cLoconte Postado 15 de Novembro de 2015 Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2015 Boa noite gente, conversando com diversos amigos criadores de aves (incluindo calopsita), percebi que vários deles têm dado pouca importância para o que chamamos de "bloco de calcio" - são aqueles blocos (como a da foto) que misturam areia e diversos minerais, que as aves gostam de ir bicando e desmontando. Além de uma diversão para as aves (e alguns dizem ser importante também para o desgaste do bico), oferecer SEMPRE esse item tem uma importância biológica muito grande: as "pedrinhas" que elas engolem ao bicar isso vão parar na moela, e auxiliam na alimentação das aves. Vou explicar melhor: as aves não conseguem triturar (ou fazer a "digestão mecânica") os alimentos porque não possuem dentes; assim, a moela é o órgão que faz isso pois,ao ser composta basicamente de músculos, faz o papel de "amassar" o alimento para tornar a digestão mais eficiente. Só que a função da moela é muito mais otimizada quando possuem pequenas pedrinhas que as aves engolem, pois o alimento passa a ser "processado mecanicamente" pela ação dos músculos + das pedras e minerais. Na natureza, as aves conseguem essas pedrinhas pelo chão; na criação, precisamos fornecer isso. Não sei se para calopsitas que comam apenas ração é algo tão importante assim, mas tenho certeza da necessidade disso para uma alimentação a base (mesmo que parcial) de sementes, frutas etc. Bom, é isso. Espero que ajude. Quero lembrar que a foto que coloquei é apenas um exemplo de produto. Existem diversas marcas e diversos produtos que fazem essa mesma função. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução jedecastro Postado 3 de Junho de 2017 Solução Compartilhar Postado 3 de Junho de 2017 Meu amigo, antes de você ler essa informação de que a "ave" não consegue triturar o alimento dentro da moela, precisa saber que tipo de aves, vejo todo mundo dizer que dá blocos para psitacídeo, mas não é certo, blocos são para aves de bico reto, para psitacídeo é um perigo, eu vi um veterinário atender uma calopsita que de tanto bicar blocos, a areia acumulando ao longo do tempo no papo foi sendo travada em todo sistema digestivo até levar a ave a óbito ! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.