Jump to content

Mãe não alimenta


Nathalia
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Gente, minha calopsita colocou três ovinhos. Um já nasceu o filhotinho e infelizmente faleceu pois acho que os pais não estavam o alimentando.

Como nunca tive criação, liguei para pessoa que comprei e passei a situação, o mesmo me disse que não deveria mexer e que os pais sabem o que devem fazer, e se tentasse mexer eles abandonariam o filhote. Fiquei com medo sem saber o que fazer, mas me sinto culpada agora pela morte do primeiro.

A questão é que ainda restam dois ovinhos, e creio que apenas mais um esteja galado. Estou com medo dos pais não alimentarem o filhote novamente. Gostaria de saber como proceder nessa situação.

Por favor me ajudem, pois estou bem preocupada e sem saber o que fazer!

Link para compartilhar
Share on other sites

@Nathalia, a idade boa pra se colocar pra reprodução, é depois dos 12 meses,é quando a ave já adquiriu maturidade suficiente e esses casos fiquem mais difícil de acontecer. Mas agora o que não se pode deixar é esse filhote que provavelmente vai nascer , morra de fome, o que vc tem que ter sem dúvida é  a papinha disponível para o caso de urgência, como não tem experiência sugiro entortar a ponta de uma colher com um alicate para que fique um pouco mais parecida com o bico dos pais. E se por acaso os pais não alimentarem esse filhote  isso é vc que vai ter que fazer, Todo pote de papinha já tem sua receita para ser feita de acordo com a idade das aves, o que para um recém nascido deve ser bem mais ralinha e bem morninha, não se esqueça de ferver bem os objetos que vai ser usado para alimentar e a papinha deverá somente ser utilizada na hora , caso sobre deve ser jogada fora para não correr o risco de estragar. Lembre se sempre morna, não quente para não queimar, nem fria para não estagnar o papinho, é como se fosse leite para bebê mesmo, vc deve sempre verificar antes de dar ao filhote.

Se vc ajudar o filhote nos primeiros dias, os pais uma hora vão se tocar que isso é tarefa deles e vão começar a fazer esse trabalho. Boa sorte, e sinto muito pelo bebezinho perdido.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@Nathalia Quando nascer o filhote, durante os dois primeiros dias observe se os pais estão alimentando ele, pois o filhote nasce com uma reserva de alimento adquirida dentro do próprio ovo. Você conseguirá perceber se estão alimentando pelo papo que tem que ficar cheio. Caso continue murcho você terá que alimentar ele com papinha.

Compre uma papinha e uma seringa e deixe guardada para emergência, caso eles não alimente. Com a seringa é mais fácil você alimentar.

Você não tem opção, ou meche para ver ou eles morrem de inanição como aconteceu com esse outro filhote, então quando nascer tente abrir a parte de cima do ninho de vez em quando somente para observar ou então na hora que eles sairem para se alimentar você olha. Faça um acompanhamento, pois este se faz necessário mesmo com calopsitas experientes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...