Jump to content

Genética, 3 dúvidas. AJUDA?


Ir para a solução Resolvido por Marcos Nogueira,

Posts Recomendados

1º Sobre a mutação Silvestre: se o macho não portar nenhum gene e a femea for lutino, não há nenhuma chance de nascer filhotes lutino?

2º Se ele portasse nasceriam filhotes lutinos fêmeas? Já que pra ser macho o pai teria que ser lutino também?

---------
Caso da minha visinha: Macho Silvestre + Femêa Lutino.

Sairam filhotes:
Silvestre
Canela
Pérola

3º Podemos dizer que o macho porta Pérola e Canela? E que ambos filhotes são fêmeas?
E esse filhote silvestre poderia ser macho/femea?

Não sei se estou entendendo ._.'

Editado por André L.
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, André L. disse:

1º Sobre a mutação Silvestre: se o macho não portar nenhum gene e a femea for lutino, não há nenhuma chance de nascer filhotes lutino?

2º Se ele portasse nasceriam filhotes lutinos fêmeas? Já que pra ser macho o pai teria que ser lutino também?

---------
Caso da minha visinha: Macho Silvestre + Femêa Lutino.

Sairam filhotes:
Silvestre
Canela
Pérola

3º Podemos dizer que o macho porta Pérola e Canela? E que ambos filhotes são fêmeas?
E esse filhote silvestre poderia ser macho/femea?

Não sei se estou entendendo ._.'

1°Isso se o macho não portar nenhuma mutação todos os filhotes nasceriam cinza.
 

2°Se ele portar podem nascer filhotes tanto macho quanto femeas, para nascerem lutinos machos a mãe precisa ser lutino o pai pode apenas portar. 

3° Caso esta femea seja apenas lutino, não seja nem lutino perola e nem lutino canela sim ambos os filhotes são femeas e o filhote cinza pode ser tanto macho quanto femea. Neste casal a chance é bem pequena de nascer um filhote femea cinza, enquanto todos os machos serão desta mutação. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Marcos Nogueira disse:

1°Isso se o macho não portar nenhuma mutação todos os filhotes nasceriam cinza.
 

2°Se ele portar podem nascer filhotes tanto macho quanto femeas, para nascerem lutinos machos a mãe precisa ser lutino o pai pode apenas portar. 

3° Caso esta femea seja apenas lutino, não seja nem lutino perola e nem lutino canela sim ambos os filhotes são femeas e o filhote cinza pode ser tanto macho quanto femea. Neste casal a chance é bem pequena de nascer um filhote femea cinza, enquanto todos os machos serão desta mutação. 

Muito obrigado Marcos! ^_^
O filhote silvestre foi o que eu escolhi, e é um macho sexado. rsrs (no caso ele porta lutino já que a mãe dele era lutino, certo?). Atualmente ele tem 8 meses e passa pela muda de penas, a carinha tá ficando amarelo. :$
Eu acredito que a mãe seja só lutino mesmo, apesar de não ter visto as asas se tem canela. Mas pérola sei que não é.

Mais umas dúvidas
1º A mutação Arlequim as fêmeas conseguem portar certo?
Minha fêmea é uma Pérola Lutino (filha de mãe arlequim), se ela cruzar com um macho que seja arlequim ou porte poderão nascer filhotes arlequim, certo?

2º A arlequim por ser recessivo é necessario que além do macho, a fêmea também porte/seja dessa mutação para nascer os filhotes, correto? O mesmo acontece com CB?


Grato, grato e grato! Hahaha

Editado por André L.
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, André L. disse:

Muito obrigado Marcos! ^_^
O filhote silvestre foi o que eu escolhi, e é um macho sexado. rsrs (no caso ele porta lutino já que a mãe dele era lutino, certo?). Atualmente ele tem 8 meses e passa pela muda de penas, a carinha tá ficando amarelo. :$
Eu acredito que a mãe seja só lutino mesmo, apesar de não ter visto as asas se tem canela. Mas pérola sei que não é.

Mais umas dúvidas
1º A mutação Arlequim as fêmeas conseguem portar certo?
Minha fêmea é uma Pérola Lutino (filha de mãe arlequim), se ela cruzar com um macho que seja arlequim ou porte poderão nascer filhotes arlequim, certo?

2º A arlequim por ser recessivo é necessario que além do macho, a fêmea também porte/seja dessa mutação para nascer os filhotes, correto? O mesmo acontece com CB?


Grato, grato e grato! Hahaha

André acho que foi uma boa escolha para vc.
Sim o macho porta lutino, é provável que ele porte outra mutação, só não da para saber se ele porta canela ou perola.

 

1°Exato as femeas podem portar tanto Arlequim quanto cara branca. 
Se por esta femea com um arlequim podem sim nascer filhotes arlequim. 
2 Sim você esta completamente certo. :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 18/11/2015 13:59:46, Marcos Nogueira disse:

André acho que foi uma boa escolha para vc.
Sim o macho porta lutino, é provável que ele porte outra mutação, só não da para saber se ele porta canela ou perola.

 

1°Exato as femeas podem portar tanto Arlequim quanto cara branca. 
Se por esta femea com um arlequim podem sim nascer filhotes arlequim. 
2 Sim você esta completamente certo. :)

Muito obrigado Marcos!
Não tenho mais dúvidas, você me ajudou muito. ;)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...