Jump to content

Preciso de ajuda com o bico da minha calopsita!


Renan Alves Santos

Recommended Posts

Olá amigos!

Estou com um problema no bico da minha calopsita e preciso da ajuda de vocês.

Há algum tempo atrás minha calopsita prendeu o bico inferior em um ferro da portinha da gaiola, saiu bastante sangue e me parece que houve uma perfuração. Ela se recuperou, mais depois disso o bico começou a crescer de uma forma exagerada tanto a parte inferior quanto a parte superior. Pouco tempo depois, uma parte do bico inferior se soltou e depois de alguns dias a parte superior também caiu ficando apenas uma pequena parte do bico. Imaginei que após a queda o bico voltaria a sua forma original. Entretanto, o bico voltou a crescer desordenadamente e a parte inferior cresceu "fendido" em duas partes ficando horrível esteticamente conforme se pode observar nas imagens. Além disso, a parte superior também cresceu de forma exagerada ficando muito perto do seu pescoço. Apesar disso tudo, ele continua alimentando-se normalmente apenas com sementes pequenas. 

Gostaria de saber se existe alguma forma de cortar o bico da ave. Já coloquei pedras de cálcio, mas ele quase não usa o bico para nada mais. 

CAM00208.jpg

CAM00209.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Que dó!

Só um veterinário pra aparar esse bico de forma correta e esse coitado voltar a ter uma qualidade de vida.

Com o bico desse jeito fica difícil a alimentação e até mesmo pra escalar, pois eles usam o bico pra tudo.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Eu no seu lugar , levaria ao veterinário , pois com certeza ela deve estar com dificuldades para fazer tudo principalmente comer . E se não estiver se alimentando bem , vai ficar debilitada e poderá morrer , sem contar a qualidade de vida dela .

Link to comment
Share on other sites

Obrigado gente. Vou levá-lo a um veterinário. Quanto a alimentação, o que notei foi que antes ele descascava as sementes antes de comer, hoje me parece que está comendo com casca. Mas está se alimentando. Apesar de tudo, ele consegue escalar, e usar o bico para quase tudo. Só estou com medo de continuar crescendo. 

 

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

 

Depois desse acidente, ele pode ter tido alguma dificuldade para se alimentar. Devido a algum problema nutricional, o bico teve esse crescimento anormal. Quanto a parte superior o vet  irá  fazer o corte e acertar. O inferior não  sei se precisaria de algo mais do que aparar pq não tem como ver na foto. Leve ao vet. Será um alívio para ele.

Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Que dó já era para vc ter levado ele a um veterinário , é um pecado deixar esse animalzinho sofrendo assim, leve ele o quanto antes para que um  veterinário corte    esse bico que deve estar incomodando muito  não sei como ele ainda consegue comer , se não fizer isso ele vai acabar morrendo por falta de alimentação mesmo que ele consiga comer as sementes não adianta nada  ele engole inteiras e o organismo não  consegue absorve os nutrientes nessesario para ele ter uma boa saúde . 

veterinário com urgência 

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 years later...
  • 4 years later...
8 horas atrás, suzana Avellar disse:

A minha está assim, já foi cortado mas cresceu novamente.

Poste foto da sua calopsita por favor. Vc levou sua ave numa clínica veterinaria de animais exóticos? Crescimento anormal de bico está normalmente associado a doença de fígado e problemas nutricionais. Se o veterinario q vc levou apenas aparou o bico mas não examinou sua ave para isto, vc pode perder sua ave caso ela esteja com o crescimento de bico devido à doença de fígado não tratada, e o bico vai continuar crescendo, mas o problema maior é o fígado e não o bico. Veja as publicações abaixo para entender que crescimento de bico pode ter causa em doença e isto precisa ser verificado. Se o seu vet não verificou isso, ou não é especializado em exóticos ou não é um bom profissional, pois há tratamento para isto.
 

70013144_2425644307518319_3179551846708543488_n.jpg

68872171_2425619210854162_8116517256248164352_n.jpg

Edited by Mitchel
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
On 16/04/2024 at 07:13, suzana Avellar disse:

A minha está assim, já foi cortado mas cresceu novamente.

 

20240504_124758.jpg

O meu está assim, cresceu novamente. 

Link to comment
Share on other sites

Posted (edited)

Crescimento de bico está normalmente associado a doenças de origem nutricional como a doença de fígado, e se não tratar corretamente sua ave vai a óbito enquanto ficam aparando o bico dela toda vez que cresce enquanto fígado segue piorando. Se vc está levando ele em alguem para fazer apenas o aparo do bico, sem fazer um hemograma/raio-x de sua ave para verificar como está o figado dele, o bico vai continuar crescendo e sua ave pode morrer de fígado não tratado enquanto vc leva em profissional não especializado que sequer sabe disso, que é algo básico para qualquer veterinário especializado em animais exóticos. Veja o post abaixo por exemplo. Se for o caso (e na maioria dos casos normalmente é), tem tratamento. Informe sua cidade para recomendação de clínica de exóticos.

70013144_2425644307518319_3179551846708543488_n.jpg

68872171_2425619210854162_8116517256248164352_n.jpg

Edited by Mitchel
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...