Jump to content

Filhote com bico mal formado


Aurea Ludwig
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Olá!

Alguém sabe o que fazer nesses casos?

Os pais cuidam bem dos 2 filhotes,  em especial esse com problema,  a mãe limpa o biquinho dele quando a comida sai pra fora.

Descobri a má formação poucos dias depois dele  nascer, achei ele com a carinha muito suja de papinha e fui limpar, quando terminei levei um susto, chorei de tristeza,  nem sabia que isso podia acontecer.

Agora os pais cuidam direitinho e está se desenvolvendo bem, mas e quando ficar maior?

Será que vai conseguir comer sozinho?

Achei que ele tinha só uma narina, mas a outra está ali, escondida. 20230831_135416-1.jpg.92101e2a8b6f9df9e84fe74677fd599f.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Vai sim, mas alimente ele principalmente com ração extrusada Megazoo PM13 que será mais facil para ele ingerir, pois ele não vai precisar descascar e os grãos são bem miudinhos. Ele vai viver bem tendo uma boa ração extrusada como base alimentar. Apresente ele a ração bem cedo, tanto para ele quanto para todas as suas calopsitas caso elas tenham dieta base de sementes, pois a ração extrusada é recomendado como base alimentar para as calopsitas. Providencie logo um pacote de Megazoo PM13 e oferte logo q ele estiver saindo da alimentação dos pais. Com 30-35 dias já pode deixar disponivel pra  ele começar a beliscar a ração e aprender a usar o biquinho especial dele. Dependendo de como o bico dele se desenvolver, talvez seja necessário passar num veterinário de exóticos para fazer algum ajuste, e precisando de indicação informe sua cidade. Poste a evolução dele aqui pra gente ir vendo como ele vai evoluindo. Ele é muito fofo, providencie logo a ração extrusada pra ele e pras suas outras aves tbm. Como vc tem mais aves, sugiro pegar o pacote de 900g.


 

Screenshot from 2023-09-01 10-43-54.png

A ração extrusada já é mais nutritiva que qualquer mix de sementes q vc fornecer, e ele nao deve ter dificuldades de comer.

Screenshot from 2023-09-01 10-44-26.png

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

20230902_102543-min.jpg.be1fb4948334195cf9da30699f5e4259.jpg

On 01/09/2023 at 10:38, Mitchel disse:

Vai sim, mas alimente ele principalmente com ração extrusada Megazoo PM13 que será mais facil para ele ingerir, pois ele não vai precisar descascar e os grãos são bem miudinhos. Ele vai viver bem tendo uma boa ração extrusada como base alimentar. Apresente ele a ração bem cedo, tanto para ele quanto para todas as suas calopsitas caso elas tenham dieta base de sementes, pois a ração extrusada é recomendado como base alimentar para as calopsitas. Providencie logo um pacote de Megazoo PM13 e oferte logo q ele estiver saindo da alimentação dos pais. Com 30-35 dias já pode deixar disponivel pra  ele começar a beliscar a ração e aprender a usar o biquinho especial dele. Dependendo de como o bico dele se desenvolver, talvez seja necessário passar num veterinário de exóticos para fazer algum ajuste, e precisando de indicação informe sua cidade. Poste a evolução dele aqui pra gente ir vendo como ele vai evoluindo. Ele é muito fofo, providencie logo a ração extrusada pra ele e pras suas outras aves tbm. Como vc tem mais aves, sugiro pegar o pacote de 900g.


 

Screenshot from 2023-09-01 10-43-54.png

A ração extrusada já é mais nutritiva que qualquer mix de sementes q vc fornecer, e ele nao deve ter dificuldades de comer.

Screenshot from 2023-09-01 10-44-26.png

Oi Mitchel!

Muito obrigada por responder. 

Pesquisei na Internet e não achei conteúdo que me ajudasse. Vou comprar a ração indicada sim, afinal a alimentação deles é muito importante ainda mais com o "biquinho especial" (adorei a expressão).

Todos que veem esse filhotinho tem aversão à sua aparência, acham que são muito feios, tortinho fica pior, dizem. Eu amo meus bebês e ficam muito simpáticos nas fotos,  parece que estão sempre sorrindo. 

Atualmente tenho o casal que cuida muito bem dos filhinhos e os 2 bebês. 

Agradeço muito a ajuda e vou seguir as instruções. Quanto ao "biquinho especial" todos os dias pego eles um pouquinho e nesse seguro por segundos seu biquinho na posição correta, tipo fisioterapia. Ele é muito querido e calmo, fica quietinho. 

Muito obrigada!

Estou um pouco atrapalhada pra postar essa resposta com fotos.

On 01/09/2023 at 10:38, Mitchel disse:

Vai sim, mas alimente ele principalmente com ração extrusada Megazoo PM13 que será mais facil para ele ingerir, pois ele não vai precisar descascar e os grãos são bem miudinhos. Ele vai viver bem tendo uma boa ração extrusada como base alimentar. Apresente ele a ração bem cedo, tanto para ele quanto para todas as suas calopsitas caso elas tenham dieta base de sementes, pois a ração extrusada é recomendado como base alimentar para as calopsitas. Providencie logo um pacote de Megazoo PM13 e oferte logo q ele estiver saindo da alimentação dos pais. Com 30-35 dias já pode deixar disponivel pra  ele começar a beliscar a ração e aprender a usar o biquinho especial dele. Dependendo de como o bico dele se desenvolver, talvez seja necessário passar num veterinário de exóticos para fazer algum ajuste, e precisando de indicação informe sua cidade. Poste a evolução dele aqui pra gente ir vendo como ele vai evoluindo. Ele é muito fofo, providencie logo a ração extrusada pra ele e pras suas outras aves tbm. Como vc tem mais aves, sugiro pegar o pacote de 900g.


 

Screenshot from 2023-09-01 10-43-54.png

A ração extrusada já é mais nutritiva que qualquer mix de sementes q vc fornecer, e ele nao deve ter dificuldades de comer.

Screenshot from 2023-09-01 10-44-26.png

 

On 01/09/2023 at 10:38, Mitchel disse:

Vai sim, mas alimente ele principalmente com ração extrusada Megazoo PM13 que será mais facil para ele ingerir, pois ele não vai precisar descascar e os grãos são bem miudinhos. Ele vai viver bem tendo uma boa ração extrusada como base alimentar. Apresente ele a ração bem cedo, tanto para ele quanto para todas as suas calopsitas caso elas tenham dieta base de sementes, pois a ração extrusada é recomendado como base alimentar para as calopsitas. Providencie logo um pacote de Megazoo PM13 e oferte logo q ele estiver saindo da alimentação dos pais. Com 30-35 dias já pode deixar disponivel pra  ele começar a beliscar a ração e aprender a usar o biquinho especial dele. Dependendo de como o bico dele se desenvolver, talvez seja necessário passar num veterinário de exóticos para fazer algum ajuste, e precisando de indicação informe sua cidade. Poste a evolução dele aqui pra gente ir vendo como ele vai evoluindo. Ele é muito fofo, providencie logo a ração extrusada pra ele e pras suas outras aves tbm. Como vc tem mais aves, sugiro pegar o pacote de 900g.


 

Screenshot from 2023-09-01 10-43-54.png

A ração extrusada já é mais nutritiva que qualquer mix de sementes q vc fornecer, e ele nao deve ter dificuldades de comer.

Screenshot from 2023-09-01 10-44-26.png

 

Ele está com 19 dias hoje.

Parece que está sempre sorrindo.

20230902_102720-min.jpg

Aqui ele com o irmãozinho um dia mais velho. 

20230902_102951-min.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

A partir dos 30-35 dias de vida já pode deixar a ração disponível para os filhotes, mas eles devem ser alimentados pelos pais até conseguirem comer o suficiente da ração por conta própria. De qq forma, vc ja pode colocar comedouro com ração pros pais pegarem tbm, vai ser muito melhor adaptar todas as suas aves para a ração pois a ração é mais nutritiva e menos gordurosa q as sementes. Os filhotes devem ser mais fáceis de adaptar pq vai ser o primeiro alimento deles apos o desmame. Com sorte os pais pegarão facil tbm.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

Ok, essa é a segunda cria do meu casal, a fêmea coloca em média 4 a 5 ovos. Não gostam de frutas e folhas, dão umas bicadinhas pra provar e só. Tenho feito papa de ovo cozido com farinha de milho para os pais, comem bem. Logo que enchem os papinhos retiro a papa da gaiola. 

Esse pequenino de biquinho especial,  quando estiver maior não poderá procriar, não é? Ele pode passar esse problema para seus filhotes?

Pobrezinho, vai ter que ser um solitário... a menos que eu retire os ovos da parceira dele e não deixe chocar. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/09/2023 at 15:33, Aurea Ludwig disse:

Ok, essa é a segunda cria do meu casal, a fêmea coloca em média 4 a 5 ovos. Não gostam de frutas e folhas, dão umas bicadinhas pra provar e só. Tenho feito papa de ovo cozido com farinha de milho para os pais, comem bem. Logo que enchem os papinhos retiro a papa da gaiola. 

Esse pequenino de biquinho especial,  quando estiver maior não poderá procriar, não é? Ele pode passar esse problema para seus filhotes?

Pobrezinho, vai ter que ser um solitário... a menos que eu retire os ovos da parceira dele e não deixe chocar. 

 

Não sei dizer, talvez não seja algo q passe para os filhotes.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Mitchel!

Infelizmente meu "biquinho especial" morreu ontem.  Achei ele deitado no ninho, ao lado do irmãozinho que está bem.

Foi de manhã,  quando fui tocá-lo senti que estava frio. Fiquei muito triste. Talvez ele tivesse algum outro problema que eu não sabia. Chorei ao constatar que estava sem vida. Ele era tão dócil e faceirinho.

O que me consola é que a natureza tem seus mistérios e cuidei bem dele enquanto vivo. 

Apesar da vontade de abrir a gaiola e deixar voarem embora, tamanha minha frustração... preciso cuidar deles pois tem ainda a Gildinha (acho que é fêmea, só acho) que é filhote novinho.

20230909_103508-min.jpg

  • Triste 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Aurea Ludwig disse:

Olá Mitchel!

Infelizmente meu "biquinho especial" morreu ontem.  Achei ele deitado no ninho, ao lado do irmãozinho que está bem.

Foi de manhã,  quando fui tocá-lo senti que estava frio. Fiquei muito triste. Talvez ele tivesse algum outro problema que eu não sabia. Chorei ao constatar que estava sem vida. Ele era tão dócil e faceirinho.

O que me consola é que a natureza tem seus mistérios e cuidei bem dele enquanto vivo. 

Apesar da vontade de abrir a gaiola e deixar voarem embora, tamanha minha frustração... preciso cuidar deles pois tem ainda a Gildinha (acho que é fêmea, só acho) que é filhote novinho.

20230909_103508-min.jpg

Sinto muito, esperava ver ele completamente formado, mas talvez ele tivesse alguma má formação para além do bico :(
De qualquer forma, a recomendação de fornecer uma boa ração extrusada se mantém para todas as suas outras aves.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...