Jump to content

Iniciante.


Majellascita

Posts Recomendados

sou iniciante como criador de calopsita tenho duas de aprox 3 meses que comprei em uma agro shop, ia levar uma mas a outra começou a ter crises compramos as duas, vlw a penas, elas ficam namorando as vezes. Bom é o seguinte, não sei ate onde o comportamento e normal, as vezes elas coça o bico ou rubor, fica mordendo as penas entre outros dezenas de comportamentos que não sei se é saudavel ou não. gostaria de saber se tem algum comportamento especifco que deveria me preocupar que esteja relacionado a má saude delas. 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá!

Então, também sou iniciante, porém na minha experiência de mais ou menos dois meses, sei que é normal eles limparem as penas puxando ou até mesmo arrancar as penas (quando estão na muda). Sobre roer ou coçar o próprio bico, também é completamente normal. 

Comportamento anormal pelo que conheço, que indica que talvez a ave esteja doente, é quando ela está muito quietinha, o topete sempre baixinho, está dormindo muito mais que o normal (o normal da calopsita é 12 horas de sono por dia), e se quase não estiver comendo.

Se são os primeiros dias delas na sua casa, pode acontecer de não comer nos 03 primeiros dias (mais ou menos), pela mudança de ambiente, até elas se acostumarem.

Dica: Para se acostumarem, é importante deixar a gaiola delas num lugar com mais fluxo de pessoas e perto de você. Troque a comida e a água todo dia. E siga um passo de casa vez, são animais muito assustados, precisam de tempo para se acostumarem, é um processo lento que exige paciência. A sua mão provavelmente vai ser o maior medo delas, vá devagar apresentando sua mão. Nunca tente agarrar ela por cima. Use mais dedo.

Dica: apare as asas delas assim que chegarem. Isso ajuda para poder deixar a gaiola aberta, assim elas saem da gaiola e exploram o ambiente sem risco de fugirem. Aparar é estressante para a ave, por isso é bom deixar ela um pouco quieta por um dia após aparar as asas. Tem vídeos no YouTube da forma correta de aparar, dá uma olhadinha, porque só pode ser uma pequena quantidade de penas na terceira fileira. Amansar a calopsita dentro da gaiola é mais difícil. Aparando do jeito certo elas ainda podem voar um pouco, então cuidado com janelas.

Recomendo o canal Plantel Amigo de Penas, têm vários vídeos úteis e vídeos sobre como amansar. Espero ter ajudado. Boa sorte!

 

Mais uma coisa importante que esqueci de citar: é legal colocar elas para dormirem, cobrindo a gaiola (funciona comigo). Isso ajuda a acalmar e relaxar eliminando a claridade. Seria legal deixar elas cobertas por 12h, que é mais ou menos o tempo que elas dormem. Cobre a noite e descobre no dia seguinte 12h depois. O horário de você cobrir vai depender do horário que você acorda. É assim que eu faço. Pode ser um tecido mais fino.

Isso ajuda a criar uma rotina, porque elas podem ficar estressadas e cochilando muito no dia seguinte se não forem dormir. As minhas mesmo dormindo ainda cochilam um pouco durante o dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...