Jump to content

Iniciante.


Majellascita

Posts Recomendados

sou iniciante como criador de calopsita tenho duas de aprox 3 meses que comprei em uma agro shop, ia levar uma mas a outra começou a ter crises compramos as duas, vlw a penas, elas ficam namorando as vezes. Bom é o seguinte, não sei ate onde o comportamento e normal, as vezes elas coça o bico ou rubor, fica mordendo as penas entre outros dezenas de comportamentos que não sei se é saudavel ou não. gostaria de saber se tem algum comportamento especifco que deveria me preocupar que esteja relacionado a má saude delas. 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá!

Então, também sou iniciante, porém na minha experiência de mais ou menos dois meses, sei que é normal eles limparem as penas puxando ou até mesmo arrancar as penas (quando estão na muda). Sobre roer ou coçar o próprio bico, também é completamente normal. 

Comportamento anormal pelo que conheço, que indica que talvez a ave esteja doente, é quando ela está muito quietinha, o topete sempre baixinho, está dormindo muito mais que o normal (o normal da calopsita é 12 horas de sono por dia), e se quase não estiver comendo.

Se são os primeiros dias delas na sua casa, pode acontecer de não comer nos 03 primeiros dias (mais ou menos), pela mudança de ambiente, até elas se acostumarem.

Dica: Para se acostumarem, é importante deixar a gaiola delas num lugar com mais fluxo de pessoas e perto de você. Troque a comida e a água todo dia. E siga um passo de casa vez, são animais muito assustados, precisam de tempo para se acostumarem, é um processo lento que exige paciência. A sua mão provavelmente vai ser o maior medo delas, vá devagar apresentando sua mão. Nunca tente agarrar ela por cima. Use mais dedo.