Jump to content

Qual a quantidade de extrusada devo dar para um casal de calopsita?


Criador

Posts Recomendados

Bom dia ,tenho uma dúvida ,qual a quantidade de extrusada devo dar para um casal de calopsitas (estou fazendo o desmame do mix de sementes) comprei a ração mega zoo 

E uma outra dúvida,depois que eles desmamarem do mix posso dar sô extrusada ou tenho que intercalar?

Editado por Criador
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Criador alterou o título para Qual a quantidade de extrusada devo dar para um casal de calopsita?

Normalmente cada ave come por volta de 7g de extrusada por dia. A extrusada fica sempre disponivel nos comedouros da ave a vida toda (depois q ela estiver acostumada à ração). Não entupa o comedouro de extrusada, coloque somente o suficiente por dia com alguma margem para não faltar. Vc logo deve entender o quanto suas aves vão comer e pode colocar só o suficiente no seu comedouro pra não ter desperdicio. Extrusada mais de 1 dia no comedouro começa a ficar murcha e as aves perdem o interessse, por isso vc deve manter ela guardada preservada no pacote original e o pacote dentro de um pote fechado, assim vc mantem sua racao fresca, e todo dia coloca ração nova e mistura ou bota pra cima o resto do que sobrou do dia anterior.

Sementes, desde que seja fornecida em pequenas doses, fica a sua escolha como fornecer. Tem veterinario de exóticos que recomenda 1 colher de chá por dia de sementes para cada ave, tem outros que recomendam dar 2 ou 3x na semana, tem os que recomendam que seja de 10 a 15% da alimentação, e tem outros que sugerem dar menos ainda. Eu dou um punhadinho uma vez ao dia pras minhas aves e no restante do dia elas tem ração e algum outro alimento natural variado.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/11/2023 at 14:43, Mitchel disse:

Normalmente cada ave come por volta de 7g de extrusada por dia. A extrusada fica sempre disponivel nos comedouros da ave a vida toda (depois q ela estiver acostumada à ração). Não entupa o comedouro de extrusada, coloque somente o suficiente por dia com alguma margem para não faltar. Vc logo deve entender o quanto suas aves vão comer e pode colocar só o suficiente no seu comedouro pra não ter desperdicio. Extrusada mais de 1 dia no comedouro começa a ficar murcha e as aves perdem o interessse, por isso vc deve manter ela guardada preservada no pacote original e o pacote dentro de um pote fechado, assim vc mantem sua racao fresca, e todo dia coloca ração nova e mistura ou bota pra cima o resto do que sobrou do dia anterior.

Sementes, desde que seja fornecida em pequenas doses, fica a sua escolha como fornecer. Tem veterinario de exóticos que recomenda 1 colher de chá por dia de sementes para cada ave, tem outros que recomendam dar 2 ou 3x na semana, tem os que recomendam que seja de 10 a 15% da alimentação, e tem outros que sugerem dar menos ainda. Eu dou um punhadinho uma vez ao dia pras minhas aves e no restante do dia elas tem ração e algum outro alimento natural variado.

Tenho uma dúvida ,eles estão chocando, não tenho certeza se estão comendo,pois trabalho mas ando observando que tem bastantes farelo no pote ,é uma outra dúvida, é normal o macho puxar o ovo para fora do ninho(o ninho está no chão da gaiola )e também queria saber se é normal o macho ir na boca da fêmea igual um filhote para comer,ele faz isso quando estão comendo extrusada,quando chego perto do pote e mecho eles vão comer direto ,mas nn sei se quando nn estou perto os dois comem eles pararam de piar muito comparado aos primeiros dias ,tem 5 dias que estou dando ,eu queria saber se depois que acostumarem com a extrusada precisa de continuar dando mix de sementes ou posso deixar só extrusada e uma vez na semana só o Mix semente, ontem vi o macho fazendo coco e tava só a água só um pouco de negócio que nn sei o nome o negocio verde ,já o da fêmea tá normal 

Editado por Criador
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Criador disse:

Tenho uma dúvida ,eles estão chocando, não tenho certeza se estão comendo,pois trabalho mas ando observando que tem bastantes farelo no pote ,é uma outra dúvida, é normal o macho puxar o ovo para fora do ninho(o ninho está no chão da gaiola )e também queria saber se é normal o macho ir na boca da fêmea igual um filhote para comer,ele faz isso quando estão comendo extrusada,quando chego perto do pote e mecho eles vão comer direto ,mas nn sei se quando nn estou perto os dois comem eles pararam de piar muito comparado aos primeiros dias ,tem 5 dias que estou dando ,eu queria saber se depois que acostumarem com a extrusada precisa de continuar dando mix de sementes ou posso deixar só extrusada e uma vez na semana só o Mix semente, ontem vi o macho fazendo coco e tava só a água só um pouco de negócio que nn sei o nome o negocio verde ,já o da fêmea tá normal 

No final da tarde ,quando fico perto para eles comerem,quando eles comem bastante eu vou e boto o mix de sementes e eles saem voado ,eu sentei e vi eles comendo e extrusada e me escondi para ver se eles continuavam mas paravam de comer subia no Puleiro e ficava de um lado para o outro 

Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Criador disse:

Tenho uma dúvida ,eles estão chocando, não tenho certeza se estão comendo,pois trabalho mas ando observando que tem bastantes farelo no pote ,é uma outra dúvida, é normal o macho puxar o ovo para fora do ninho(o ninho está no chão da gaiola )e também queria saber se é normal o macho ir na boca da fêmea igual um filhote para comer,ele faz isso quando estão comendo extrusada,quando chego perto do pote e mecho eles vão comer direto ,mas nn sei se quando nn estou perto os dois comem eles pararam de piar muito comparado aos primeiros dias ,tem 5 dias que estou dando ,eu queria saber se depois que acostumarem com a extrusada precisa de continuar dando mix de sementes ou posso deixar só extrusada e uma vez na semana só o Mix semente, ontem vi o macho fazendo coco e tava só a água só um pouco de negócio que nn sei o nome o negocio verde ,já o da fêmea tá normal 

A extrusada ja é um alimento muito mais completo que qualquer mix q vc fornecer pois no mix eles fazem selecao das sementes preferidas, aproveitam pouco mesmo quando o mix tem muitas sementes diferentes, selecionam as sementes mais gordurosas e comem demais delas, então a ração já é mais completa e mais nutritiva q os mix de sementes por conta disso. Mas sementes e alimentos naturais continuam fazendo parte da dieta deles, portanto, recomendo seguir as indicações de que pelo menos 10% da dieta de suas aves sejam sementes, considerando que a base alimentar seja a ração extrusada. É ração q fica nos comedouros sempre mesmo, com a ave ja adaptada à ração. Sementes são complemento, mas não acho q precisa dar so 1x na semana, pode dar um pouquinho mais, mas ai é preferencia minha de como fornecer, acho 1x por semana muito restritivo pra algo q é tão natural pra eles. Mas é ração q fica nos comedouros sempre.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...