Jump to content

Minha calopsita matou o filhote com 8 dias sem motivo

Raiyara

Posts Recomendados

Tenho um casal de calopsitas, a fêmea é arrisca cara branca pérola, o macho é silvestre, é super manso e me ama muito, adora estar na minha companhia e fora da gaiola. São jovens, tem um ano e poucos meses cada um, foi a primeira vez que colocaram ovos.

Foram bons pais no início, chocaram os ovos juntos, 3 para ser exata, o primeiro filhote nasceu dia 2 desse mês, os pais o trataram bem, um ovo estava rachado e os pais o tacaram para fora do ninho, tinha um feto mal desenvolvido dentro, o último ovo chocou dia 7, mas morreu no dia seguinte, pensei na possibilidade de ter sido morto pelos pais, mas como o ninho estava úmido tirei essa possibilidade pelo mais velho estar bem, limpei o ninho e achei que eles cuidariam bem do último, mas ele foi morto ontem dia 10.

Eu deixei eles em um lugar tranquilo, com comida e água a vontade, blocos de cálcio por todo ninho e couve fresco todo dia.

Vou tirar o ninho e esperar uns 5 meses para tentar novamente, mas queria entender se foi por causa do pai, ele estava arisco no início, cuidando da esposa e dos filhotes, mas de uns dias para cá procurou sair da gaiola para voltar a ficar perto de mim.

Screenshot_20230311-071033_Photos.jpg

Editado por Raiyara
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

On 11/03/2023 at 07:07, Raiyara disse:

Tenho um casal de calopsitas, a fêmea é arrisca cara branca pérola, o macho é silvestre, é super manso e me ama muito, adora estar na minha companhia e fora da gaiola. São jovens, tem um ano e poucos meses cada um, foi a primeira vez que colocaram ovos.

Foram bons pais no início, chocaram os ovos juntos, 3 para ser exata, o primeiro filhote nasceu dia 2 desse mês, os pais o trataram bem, um ovo estava rachado e os pais o tacaram para fora do ninho, tinha um feto mal desenvolvido dentro, o último ovo chocou dia 7, mas morreu no dia seguinte, pensei na possibilidade de ter sido morto pelos pais, mas como o ninho estava úmido tirei essa possibilidade pelo mais velho estar bem, limpei o ninho e achei que eles cuidariam bem do último, mas ele foi morto ontem dia 10.

Eu deixei eles em um lugar tranquilo, com comida e água a vontade, blocos de cálcio por todo ninho e couve fresco todo dia.

Vou tirar o ninho e esperar uns 5 meses para tentar novamente, mas queria entender se foi por causa do pai, ele estava arisco no início, cuidando da esposa e dos filhotes, mas de uns dias para cá procurou sair da gaiola para voltar a ficar perto de mim.

Screenshot_20230311-071033_Photos.jpg

Boa noite, 

A fêmea coloca um ovo por dia, as vezes intercala dia sim e dia não… então é natural que o primeiro ovo que ela pôs tenha maior chance do filhote sobreviver, a diferença de tamanho do primeiro pro último a nascer fica muito grande dentro do ninho e é muito comum os menores morrerem, infelizmente. 
pelo seu relato, seu macho pode te ver como uma parceira sim… e quando vc coloca o ninho, normalmente ficam muito agressivos. 
como vc falou que eles cruzaram, minha sugestão é que na próxima tentativa, mexa o mínimo possível no ninho. 
As primeiras ninhadas são assim mesmo, as próximas vc terá mais sucesso… 

boa sorte 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.