Jump to content

Macho? CB canela!


Posts Recomendados

Eu adquiri um CB Canela que irá completar 12 meses (1 ano) agora início de novembro… Como não fiz a sexagem, a opinião dos criadores pelo manejo é de provável macho quando comprei por volta de 2 meses e meio (pelo toque na cloaca, apesar de saber que não é exato) e voltaram a repetir o toque por volta dos 7/8 meses e falaram que permanecia bem fechada…

Porém a minha dúvida é o seguinte, como ele é realmente CB canela, com essa idade o já não deveria estar mais com a cara mais marcada de branca vindo a ser um macho mesmo ou ainda não dá pra cravar e pode mudar e ainda mudar o rosto (pq vi que adulto completamente é entre 12 a 18 meses)?? Outro ponto é a cauda, por baixo prevalece nessa idade ainda a maioria de penas com listras, mas já tem algumas lisas e escuras por traz!7e93e4dc-bae7-4685-9aae-ea64ff91bf74.jpeg.86b3b8326f8551a45e5a4fa1d7292a05.jpeg

No que diz ao comportamento observei alguns pontos a favor de ser macho outros que podem indicar ser fêmea, vou relacionar pra contar com a experiência dos colegas além das fotos dele:

- Ele um tempo atrás quis esboçar aprender assobiar (pq estimulo mto, porém ele depois machucou um pouco a patinha e depois a asa e praticamente não evoluiu mais, porém quando ele assobia, sem ser uma música, é um assobio bem afinado, diferentemente da fêmea que tenho que é sexada que mais grita, apesar dela do tanro que estimulo, já arriscar uns assobios das músicas, porém maia abafado e baixo, menos nítido do que ele qnd assobia, porém não no ritmo da música. (Apesar de já ver relatos que tem macho q não canta, como de fêmeas q cantam, que é o caso da minha, que volta e meia esboça uns assobios baixos e curtos)

- Ele exerce uma posição de dominante em relação a fêmea (CB arlequim canela) principalmente no que diz a comida e ela meio que aceita e respeita, ele chega e meio que ela sai ou ele grita pra as vezes afastar ela (como se fosse exercendo uma posição de macho dominante) mas isso é apenas as vezes claro, os dois costumam se dar bem.

- Quando pego a fêmea e ela sai do campo de visão dele, ele fica “gritando” e chamando

- Mais recentemente, eu fazendo carinho nele, percebi que ele começou a abaixar e fazer uns piadinhos baixo no bico, como que piando e eu então fazendo carinho nas costas dele, aí q ele abaixa (que sei que é um gatilho pra reprodução) e levanta um pouco a cauda, como que pedindo gala… Essa postura dá pra cravar que é um comportamento de fêmea ou macho quando estão iniciando o comportamento reprodutivo, podem simular posição parecida pra indicar que quer é reproduzir?

- Percebo ele tb mais curioso que ela e se aventura mais tb e mais na dele na maioria das vezes em relação a buscar o contato com a gente aqui de casa, apesar de ser mto carinhoso tb

Todos esse comportamentos podem fazer distinção de macho ou fêmea? Ou são apenas características de cada animal individualmente, por serem diferentes, independentemente de macho ou fêmea ?

 

 

IMG_1867.jpeg

IMG_1868.jpeg

IMG_1869.jpeg

IMG_1871.jpeg

IMG_1872.jpeg

Nas fotos adicionei uma da CB arlequim heavy canela (quase reversa) que tb tenho e ela fiz sexagem, por não ter o diformismo sexual e ela é uma fêmea 

Editado por Herman
Retificação
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Herman alterou o título para Macho? CB canela!

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...