Jump to content

Mutação, qual a melhor?


Ednardo Neres
Ir para a solução Resolvido por Ednardo Neres,

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, me chamo Ednardo e sou novo aqui. Li bastante quando ganhei uma "calô" de presente e confesso ainda ter bastante dúvidas. Algumas delas sei que só vou saná-las no decorrer da experiencia de cuidar, já que possuo somente há 5 meses.

Ganhei um macho Arlequim e estava lendo mais e mais sobre elas para poder criar e lhe dar o maior conforto possível. Ao analisar minha calopsita, percebi que ela tinha duas curiosidades. 

1- O bico do meu Arlequim tem um lado um pouco claro e outra parte escuro.

2- Ele tem em uma das patas, dois dedos claros e dois dedos escuros. ( Com essas dua curiosidades achei que era alguma indicação de que poderia portar algo. Mas vi aqui no fórum, que é normal em Arlequins e por isso não tenho certeza).

Para adquirir um par ideal para ele seja por mutação e qualidade de exemplares,  eu pesquisei e procurei por aí uma mutação bacana e interessante e acabei adquirindo um outro macho que me chamou a atenção no dia. ( Irei falar deste outro depois).

Com minhas pesquisas e procura, achei interessante coloca lo pra cruzar com uma canela. Pois vi aqui no fórum também, que a canela é uma das mutações que carrega o albinismo.   

Agora vou falar do macho que adquiri procurando uma fêmea para meu macho.

Eu o adquiri junto com sua irmã perola. A historia de como adquiri os dois é muito triste, pois o antigo dono anunciou eles bem barato e com gaiola. Fiquei curioso e fui até lá ver. Ele estava vendendo por que a mãe dele que era a dona havia morrido, e ele não tinha tempo para cuidar. Quando eu vi este casal e em especial o macho, me apaixonei. Ele é um Lutino creio que canela, com a cor do olho diferente dos que eu  havia visto. E assim acabei adquirindo os dois.

Ao pesquisar sobre a cor dos olhos vi aqui no fórum também, que se trata de um Lutino com o olho GREY/WHITE. Li ainda, que pode se tratar de um Lutino portador de ARLEQUIM E/OU CARA BRANCA. Por isso também, segundo o que li aqui no fórum.

A irmã dele eu dei para meu primo que possui um macho silvestre, pois não quero colocar irmãos para cruzarem. E mais uma vez pesquisando melhor fêmea para ele, cheguei a conclusão de colocar uma cara branca.

Bem, então comentem, falem sobre possíveis filhotes e aceito sugestões também uma vez que ainda não achei as exemplares certas com os padrões que procuro. 

ARLEQUIM (MACHO) X CANELA (FÊMEA) e LUTINO ARLEQUIM (MACHO) X CARA BRANCA (FÊMEA)

Obs.: Não sei de nada dos pais de cada um.

3e0623ee-93c8-45f9-a00b-1b7dd6d50ba4.jpg

4e98b1cb-0bcc-4fd2-b1f6-f3d847b88674.jpg

5fe41f35-cf6b-4b28-a7f2-9ee00dcbb0ac.jpg

8d79a084-582d-42ab-928b-3e26a0cefb7a.jpg

44a937a4-7a52-45a8-9692-bdc59fdb825d.jpg

b02bbd86-8ca7-439e-89a8-289f0ab63abf.jpg

c2d51ab1-82d4-484a-8546-3f419fdd7e5d.jpg

fb124199-add0-4648-9bee-b845d9c99a20.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Arlequim Macho x Canela
Sem saber o que portam nasceriam todos os bebes cinza, portadores de arlequim sendo os machos portadores de canela.

Lutino arlequim x cinza cb

Filhotes machos Cinza portadores de lutino e arlequim

Filhotes femeas Lutino portadores de arlequim.

Link para compartilhar
Share on other sites

Arlequim Macho x Canela
Sem saber o que portam nasceriam todos os bebes cinza, portadores de arlequim sendo os machos portadores de canela.

Lutino arlequim x cinza cb

Filhotes machos Cinza portadores de lutino e arlequim

Filhotes femeas Lutino portadores de arlequim.

Obrigado!!

Com essa informação e mais umas pesquisadas aqui, voltarei atras e colocarei o Arlequim com outra Arlequim. Obs: vou procurar uma fêmea portadora de Lutino.

Já o casal de Lutino com CB, manterei.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 15/11/2015 15:45:29, Marcos Nogueira disse:

Ednardo as femeas não podem portar lutino, que é uma mutação ligada ao sexo, ou seja ou a femea é lutino ou não, diferente dos machos que podem portar esta mutação assim como a mutação canela e a perola. 

Então Marcos, Pelo que eu entendi, as fêmeas de sexo ligado não são portadoras assim sendo somente os machos de sexo ligado é quem portam. Mas e eu digo em colocar com uma fêmea Arlequim que é sexo recessivo e nos sexo recessivos as fêmeas são portadoras. Por isso falei em colocar com uma femea Arlequim que porte Lutino. 

Seria isso mesmo, ou estou enganado? Como ainda estou inexperiente sua opinião será de grande ajuda neste sentido.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não as femeas independente da mutação não podem portar três mutações. Canela, Lutino e Perola. 
Ela pode ser arlquim, cinza ou cara branca e mesmo assim não portará Lutino. 

Editado por Marcos Nogueira
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
2 horas atrás, Marcos Nogueira disse:

Não as femeas independente da mutação não podem portar três mutações. Canela, Lutino e Perola. 
Ela pode ser arlquim, cinza ou cara branca e mesmo assim não portará Lutino. 

Entendi. Muito obrigado Marcos!!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...