Jump to content

Importância dos "blocos de cálcio"


cLoconte
Ir para a solução Resolvido por jedecastro,

Posts Recomendados

Boa noite gente,

conversando com diversos amigos criadores de aves (incluindo calopsita), percebi que vários deles têm dado pouca importância para o que chamamos de "bloco de calcio" - são aqueles blocos (como a da foto) que misturam areia e diversos minerais, que as aves gostam de ir bicando e desmontando.

Além de uma diversão para as aves (e alguns dizem ser importante também para o desgaste do bico), oferecer SEMPRE esse item tem uma importância biológica muito grande: as "pedrinhas" que elas engolem ao bicar isso vão parar na moela, e auxiliam na alimentação das aves.

Vou explicar melhor: as aves não conseguem triturar (ou fazer a "digestão mecânica") os alimentos porque não possuem dentes; assim, a moela é o órgão que faz isso pois,ao ser composta basicamente de músculos, faz o papel de "amassar" o alimento para tornar a digestão mais eficiente. Só que a função da moela é muito mais otimizada quando possuem pequenas pedrinhas que as aves engolem, pois o alimento passa a ser "processado mecanicamente" pela ação dos músculos + das pedras e minerais.

Na natureza, as aves conseguem essas pedrinhas pelo chão; na criação, precisamos fornecer isso. Não sei se para calopsitas que comam apenas ração é algo tão importante assim, mas tenho certeza da necessidade disso para uma alimentação a base (mesmo que parcial) de sementes, frutas etc.

Bom, é isso. Espero que ajude.

Quero lembrar que a foto que coloquei é apenas um exemplo de produto. Existem diversas marcas e diversos produtos que fazem essa mesma função.

bloco_calcio.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
  • Solução

Meu amigo, antes de você ler essa informação de que a "ave" não consegue triturar o alimento dentro da moela, precisa saber que tipo de aves, vejo todo mundo dizer que dá blocos para psitacídeo, mas não é certo, blocos são para aves de bico reto, para psitacídeo é um perigo, eu vi um veterinário atender uma calopsita que de tanto bicar blocos, a areia acumulando ao longo do tempo no papo foi sendo travada em todo sistema digestivo até levar a ave a óbito !

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...