?a calopsita está já há algum tempo com as penas do rabo horríveis, escuras e "desfiadas". É um fêmea Lutino.

Ela está agora botando mais ovos e teve em outubro 2 filhotes.

Vejam por favor as fotos em anexo .

isso pode ser da idade dela? Não sei que idade ela tem.

o que devo fazer?

Obrigado 

abraço 

eduardo 

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

Link to comment
Share on other sites

As manchas escuras nada mais são do que sujeira. Você não postou foto da gaiola inteira, mas pelo pouco espaço que ela aparece deu para perceber que está extremamente suja o que deve estar sujando a calda dela uma vez que por ser uma lutino que tem as penas muito claras se sujam com facilidade. Quanto as penas desfiadas o motivo é as próprias acomodações que devem estar desfiando as penas, pois ela deve estar raspando/esfregando a calda nas malhas/grade da gaiola e com o atrito acaba danificando as penas.

A higienização da gaiola/viveiro tem que ser feita diariamente, com um pano úmido limpe todas as grades de fundo e laterais, troque a bandeja todos os dias, seja rigoroso na higienização pois esta é importante até para a saúde dela. Pelo menos uma vez por semana lave totalmente a gaiola com detergente e água e passe um desinfetante a base de amônia quartenaria (herbalvet, vancid 10 etc.).

Acomodações sujas acabam trazendo doenças como coccidiose para as aves, as próprias fezes do passaro acabam contaminando ele com doenças. Essa sujeira acumulada na parte baixa da grade da gaiola não é sujeira de um dia para o outro, isso deve estar sendo acumulada a muito tempo. 

Outra coisa que também suja muito as penas de passaros de cor clara é quando andam no chão e este não está totalmente limpo. Caso queira mais sujestões do pessoal do forum poste uma foto inteira da gaiola para poderem opinar. 

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

Muito Obrigado Celia pelas orientações!!

Fiquei com dúvida também porque o pote com água fica no fundo tb e elas tomam banho e logo em seguida entram no pote com mistura de sementes, girassol etc e ficam por lá comendo. Há alguma problema nisso? Será que pode ser isso tb?

a coloração do rabo está da cor das semente.

Abraço 

Eduardo

 

Edited by eduardoag5
Link to comment
Share on other sites

A comida também pode influenciar, pois algumas contém alimentos com corantes e esses acabam manchando elas. Eu não costumo deixar banheira disponível em tempo integral para elas. Normamente em dias mais quentes por volta do meio dia eu retiro tudo que possa manchar elas e coloco várias banheiras para tomarem banho. Normalmente elas saem da água e vão para algum canto se limpar e secar e se esse lugar onde estiverem tiver alguma coisa que desbote fatalmente irá manchar elas, depois somente na troca de pena para ficarem limpas. Eu tinha alguns plays que eram coloridos e minha albina tinha o costume de subir nele e ficar raspando a cabeça depois do banho, ela ficava toda colorida, dai comecei a tirar ele e até brinquedos que elas possam alcançar. O problema delas irem na comida fora o fato de se sujar é que a comida vai molhar e fica sujeita a criar fungos que podem fazer mal a elas. O ideal para deixar os potes de alimentos é no alto. Deixe na lateral da gaiola um ao lado do outro e coloca um poleiro no comprimento deles para elas empoleirarem na hora que estiver comendo, assim facilita. Para melhorar a aparência você pode arrancar, que depois de uns 15 a 20 dias nasce novamente, mas dá dó. Outra opção é você arrancar umas duas da parte de cima onde fica mais visível que quando elas nascerem irão cobrir um pouco as outras que estão abaixo sujas. Mas nada disso adiantará se você não resolver o problema antes.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Eduardo é melhor vc não  deixaria ela chocar agora . pois acabou de sair de uma cria, é muito desgastante  para eles ficarem   chocando  assim uma seguida da outra, podendo deixar eles doentes  o certo é só 2 vezes ao ano foi o meu veterinário que é especialista em aves silvestre e criadouro de aves de campeonato , e um dos melhores veterinário  do brasil  

Dixe eles descansar um pouco e recuperar as energias ai  vc coloca o ninho na gaiola para eles se reproduzir  ..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.