Jump to content

Vcs acham q ela pode estar doente?


Sophiaz
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Me chamo Sophia e preciso de uma ajudinha. Ontem ganhei uma calopsita que tinha acabado de ser "resgatada" de um dono negligente, por isso não sei praticamente nada do que ela passou antes de chegar em mim. A questão é que, eu soube que o dono não tinha tempo pra cuidar dela e que ela não tinha companhia nenhuma, nem de outro pássaro nem de pessoas. 

O motivo do meu post é porque eu não sei se ela está doente. Ela está com algumas falhas na plumagem, e o topete dela deve ter só umas três penas. Não tem nenhuma falha gigantesca, mas no peito/pescoço tem um buraquinho e na lateral da asa dela, meio que no "ombro", tem outro buraquinho. Olhando bem de perto, não dá pra ver a pele dela, tem os "espinhos" de penas nascendo, no topete tem um monte, mas eles são pequenos e parecem que começaram a crescer há pouco tempo.

A cera do nariz dela também está bem machucada, uma das narinas está realmente machucada, só que não é nada recente, ela parece estar cicatrizando há um tempo.

Ela espirra as vezes, mas não tem nenhuma secreção. Ela parece ser adulta, e estou chamando de "ela" porque acho que é fêmea, vou postar uma foto dela e se alguém conseguir descobrir o gênero por favor me fala. Eu realmente quero que ela melhore, por isso estou pedindo ajuda.

Também está soltando um pó, que pelo que vi deve estar passando pela muda, ela tbm está se coçando e se penteando com o bico, a maior parte dos espirros são depois de enfiar a cabeça nas penas pra se coçar. Só que até agr não caiu nenhuma pena.

As asas dela eu ainda estou em dúvida se foram aparadas ou não, porque olhando elas fechadas na posição normal, uma está mais comprida que a outra. Parece que tem umas penas faltando na ponta de uma das asas. Hj ela saiu da gaiola e não conseguiu voar praticamente nada, voou cerca de um metro e não voou de volta pra gaiola. Depois de um tempo eu coloquei a gaiola perto dela pra q ela pudesse voltar, só que deixei um pouco mais alta do que ela alcançaria pra ver como estava o voo dela, e não deu certo. Quando ela tentou voar, ao invés de ir reto, ela virou meia lua, como se ela tivesse feito um C, sabe? E não quis tentar de novo. Deixei ela escalar pra dentro da gaiola. Quando ela foi se espreguiçar, vi que a asa mais longa não estava aparada, estava bem completa, a asa mais curta não consegui ver. O antigo dono disse que aparava as asas dela, ent pode ser q a outra asa não tenha crescido completamente ainda. Os pezinhos dela estão perfeitos.

Tudo que eu sei sobre calopsitas é o que eu consegui aprender pela internet hj, sou estudante e não tenho condições de levar ela em algum veterinário, mas entre pegar ela pra criar ou deixar com o antigo dono, eu acho que pelo menos com alguém que se preocupe ela possa melhorar.

Fiquei vigiando ela hj o dia td, ela está comendo bem, bebendo bastante água. Peguei ela ontem a noite, ent basicamente só tive contato com ela hj. De manhã, ela estava tremendo um pouco, então ofereci maçã (que ela mais brincou do que comeu) e coloquei um pouco mais de sementes de girassol no potinho (ela comeu quase todas), também coloquei um tiquinho de açúcar por cima, bem pouquinho msm, porque vi em um site que o tremor pode ser por hipoglicemia e que isso poderia ajudar já que ontem ela ficou de jejum até que eu pegasse ela e colocasse comida, depois de comer ela parou de tremer, ofereci ovo cozido mas ela nem tocou.

Ela é muito curiosa, brincou com vários acessórios da gaiola, gosta de roer e destruir as coisas e está bem ativa, ela não soltou um pio desde que chegou, eu até coloquei algumas músicas pra ela escutar e nada. 

Ela não está magrinha, e está comendo bem. Não tem falhas grandes o suficiente pra que de pra ver a pele e pelo que parece, onde tem as falhas, tem penas nascendo. Ela está ativa, só não está cantando.

 

Screenshot_20230428-200045-min.jpg.0420fc66971e058ca749f428c45e0e01.jpg

 

 

Screenshot_20230428-200009-min.jpg

Screenshot_20230428-200018-min.jpg

Screenshot_20230428-200025-min.jpg

Screenshot_20230428-200035-min.jpg

Screenshot_20230428-200116-min.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Não da pra saber se tem algum problema de saúde sem levar no veterinário de exóticos e passar por um checkup. Agora, vc precisa ajustar a dieta dela. Oferte mix de sementes variado, próprio para calopsitas, e sem excesso de girassol. Nunca compre mix de sementes a granel devido a risco de contaminação por fungos, bactérias e parasitas, e tbm pq a exposição faz as sementes perderem propriedades nutricionais, compre mix de sementes de boas marcas e de pacotes lacrados (algumas marcas de mix de sementes para calopsita são Megazoo, Nutropica, Reino das aves...). Apesar deles gostarem, o girassol é basicamente gordura, e causa vício nas aves. Se ela está comendo bem o mix de sementes, não há pq adicionar excesso de girassol, pois aumenta risco de problemas de gordura no fígado. Aliás, qualquer semente em excesso, seja por vc fornecer em excesso ou por ela selecionar poucas sementes para comer dos mix de sementes, é um problema, e por isso o mais recomendado como alimento base para as calopsitas é a ração extrusada. Em geral, a alimentação recomendada pelos veterinários para as calopsitas é composta por 3 tipos de alimentos: ração extrusada, mix de sementes e alimentos naturais. Vc deve fornecer os 3 nas proporcoes adequadas, sendo a base alimentar a ração extrusada (de 70 a 80% da dieta da calopsita). Sementes devem ser 10% da dieta, e verduras legumes e frutas o restante da dieta. Se a ave está acostumada a comer sementes, então vc deve continuar ofertando as sementes mas deve buscar ao longo das próximas semanas ou meses fazer uma transição gradual para ajustar a dieta dela aos poucos para uma boa ração extrusada como base alimentar. Então compre um bom pacote de ração extrusada e forneça pra sua ave num comedouro adicional para ela começar a ter contato com a ração, e com o passar do tempo e a medida q vc for incentivando e vendo ela a comer a ração, vc vai diminuindo a quantidade de sementes, ate que sementes vc vai passar a ofertar como petisco/sobremesa e a ração é o q ficará nos comedouros. As marcas e pacotes mais recomendados de ração extrusada são os pacotes Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusada Natural. Uma ave que come uma boa ração extrusada tenderá a ficar muito mais bem nutrida e saudável que uma ave que come poucas sementes de um mix de sementes, pois a ração tem muito mais nutrientes dentro de cada grão do que a seleção de poucas sementes que as aves fazem dos mix, e não será um alimento gorduroso como as sementes. De forma alguma adicione açúcar no alimento de sua ave, calopsita não deve comer o nosso açúcar. De alimentos naturais, oferte principalmente verduras e legumes (couve, brócolis, rúcula, giló, pepino, almeirão), e de vez em quando vc pode colocar um ovo, milho ou batata doce, estes 3 sempre bem cozidos. Evite sempre os alimentos proibidos (pão, biscoitos, macarrão, arroz, temperos, e outros). Quando comprar sementes, compre mix de qualidade sem excesso de qualquer semente, tem que ser um mix variado, e lembrando que vc deve buscar aos poucos ajustar a dieta dela pra ração Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural. Recomendo buscar os maiores grupos de calopsita do facebook que são mais ativos que este forum atualmente, e buscar dicas neles, pq esses sites q vc visualizou não parecem muito confiáveis. De qq forma, que bom q vc a resgatou e esta disposta a dar uma vida de qualidade pra ela, mas isso significa q ela precisa ter pelo menos uma boa dieta com uma boa ração e sementes de qualidade para justamente minimizar riscos de problemas de saúde.

Editado por lks_2000
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, lks_2000 disse:

Não da pra saber se tem algum problema de saúde sem levar no veterinário de exóticos e passar por um checkup. Agora, vc precisa ajustar a dieta dela. Oferte mix de sementes variado, próprio para calopsitas, e sem excesso de girassol. Nunca compre mix de sementes a granel devido a risco de contaminação por fungos, bactérias e parasitas, e tbm pq a exposição faz as sementes perderem propriedades nutricionais, compre mix de sementes de boas marcas e de pacotes lacrados (algumas marcas de mix de sementes para calopsita são Megazoo, Nutropica, Reino das aves...). Apesar deles gostarem, o girassol é basicamente gordura, e causa vício nas aves. Se ela está comendo bem o mix de sementes, não há pq adicionar excesso de girassol, pois aumenta risco de problemas de gordura no fígado. Aliás, qualquer semente em excesso, seja por vc fornecer em excesso ou por ela selecionar poucas sementes para comer dos mix de sementes, é um problema, e por isso o mais recomendado como alimento base para as calopsitas é a ração extrusada. Em geral, a alimentação recomendada pelos veterinários para as calopsitas é composta por 3 tipos de alimentos: ração extrusada, mix de sementes e alimentos naturais. Vc deve fornecer os 3 nas proporcoes adequadas, sendo a base alimentar a ração extrusada (de 70 a 80% da dieta da calopsita). Sementes devem ser 10% da dieta, e verduras legumes e frutas o restante da dieta. Se a ave está acostumada a comer sementes, então vc deve continuar ofertando as sementes mas deve buscar ao longo das próximas semanas ou meses fazer uma transição gradual para ajustar a dieta dela aos poucos para uma boa ração extrusada como base alimentar. Então compre um bom pacote de ração extrusada e forneça pra sua ave num comedouro adicional para ela começar a ter contato com a ração, e com o passar do tempo e a medida q vc for incentivando e vendo ela a comer a ração, vc vai diminuindo a quantidade de sementes, ate que sementes vc vai passar a ofertar como petisco/sobremesa e a ração é o q ficará nos comedouros. As marcas e pacotes mais recomendados de ração extrusada são os pacotes Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusada Natural. Uma ave que come uma boa ração extrusada tenderá a ficar muito mais bem nutrida e saudável que uma ave que come poucas sementes de um mix de sementes, pois a ração tem muito mais nutrientes dentro de cada grão do que a seleção de poucas sementes que as aves fazem dos mix, e não será um alimento gorduroso como as sementes. De forma alguma adicione açúcar no alimento de sua ave, calopsita não deve comer o nosso açúcar. De alimentos naturais, oferte principalmente verduras e legumes (couve, brócolis, rúcula, giló, pepino, almeirão), e de vez em quando vc pode colocar um ovo, milho ou batata doce, estes 3 sempre bem cozidos. Evite sempre os alimentos proibidos (pão, biscoitos, macarrão, arroz, temperos, e outros). Quando comprar sementes, compre mix de qualidade sem excesso de qualquer semente, tem que ser um mix variado, e lembrando que vc deve buscar aos poucos ajustar a dieta dela pra ração Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural. Recomendo buscar os maiores grupos de calopsita do facebook que são mais ativos que este forum atualmente, e buscar dicas neles, pq esses sites q vc visualizou não parecem muito confiáveis. De qq forma, que bom q vc a resgatou e esta disposta a dar uma vida de qualidade pra ela, mas isso significa q ela precisa ter pelo menos uma boa dieta com uma boa ração e sementes de qualidade para justamente minimizar riscos de problemas de saúde.

Olá boa noite, seria possível você falar o nome de alguns dos grupos do Facebook? 

Desde já grata!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 29/04/2023 at 19:11, amorapsit23 disse:

Olá boa noite, seria possível você falar o nome de alguns dos grupos do Facebook? 

Desde já grata!

É só escrever "Calopsita" na busca e selecionar a busca por Grupos, e entrar nos mais populosos e que parecerem bem organizados. Prefiro não dizer nomes de grupos para não fazer propaganda.

Editado por lks_2000
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...