Regina1406 Posted May 5, 2023 Share Posted May 5, 2023 Nossa primeira experiência com calopsitas. Tenho um casalzinho jovem. Minha calopsita fêmea têm 7 meses. Duas semanas atrás ela caiu do poleiro dormindo e bateu a asa direita na gaiola perdendo muitas penas e consequentemente sangrando um pouco. O sangue estancou logo mas ficou muito feio e sujo. Apesar de tudo, mexia a asa, comia, bebia e continuou ativa. Dias atrás caiu novamente. Voltou a sangrar na mesma asa e anda muito desequilibrada. Apesar de tudo, age normalmente mas não deixa tocar na asa machucada. Hoje, no chão, o macho bateu as asas tentando voar e a assustou. Ela se debateu (no chão) desequilibrada e novamente sangrou (apenas sujou as penas da lateral e parou). Daí a dúvida: será que o macho pode tê-la derrubado a noite? Tenho que separar os dois? E também dizem que se está aparentemente bem, deixá-la se limpar e ficar observando. Mas até que ponto podemos deixar ela 'se virar sozinha' na recuperação e higiene da asa? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mitchel Posted May 6, 2023 Share Posted May 6, 2023 Lave com soro fisiologico se estiver sangrando. Se tiver ferida, tem q ver a gravidade. Se for algo superficial, passar um spray Rifocina talvez seja o suficiente. Mas se tiver uma pena encravada, sangrando, ou feridas mais graves, precisa levar no veterinário de exóticos para tratar adequadamente, passar medicações pra dor, anti-inflamatorios talvez, etc... 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts