Jump to content

Mamãe aos 10 aninhos, Ajuda?


Clara

Posts Recomendados

Então, minha menina Serena começou a colocar os primeiros ovos da vida vida dia 21 de novembro, aos seus 10 anos! Fiquei em choque, levei ao vet, fiz exames e tudo parece tranquilo. Ela não está botando no ninho, é no chão da gaiola mesmo, quando tirava o ovo ela colocava mais 😅 foram ao todo 4 ovinhos, que ela choca e protege desesperadamente. Pra tentar encerrar o ciclo de postura, conversei com o vet sobre a opção dela cruzar e ter filhotes, porque pela idade dela mais avançada tive medo de ser arriscado. Ele disse que poderia ser arriscado mesmo, mas que eu poderia testar já que ela colocou 4 ovos tranquilamente, sem problema algum, a alimentação estava boa (extrusada, mix de sementes e frutas e farinhada da nutrópica) além de me dizer que toda reprodução tem riscos independente da idade, no caso dela só seria um pouco mais arriscado mas como foi a primeira postura, poderia dar certo. Eu optei por deixar ela ser mãe mas não biologicamente, ela não cruzou com o macho pois não queria ela colocando mais ovos e ele também é muito agressivo. Adotei ovinhos galados pra ela com um amigo criador e substitui pelos seus.  Hoje, dia 11 de dezembro fazem mais ou 2 dias que o filhote nasceu e ela está cuidando dele sozinha (é apenas um filhotinho ☺). Notei que ela parece bem cansadinha, carinha abatida, e apesar de estar comendo, está comendo em intervalos longos, dando bichinhas curtas e rápidas ao longo do dia. Tenho pesado ela todos os dias, a faixa de peso dela tá em 85-87g. Ela continua sendo alimentada com extrusada, sementes e farinhada da nutrópica, botei mais 2 potes de comida pertinho dela e um a mais de água também perto.

Tenho medo dela ficar sobrecarregada, mesmo sendo só um filhote, tenho papinha aqui em casa pra auxiliar ela com a criação, mas ela está bem agressiva defendendo o filhote. Ela está o dia inteiro praticamente chocando no cantinho da gaiola que eu adaptei pra o filhote não cair, ontem tomou banho e hoje está mais queitinha. É normal os primeiros dois/três dias a mãe ficar assim tão grudadinha no filhote? Ainda mais que ela está sozinha no choco, mas é apenas um e ela tem dado só umas beliscadinhas na comida 

Obs: Adotei 3 ovinhos galados, dois caíram fora da gaiola pois ela choca no chão (tentei colocar ela no ninho de tudo quanto é jeito mas não deu 🙁) e dos dois que caíram um sobreviveu e virou o filhote atual (guerreiro!!) E o outro rachou. O 3° ovinho, que não caiu e que mais ficou sendo chocado, apareceu um furinho na casca, mas sem atividade já há quase 2 dias. Tô observando mas acho que só um filhote vai vingar. Outra coisa importante é que Serena teve megabacteria no passado, eu a tratei em 2021 certinho mais de uma vez com anfotericina B, e ela ficou muito melhor, ganhou peso, fezes mais sólidas (eram sempre liquidas) e sem odor, a cloaca foi limpando bastante. Ela ficou tão bem que até conseguiu botar os primeiros ovos, mas tenho medo da doença voltar agora q ela está chocando pois a doença é oportunista e medo dela passar pra o filhote. Será que há risco mesmo eu tendo tratado ela e ela tendo acesso a uma alimentação bem reforçada?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...